Semana do Cabelo Afro: Tudo que foi falado.

Afro Hair Inspiration

Oi gente! Tão boas?

Essa semana coloquei algumas dicas para cabelo afro, lá no Blog da Néctar, e achei legal compartilhar com vocês.

Busquei vídeos de tratamentos, vi vários posts de meninas que mantem o cabelo afro e “vão muito bem obrigada” sem alisamentos e progressivas.
Vi penteados lindos, moças lindas que esbanjam atitude e personalidade e não precisam de chapinha, levam seus cabelos naturalmente e mesmo com ressecamento natural das madeixas, tratam seus fios sem estresse.

Umas com produtinhos baratos e outras com técnicas diferenciadas, produtos importados, que seja… o que importa mesmo é que cabelo afro mesmo sendo natural não se da bem com qualquer produto, diferente dos cabelos naturais lisos e ondulados, o tratamento do afro é constante em hidratação e umectação do cabelo que, bem diferente de outros fios naturais, precisam de reparação, sedosidade e brilho.


O corte




O corte no cabelo afro é muito particular e pessoal de cada pessoa, começando pelo jeito que gosta do cabelo e pela forma que quer deixa-lo, nesse tipo de cabelo não entra cortes desfiados, repicado. A maneira de cortar pra quem gosta do estilo black power, por exemplo, deve fazer o corte seguindo o formato do rosto e afilado na orelha, mesmo assim, é preciso técnica de visagismo pra acertar na escolha pessoal da cliente.
Cabelo BP é cabelo curto e com volume. Pode ser batidinho na nuca, ou mesmo se for um cabelo grande, pode usufruir do corte repicado para reduzir o volume, e ter mais peso nas pontas.

Crescimento do cabelo afro

O crescimento desse fio é mesmo um problema. Cabelos afros quase não aparentam o quanto cresceu, e isso é muito fácil de explicar, sua forma espiralada nos fios não mostra exatamente o quanto já esta crescido, porque os fios na sua maioria não apresentam comprimento, porque são enrolados.

Mas também para cabelos afros o crescimento esta de dentro pra fora, as vitaminas, minerais são essenciais ao nosso organismo como é para o crescimento do fio, inclusive a agua, quando falamos em beber um litro de agua por dia pelo menos, creia que isso tem fundamento!

Não ha dica milagrosa de remédio e qualquer outro produto que faça seu fio crescer mais que outros, e muito menos de outras meninas de cabelo liso. Cresce mais pra umas e menos pra outras por questões simples, e tudo tem a ver com alimentação, tratamento, vida saudável, poucas químicas, e sobre queda e agressões externas, chapinha todo dia, químicas, estresse, doenças, etc. Assim tem uma série de fatores a se enumerar sobre crescimento do fio, entre as pessoas, e nada disso é diagnosticado por alguma receita milagrosa que tacou no cabelo.

A massagem e Produto Certo para Afro

A massagem para o cabelo afro é indispensável como o próprio enluvamento com creme de pentear nos cachinhos, são dois procedimentos muito realizados, no caso da massagem para estimular a produção das glândulas sebáceas, e também promover higienização e no caso do creme, enluvar, significa hidratar e proteger o fio por inteiro além de modelar.

Como falamos que cabelo natural se da bem com qualquer tipo de produto, e realmente um cabelo natural liso e até ondulado não tem muitos problemas além das pontas, mas o fio crespo, afro, imagina amiga, não vai precisar só de condicionamento que esses potões fazem, cabelo afro são ressecados, em alguns até quebradiços, precisam de hidratação constante além de reparação e umectação, o tratamento, é diferenciado nos produtos,  até mesmo produtos caseiros, para obter um tratamento livre de petroquímicos. E mesmo nos tratamentos convencionais, os produtos são específicos pra afros, mas com reparação e ate a queratina, pois promovem resgate de danos que vem com o próprio ressecamento.

Enfim… cabelo afro, já é um cabelo poroso, possui características que devem ser tratadas (ressecamento, quebra, falta de brilho) mesmo sendo um cabelo natural e livre de químicas. Tanto seu tratamento, quanto o uso de produtos sem petroquímicos, sem sulfato, sem silicones são em especial produtos que atendem as expectativas e técnicas de tratamento que dão mais resultado que o que normalmente fazemos.

Beijos
Bom fim de semana!

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana