Cabelo elástico é bom ou ruim?

Cabelo elástico


Oi gente! Tão boas? Será que todo cabelo é elástico ou somente que o cabelo elástico é o mesmo que emborrachado? Dizem que o cabelo elástico é aquele de efeito chiclete. É ou não é?


Cabelo Elástico Natural

O cabelo é elástico. 


O fio tem elasticidade própria e natural. Se puxar qualquer cabelo agora, na sua frente, vai ver que sua estrutura pode ser chamada assim. Porque se esticar o cabelo ele vai parecer um elástico. E ele volta depois que estica ta? 


Pior, é "achar" que o fio ficou elástico, depois de lavar o cabelo e puxar a pontinha e ver que ele esticou um pouquinho!! Genteeee! Barbaridade!

Tem que entender essa diferença. O cabelo danificado e elástico tem outras características além desse efeito chiclete no fio. O cabelo é hiper poroso, frágil, quebradiço e extremamente ressecado. 


Sabe que um dos erros em tratamentos é o diagnóstico errado? Sim. Porque muitas vezes você mesma incrementa danos que o cabelo não tem, e depois acaba usando produtos dos quais o cabelo não precisa, ou é pesado demais pra própria absorção!




Cabelo Elástico pode fazer Progressiva?

O cabelo elástico assume duas formas, quando esta molhado (úmido) você puxa e ele fica, quando esta seco esse mesmo fio se puxar ele quebra. É um fio oco, sem elasticidade, e sua estrutura está comprometida.

O que a química faz nesse fio? No máximo quebra.

A progressiva força o fio a manter outra forma, pra isso o cabelo é moldado diferente da sua naturalidade. Se esse fio não estiver estrutura, ele mesmo não aguenta a moldagem e parte.

Então... Não! Um cabelo elástico não pode fazer progressiva. E vai quebrar no teste de mecha!


Ta na dúvida? A Química responde! 

Na dúvida eu já fui logo perguntando pra técnica química Adriana Freitas que história é essa de cabelo elástico?

Resposta: O cabelo tem naturalmente uma elasticidade saudável: Você puxa um fio molhado (úmido) e ele estica um tanto e depois de soltar ele volta ao normal.

Dependendo do quanto estragado o cabelo estiver, você puxa o fio e ele não volta, fica enrugadinho.


Faça o Teste - Estica e Puxa

Quer fazer o teste? 

Se puxar seu fio úmido e ele voltar ao normal o cabelo está elástico e está perfeito. Se puxar e o fio não voltar e ainda enrolar está danificado!

Não vale fazer  o teste no cabelo seco!!

E é claro que não pode puxar demais o fio, mesmo o mais resistentes dos cabelos se estiver molhado e puxar demais ele estoura, arrebenta e quebra.


Fio seco não tem elasticidade. Fio seco tem resistência. Propriedades físicas diferentes.


Como recuperar o Cabelo Elástico?

Se o cabelo estiver sem elasticidade, ou seja, puxa o fio e ele não volta, ele fica enrolado igual uma molinha, então precisa cuidar do fio. 

Cuidar com aminoácidos pra recuperar o fio internamente e com proteína pra recuperar o fio externamente. O resto dos ativos servem pra dar outras características, mas esse problema da elasticidade se resolver de verdade com essas duas coisas somente: aminoácidos e proteínas.

O aminoácido retem água além de reparar o fio, por isso é específico que torne dele seu ativo principal de reparação, muito mais que a própria queratina. O fio precisa recompor toda a massa perdida do cabelo.

Outra dica boa é utilizar junto às nutrições óleos que encorpam o fio e aderem ao córtex, não são todos que fazem isso, veja aqui;


Receita Bombada pra encorpar o fio


Tem uma receita bombada pra encorpar o fio e da muito certo:


A glicerina também pode ser adicionada no dia que o cabelo estiver muito judiado.


Obrigada a técnica química Adriana! Sempre ajudando a gente!!

Beijos.


Este conteúdo é original de PnC - Conta com a colaboração da técnica química Adriana Freitas. Post atualizado