Shampoo de Bicabornato e Vinagre

receita shampoo de bicabornato

Oi gente! Tão boas? Você sabem que não sou adepta de receitas caseiras pra cabelo, isso quando são misturas de frutas e outras coisas da cozinha pra tratar o cabelo, porque definitivamente acredito na tecnologia das mascaras de tratamento e o que elas fazem com meu cabelo, eu posso ver isso como todo mundo pode! Mas para higienização tem algumas receitinhas que usamos com bicabornato e vinagre que dão muito certo, e até comentei ontem que é uma prática mais saudável de usar no verão.



É essa forma de usar que quero falar sobre o bicabornato e vinagre. Porque tem uma diferença muito grande de usar com shampoo e usa-lo somente misturado com água! O resultado também é diferente!

Claro que lembrando que o pH do bicabornato é alto e alcalino e por isso as meninas com progressiva não devem usar. Mesmo sendo um produto natural ele pode sim dar alteração no efeito liso por conta da alcalinidade. E acredito que usar demasiado também pode dar uma leve alteração na cor, tipo um desbotamento mesmo!

Quais as vantagens de usar o Bicabornato e o Vinagre no cabelo?

O Bicabornato tem o pH alcalino. Essa alcalinidade tem o poder de remover a oleosidade e limpar profundamente o cabelo, e por incrível que pareça, mesmo sendo alcalino não é uma agressão ao cabelo. Mas sua ação na cutícula pode mexer com a cor do seu cabelo, caso seja colorido.

Quando utilizado com shampoo o bicabornato fica mais potente e sua ação no couro cabeludo também elimina caspas. Também acaba com odor do cabelo.
Aqui não é uma receita de “8 ou 80”, põe “80” nos dois. Porque se o pH do bicaborntao é extremo já que é tão alcalino, o do vinagre não é diferente, mas de modo contrário, muito ácido.
O vinagre é utilizado no cabelo para doar brilho e selagem. A selagem do fio é por conta de sua acidez, assim, tudo que deixar seu cabelo muito poroso e arrepiado o vinagre da um jeito imediatamente servindo como um condicionador.

O vinagre pode ser utilizado de diversas formas, com shampoo, com água, puro.
Fora que os dois ingredientes são estimulantes e revigorantes do couro cabeludo, porque eliminam bactérias e fungos.


Não tem problema usar os ingredientes nesse passo a passo.


  1. Lavar primeiro com bicabornato ;
  2. Enxaguar;
  3. Aplicar o vinagre;
  4. Enxaguar.

Como fazer a limpeza com Bicabornato e Vinagre no Cabelo?


A receita que você pode fazer no verão é bem simples:


bicabornato com agua - uma colher de sopa

  • Basta acrescentar uma colher de sopa;
  • 100 ml de água;

Mas eu faço com copo americano meninas, que tem 200 ml. Acho que funciona perfeitamente, principalmente porque a higienização é mais no couro cabeludo.

Eu vi receitas que falam pra colocar já na água do chuveiro morninha porque o bicabornato dissolve melhor.

  • Inicialmente molhe o cabelo com água;
  • Retire o excesso de água com uma toalha;
  • Depois de pronta a mistura é só jogar na raiz do cabelo. Não tem espuma, não tem nada demais ali, é uma água com bicabornato;
  • Massageia aquela água na raiz toda e não molhe mais o cabelo até que tenha massageado o couro cabeludo tudo;
  • Depois é só enxaguar;

A parte do Vinagre.

Eu uso um tratamento sem parafinas depois da higienização; E prossigo após o enxague com o uso do vinagre.

O vinagre é mais utilizado com água. Eu já coloco puro mesmo e da super certo o brilho, alinhamento e a selagem das cutículas. Como não faço sempre não tem problemas de acidez exagerada no cabelo.
A lavagem é essa gente! Simples. E bem acessível e favorável para o verão não acham?

Como devo usar o Bicabornato? Com shampoo ou com água?

mistura de bicabornato no copo

Eu já tinha usado com shampoo e foi muito ruim porque o cabelo ficou duro ao extremo. Mesmo! Os ingredientes do shampoo aliado ao bicabornato faz ele ficar mais forte ainda e você sente essa limpeza profunda no cabelo totalmente duro e sem emoliência.

Já com água, no meu caso, nem parece que está passando bicabornato, os dedos deslizam na raiz e é bem fácil massagear.

Quantas vezes usar o Bicabornato e Vinagre no cabelo?

mistura de bicabornato com água

Acho que tudo que é demais vira exagero, e exagero da errado no cabelo! Cabelo só funciona com dosagem certa.

Então não acho legal usar muito o bicabornato, mas em algumas situações é bem legal sim. Como enxaguar o cabelo na praia, piscina, ou dar um “up” durante a semana. Ou usar após uma umectação.

E usa-lo com água!

Fiz uma experiência aqui com bicabornato e fiquei chocada como ele pode remover não só sujidades do cabelo. Usei o óleo de prímula (uma experiência aqui), e não consegui retira-lo da raiz nem com shampoo, usei o bicabornato com água e nada, usei o bicabornato com shampoo duas vezes, e daí foi o exagero!! Porque acho que meu cabelo amarelou!!!

Enfim… o que é demais não rola! Então faça a limpeza sem exageros.

O vinagre é a mesma coisa, não dá pra passar o vinagre todos os dias, embora isso não seja problema para as cacheadas, ou mesmo quem já leva a vida mais natureba. Porém, é consciencioso que não aplique diariamente.

A mistura do bicabornato deve ser feita antes de usar. Não tem validade e não pode deixar na geladeira.

O vinagre pode ser deixado na geladeira mas sem alteração ou diluição. O interessante é deixar o vinagre que usa no cabelo dentro de um borrifador e depois aplicar puro somente borrifando no cabelo já úmido.

Outras receitas com Bicabornato

Já fiz várias receitinhas aqui com bicabornato e tem a mistura em vídeo e o post explicando tudo.

Esfoliante Facial





>>>Link do post completo aqui;

Lavagem de Bicabornato com Shampoo






>>>Link post completo aqui.


Bom pra muito suor essa receitinha né gente?

Meninas de cabelos oleosos, com sebo, natural, e coloridos, podem usar, só não exagerar na dose. Mas as meninas de progressiva acho melhor ficar longe disso porque não vai dar certo essa alcalinidade no fio. Fica só no vinagre!

Beijos

Tem mais limpeza aqui:

>>>5 Tipos de limpeza para cabelos oleosos
>>>Seda Recarga Natural - Pureza Refrescante
>>>Hidra Poo Garnier

Este conteúdo é original de PnC