Alisantes a base de Hidróxidos




Oi gente! Tão boas? Sei o que pesquiso e aprendo com a química respondendo as perguntas aqui no blog. Nunca fiz progressiva, mas não sou contra porque sei que tratando o cabelo pode dar certo sim... Mas essa pergunta sobre Alisantes a base de Hidróxidos, não sabia responder.

A questão no grupo era: 

Lucy, Por favor você conhece hidróxido de cálcio, fiquei bastante interessada, mas estou precisando de mais informações?
Eu não conheço, mas sei quem pode ajudar, e por isso mandei a pergunta para Adriana, e ela como sempre muito prestativa:

São 4 alisantes a base de hidróxidos


Temos 4 alisantes a base de hidróxidos: hidróxido de sódio, hidróxido de lítio, hidróxido de potássio e hidróxido de guanidina. 

Hidróxido de cálcio

Hidróxido de cálcio não alisa, hidróxido de cálcio é parte do componente da reação necessária para formar o hidróxido de guanidina. Junta-se a massa que contém hidróxido de cálcio com o fluido ativador que contém o carbonato de guanidina e mistura-se até formar um creme. O creme formado é o resultado da reação que é a formação do hidróxido de guanidina, este sim tem o poder de alisar os fios.

 Alisantes a base de sódio, potássio e lítio

Os alisantes a base de sódio, potássio e lítio são estáveis enquanto o de guanidina não é estável, por isso os alisantes de hidróxido de sódio e hidróxido de lítio já vem pronto pra uso enquanto o alisante de hidróxido de guanidina tem que ser misturado na hora. Isso significa que se você fizer a mistura hoje pra usar amanhã de nada vai adiantar, ele já se desestabilizou e o hidróxido de guanidina formado já se volatilizou e foi embora da sua mistura, portanto não vai alisar. Tem que misturar e usar na hora.

A guanidina

Por que ele é assim? Por que ele não é estável? Porque enquanto o sódio, o potássio e o lítio são metais alcalinos, a guanidina é um composto orgânico. O cálcio presente no hidróxido de cálcio que se ligará com o carbonato enquanto o hidróxido que se liga com a guanidina é volátil, ou seja, evapora. O bom de usar este alisante é que ele é inodoro (não tem cheiro), por ser orgânico é o mais suave de todos, ou seja, provoca menos danos a fibra capilar, é compatível com qualquer um dos outros hidróxidos, é indicado para cabelos crespos que são os mais sensíveis e sua ação não é muito devastadora, isso significa que pode ser necessário um tempo maior de contato do produto com o cabelo para que ele alise e que pode requerer outras aplicações para que o liso intenso seja obtido.

A grande maioria das marcas que trabalham com alisamento possuem no seu portifólio um alisante de guanidina. Pesquise quais são as marcas que tem na sua cidade, veja com os cabeleireiros se eles usam guanidina e peça pra olhar os produtos. Você verá que tem uma massa bem dura que contém o hidróxido de cálcio e um outro frasco com um líquido que eles chamam de ativador que contém o carbonato de guanidina. O profissional está acostumado a chamar o produto de “guanidina” e pode ser por isso que nenhum deles soube te dizer que trabalha ou conheço alisante de “hidróxido de cálcio”, como perguntou.


Adriana, muito obrigada por responder essa questão!

Beijos.