Óleo vegetal não funcionou no meu cabelo!


 Oi gente! Tão boas? Trouxe uma dúvida do formulário aqui do blog que é comum para muitas meninas, algumas por questões óbvias de oleosidade no cabelo, mas outras com fatores que também colaboram para que o óleo vegetal não haja nutrindo como esperamos. A questão é saber o porquê que o óleo vegetal não funcionou, pra não acreditar que toda umectação é balela!!

 Porque não é! Os óleos vegetais realmente funcionam, a composição original deles é rica em lipídios, ácidos graxos, agentes antioxidantes muito relevantes para nutrição e proteção no interior da fibra capilar, interior da fibra meninas, não confundam com proteção solar ou térmica porque óleos vegetais puros não podem auxiliar o cabelo nisso!! E os óleos ainda podem fazer mais que nutrição! Todo óleo tem gorduras, muitas, poliinsaturadas e monoinsaturadas, tem óleo, como o de argan, que essas gorduras são equilibradas, quase a mesma coisa, tem outros, como óleo de oliva, que a gordura poliinsaturada é maior e nesse caso o óleo chega até o córtex e sua nutrição pode encorpar cabelos.



Então... óleo funciona!

Mas por que óleo vegetal não funcionou em você?


Tem alguns cabelos que não dão certo com óleos vegetais, mas nesses casos, conta-se o tipo de cabelo e suas características, por isso o sebo do óleo não passa da camada externa do fio promovendo ainda mais oleosidade e deixando o cabelo opaco e pesado mesmo após a lavagem.

Cabelo com química:

Depende da química e dessa dosagem de óleo não funciona mesmo, até os mais propensos a encorpar o fio como azeite e abacate, porque acabam adsorvidos no fio e sobram nas cutículas, deixando ensebado. Por isso que sempre falamos da umectação nas pontas, porque pontas sofrem mais danos, e cabelos porosos amam óleos e nutrição, sugam com mais facilidade.

Cabelo virgem, natural

Minha sobrinha já fez isso na minha frente, viu o da irmã lindo com óleo (porém o dela estava com química, pontas espigadas, e o óleo fez muito bem a ela, falou aqui no blog) mas a sobrinha que tem cabelo natural passou o óleo do comprimento as pontas e o cabelo ensebou na mesma hora, e mesmo após a lavagem continuou ensebado, e porquê meninas? Porque o cabelo dela tem as cutículas integras, e o cabelo não tinha porque sugar algo sem necessidade, sobrou e não foi legal no cabelo dela.

Cabelos oleosos

O cabelo oleoso sobra óleo e sebo, até mesmo a própria forma de pentear já carrega o óleo até as pontas então qualquer dosagem de óleo mesmo que pequena pode sobrar.

Então não pode fazer nada com óleo?

Desde que seu cabelo tenha danos, mesmo que seja nas pontas, pode sim usufruir do óleo, porque ele será totalmente absorvido pelo cabelo poroso, estragado, danificado, mesmo que seja nas pontas! Se seu cabelo é qualquer um dos citados acima então pode aderir as famosas misturinhas, separar um pote com uma colher de hidratação e acrescentar uma colherzinha de óleo e proceder a lavagem normal com a misturinha como tratamento. Da certo, é tratamento potencializado.

Ou pode simplesmente aderir aos óleos cosméticos, tem aqueles mais fluidos e mais pesados, de qualquer maneira vai doar brilho e proteção pelos silicones e sabendo passar não fica com os cabelos pesados e nem opacos.

Meus preferidos:

Beijos.
Boa semana meninas!

Este conteúdo é original de PnC