Qual o Problema de Falar a Química do Produto?

Qual o Problema de Falar a Química
Foto: Reprodução

Oi gente! Tão boas? Não é um post que você leitora esta acostumada a ver na internet, mas eu sei que muitas leitoras vem aqui no blog perguntar que química tal fabricante está usando, ou “eu não sei a química que fizeram no meu cabelo” e essa situação tem que acabar!


Então vamos falar sobre o que você entende de química, e do que o profissional ou fabricante possa te indicar e explicar sobre isso! E claro que é uma situação chata ficar sem respostas do fabricante, afinal, qual o problema de falar a química do produto?

A química não estraga o cabelo!

Gente! O cabelo é um tecido morto!!! 


O que estraga o cabelo é a falta de tratamento, os péssimos cuidados com agressões externas (sim, estamos falando do sol!! Só químicos sabem o que ele faz gradativamente!), as químicas paralelas e sucessivas junto com a química de estrutura, as progressivas, são fatores relevantes pra danificar um cabelo, porque é tudo isso junto e misturado que detona o fio.



Qual o Problema de Falar a Química

A química vai modificar o fio, forçadamente e você sabe disso, pode chamar de capa, ou de agente impermeabilizante, o que quiser, seu fio é anelado e a química vai entrar lá e fazer a diferença. E ela pode ser bem sucedida com cuidados, antes e depois do procedimento. Não é a toa que tem meninas com o cabelo lindo, usando química há anos!

Até aqui ok?



Sobre o Profissional falar qual é a química

Qual o Problema de Falar a Química? Outro dia fiz um post assim lá na Néctar, vê aqui. Entendemos que se o profissional não sabe a química que esta fazendo em você então tem algo errado!

  1. Ou falta informação e atualização pra ele;
  2. Ou o representante do produto não foi treinado pelo fabricante e só quer vender sem prestar esclarecimentos sobre uso, compatibilidades e cuidados para o profissional de salão;
  3. Ou realmente pensa que é a queratina lá que vai fazer a redução de volume e ainda tratar o cabelo, e acredita que é tudo igual, modo de uso e “alisamento”.

Gente! Isso não é brincadeira! Acontece ainda, e muito!

Ponto 1) Tem profissional que não recebe do seu representante os devidos esclarecimentos sobre o produto, não tem tempo de pesquisar, ou não tem a resposta correta, ou recebe só um panfletinho do modo de uso e fica por isso mesmo!

Ponto 2) Ainda tem um probleminha do profissional ligar para o fabricante e não obter a resposta correta sobre o produto!! Entende que as vezes o problema não é do profissional!!

Ponto 3) Tudo bem que a gente entende que tudo sobre químicas deve ser falado no curso da profissão correto? Mas e quem já esta nisso há mais de 15 anos, o que já mudou de lá pra cá com essas coisas e não sabe nem como ir atrás, e aprendeu quando a profissão nem era realmente oficializada?

É disso que estou falando!!

Eu acho que isso deveria ter curso, workshop pra esclarecer todo o beabá para o profissional, um dia voltado à aplicação entendimento de compatibilidades. O representante deveria fazer isso por região!

E pra cliente, não é preciso uma aula do profissional com sua cliente sobre a química que vai utilizar no cabelo. O que é preciso é que tire dúvidas da cliente sobre essa química no cabelo dela, e quaisquer outra que ela for querer utilizar no futuro, como uma descoloração por exemplo.



A confiabilidade, a credibilidade consegue muito mais coisas que se possa imaginar, vocês tem ideia do que é um cliente ou consumidor fiel à marca ou ao profissional, que seja? É pra vida fii!

Sobre o fabricante falar qual é a química

Toda empresa, fabricante, que vende suas progressivas pela internet para o consumidor final, tem o DEVER de auxiliar o consumidor ou o profissional, através do SAC ou representante próximo sobre a utilização e cuidados do produto, além de falar sua química oficial e não usar “CLAIM” pra isso. Porque queridinhos, se é só de uso profissional, não venda pra cliente final!!!

Se a química é de uso profissional e você que é fabricante vende para cliente final em várias lojas, então... a ética da venda entra aonde quando o consumidor comprar de forma tão acessível e usar?

Não tem ética pra venda né? Só publicidade! Entendi!!

Só mais uma coisa viu meninas, quando você usar a química que foi comprada pela internet e não ter informação sobre isso e o cabelo cair, sabe como o fabricante vai se defender né? USO PROFISSIONAL!

Então faz assim... Liga fiii, liga 10 vezes, importuna mesmo até o fabricante entender o que você comprou pela internet pra fazer na sua casa!

Agora "fabricantes" treinem seus atendentes pra não falarem besteiras no SAC! Não são eles que representam a empresa? E já quem vendem químicas pra todo mundo no mínimo o auxílio precisa ser dado.


O que você precisa saber com o profissional?

Precisa entender qual química vai ser utilizada.


Com esclarecimentos sobre o que está usando, os cuidados e as dicas tudo poderia ficar mais fácil e o cliente mais resolvido, sobre fazer a química, ou trocar a química por exemplo, com as instruções necessárias para NÃO ter problemas futuros!!

Mesmo as progressivas com formol que são liberadas pela ANVISA com uma certa quantidade permitida por lei, mesmo quando são químicas de hidróxidos, mesmo quando são alisamentos… eu mesma me confundo com todas essas químicas, mas saiba que tem química especifica pra raiz, pra cabelo muito volumoso, pra cabelo crespo, cabelo fino, e por aí vai… qual o problema de falar pra cliente que vai passar a química tal, porque é compatível com tal coisa que ela tem no cabelo (se for o caso) e que vai ser bom para o tipo de cabelo dela!!!! 



Eu só acho que nós não somos obrigadas a entender tudo certo? Mas merecemos saber a verdade e como o "baguiu" é realizado no nosso cabelo!

De uma coisa tenha certeza, químicas progressivas e alisamentos, tem nomes diferentes, algumas são compatíveis e outras não,  elas são diferentes sim, e algumas escolhas entre esses procedimentos poderão dar problemas futuros caso decidam por descolorir, por exemplo. 


Caso vocês não saibam qualquer progressiva tem “ressalvas” sobre superclareadoras e oxidantes altos ou descolorantes, então… qual é o problema de dar a dica sobre a químicas e alerta-la sobre problemas futuros? 


Beijos
Boa semana meninas!

E pensar que tem mais disso por aqui:


Este conteúdo é original de PnC 

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana