Cristalização, relaxamento antes da progressiva, excesso de queratina.


Cristalização, relaxamento antes da progressiva, excesso de queratina.


Oi gente! Tão boas? Ontem e hoje não deu pra ficar na net meninas, meu pequeno teve uma reação alérgica a uma alimentação e fui parar no hospital, graças a Deus tudo foi solucionado e medicado, e já esta bom para aprontar de novo. Se nossos problemas ficassem só no cabelo “tava” fácil resolver né? Mas criança e criança qualquer coisa que acontece já deixa a gente mal.




Como já estou feliz da vida em casa, trouxe o post das dúvidas de progressiva respondido pela Adriana, técnica química que ajuda as leitoras do blog.

Pergunta 1) 

Ola! Sou nova por aqui no blog, estou adorando suas dicas sobre químicas... A minha duvida é.. Fiz uma cristalização nas madeixas e gostaria de saber qual o shampoo e o condicionador certo pra usar quando lavar??? E se a cauterização com Bepantol seria legal usar???

Resposta: Use shampoo e condicionador hidratantes ou nutritivos. Não use shampoo anti resíduo. Caso a cristalização feita não tenha deixado os cabelos como esperava faça a cauterização por cima, agora se já ficou legal assim, espere uns 15 a 20 dias para fazer a cauterização, assim não perde o valor pago do primeiro tratamento passando outro imediatamente na sequência.

Pergunta 2) 

O meu cabelo é crespo e toda a vez que vou retocar a raiz tenho que fazer um relaxamento antes da progressiva. Ele resseca muito, mas como eu sou muito rigorosa no tratamento ele aguenta bem sem cair muito. O problema é que, pelo excesso de cuidado, meu cabelo teve uma quebra por causa de excesso de queratina. Estou com medo de fazer o retoque da progressiva. Tem alguma problema? E se tiver como eu posso manter minha raiz sob controle sem usar química e exagerar no secador? Por Favor me ajudem !!

Resposta: Está com medo de fazer retoque da progressiva? Não seria retoque da raiz com o relaxamento? Primeiro: dificilmente um cabelo quebra por excesso de queratina. A queratina em excesso deixa os fios duros, rígidos, o que não gostamos, queremos o cabelo macio e com balanço natural. Esse efeito duro da queratina em excesso sai com algumas lavagens, não faz quebrar o cabelo por causa disso. Foi isso mesmo que aconteceu? O retoque da raiz com o relaxamento é necessário para manter o volume baixo, e a progressiva por cima só vai ajudar a deixar mais lisinho, com balanço e com brilho; não vai fazer mal algum fazer a progressiva por cima. Segundo: se o seu cabelo sofreu quebra por excesso de queratina deixe de usar a queratina por algum tempo para os fios voltarem a ter o balanço natural e quando for fazer o relaxamento proteja a emenda, proteja a parte relaxada anteriormente para que o relaxamento só pegue mesmo na parte virgem que precisa do retoque. Pode usar o protetor de couro cabeludo, o scalp, pra proteger a parte relaxada anteriormente. Não tem como manter o cabelo bem baixinho sem química e sem secador, precisa de um ou de outro para ter os cabelos lisinhos e baixinhos.

Pergunta 3) 

Antes tinha relaxamento - Eu queria saber se posso deixar para lava o cabelo depois de 3 dias, porque o produto manda aplicar e escovar, pranchar esperar 10 minuto e lavar e repetir o processo novamente mas eu queria aplica o primeiro processo e depois de 3 dias lavar como as outras progressivas eu acho que o efeito e melhor, me ajude?

Resposta: Olha só, as progressivas a base de ácido glioxílico ou cisteína ou carbo cisteína NÃO podem ficar com o produto no cabelo. Se tiver uma dessas matérias-primas na composição NÃO pode deixar no cabelo, precisa enxaguar. Como o produto vem com a composição escrita com os nomes químicos de cada matéria-prima e pode causar confusão da hora de entender o que é o que, será muito melhor se você usar o produto de acordo com o passo a passo indicado. Tente também ligar no SAC da empresa pra tirar a dúvida sobre a composição e siga as orientações que eles te passarem para usar da melhor forma e lembre-se que se usar de maneira diferente da que vem descrita o risco será todo seu, portanto não corra o risco.

Pergunta 4) 

Tinha Guanidina - Minha raiz fica ensebada, as pontas extremamente secas o que eu posso fazer, e se é possível só usar a progressiva sem a granidinha meu cabelo é crespo. Eu faço o cronograma capilar. 

Resposta: Não é possível usar somente a Marroquina, precisa da Guanidina. Sugestão: troque de marca. Use outra marca que tenha guanidina e que não resseque seus fios, tem sim alisamento a base de guanidina que não resseca e tem ótimas Marroquinas que não deixam os fios pesados e que ficam ótimas em cima de Guanidina. Procure pelos produtos LOKELANI, perfeitos para seu cabelo, que não ressecará seus fios e deixará hidratados, lisos e soltinhos.

Pergunta 5) 

Estou com feridas no rosto apenas um lado da face e sinto coceira, o que fazer? 

Resposta: Precisa lavar os cabelos todos os dias pro efeito sair logo e assim diminuir o contato deste componente que te causou alergia. Não coce, não passe hidratantes em cima da pele que está com feridas ou com coceira. Caso seja possível, procure um dermatologista para indicar um anti alérgico.

Pergunta 6) 

Olha só eu só fazia relaxamento no meu cabelo a base de Sódio - Então com a chegada da progressiva, eu resolvi ficar só na progressiva mesmo e o selante. Meu cabelo é afro. E assim, percebi que só a progressiva não alisa né ? Eu li a composição da progressiva que tenho aqui e está assim : Silicones 18% ácidos Cítricos 9% Creme Hidratante 55% Formaldeídos 0,2 % água deionizada 5% aminoácidos da seda 12% esse produto tem o site, está autorizado pela Anvisa, tem o Código de Registro tudo certinho . Porém o cabelo não alisa como eu gostaria só abaixa o volume e eu gostaria de um liso mais perfeito então com isso eu gostaria de saber se posso comprar o produto a base de Guanidina para fazer isso, e se esse produto é bom se pode ou não ressecar o cabelo , se depois disso eu posso continuar a fazer a progressiva e o selante, essas coisas. Obrigada , meu nome é Carla .

Resposta: Pra alisar mesmo precisa fazer a Guanidina e depois do alisamento pode passar a progressiva em cima. Pode fazer agora a Guanidina e continuar passando a progressiva por cima depois, pode seguir esse passo a passo sempre que precisar alisar a raiz pra manter o cabelo bem baixinho. Se a progressiva é boa ou não aí é com você, se ficou bem no seu cabelo pode continuar usando sem problema.

Pergunta 7) 

Quero cuidar mais dos meus cabelos antes que quebre todo e fique sem brilho! o que faço? Ouvi falar de um tal reconstrutor de cabelo...? O que é e o que faz este produto, esta marca é reconhecida? Deep Miracle Reconstructor.

Resposta: O Deep Miracle Reconstructor usado diariamente faz com que o cabelo se fortaleça de dentro pra fora, não é uma maquiagem pro fio, é um tratamento de reconstrução que age na camada mais profunda do cabelo. Isso faz com que o fio fique forte e íntegro onde você mais precisa: lá no córtex, que é onde está acontecendo essas mudanças: de cor e do forma. Use todos os dias junto ao seu condicionador ou ao seu creme de pentear. Pode deixar nos fios ou enxaguar, ele não pesa no cabelo. Com seu uso diário o fio ficará em perfeito estado e não sentirá as agressões das químicas.

Pergunta 8) 

Aquela que dura 6 meses, a minha progressiva ja acabou a um tempão, meu cabelo quando lavo cai demais e fica com um cheiro muito ruim.

Resposta: Faça somente tratamentos: hidratação, nutrição, cauterização, queratinização, todos os tratamentos que puder até sentir melhora do cheiro, pois não é comum ter odor desagradável 6 meses após a aplicação. Não teve mais nenhuma química nos fios após essa progressiva, há 6 meses atrás? Sobre cair, é normal cair de 100 a 150 fios por dia. Se ficar dois dias sem lavar, quando lavar vai cair bem mais, uns 200 a 250 fios. Cabelos compridos dão a impressão que estão caindo muito mais, mas será que está caindo mais que esta quantidade? Se tiver pique conte os fios: os que caem no banho e na escovação durante o dia todo. Se estiver muito preocupada procure um dermatologista.

Pergunta 9) 

Eu faço escova definitiva há dois anos e gostaria agora de ficar loira. Como eu posso clarear meu cabelo sem que ele caia? Posso usar o matizador Biocale somente ou tenho que pintar primeiro? 

Resposta: Faça um teste numa pequena mecha do seu cabelo com o matizador pra ver se não terá incompatibilidade com o fio já alisado e pra ver se atingirá a cor que deseja. Caso prefira pintar faça o teste de mecha antes. Enquanto estiver com o produto no cabelo, ou o matizador ou a tinta, puxe o fio delicadamente pra ver se ele volta: puxa, estica e volta (Leia aqui). Se puxar, esticar e ele estourar significa que não vai aguentar, pare o teste. Mas é pra puxar delicadamente. Procure um cabeleireiro pra ele te orientar melhor de como se faz teste de mecha. Se os fios não passarem no teste de mecha invista em tratamento para fortalecer os fios antes de ficar loira.

Pergunta 10) 

Ola gostaria de saber se posso fazer escova de caviar pós tenho um filho de 1 e 4 meses que ainda mama posso fazer escova obrigada ?

Resposta: Procure esta informação com o fabricante da escova, ligue no SAC deles para saber se não haverá problema quanto ao fato de estar amamentando, ok? Caso precise de uma indicação de escova para esse momento da sua vida, use LOKELANI, que pode ser usada durante amamentação e gravidez sem problemas.

Obrigada Adriana!

Beijos