Sobre o Exagero das Receitas Caseiras

Exagero das Receitas Caseiras

Oi gente! Tão boas? Sabe que ando postando mais receitas caseiras que antigamente né? Isso porque tenho visto várias receitinhas que dão vários benefícios com os ingredientes aliados. Até aí tudo bem, o problema mesmo só acontece quando existe um exagero das receitas caseiras. É sobre esse exagero e alguns cuidados que quero falar.


Tudo em excesso é prejudicial. Com as vitaminas, com as proteínas e queratinas e com as receitas caseiras não seria diferente.

Claro que não passei por nenhuma situação que envolva organismo e pele pra fazer o post, mas tenho assistido bastante o dr. Lucas Fustinoni que fala sobre receitas caseiras e medicina capilar, e ainda coloca vários fatos sobre isso, incluindo se elas funcionam ou não.

👉Já coloquei vídeo dele aqui numa receita;

Saber o que é certo e errado

O que mais tenho visto é que muitas dessas receitas tem seus benefícios, e inclusive tem realmente efeito, porém além de alguns fatores conclusivos é o exagero das receitas caseiras que não fazem bem!

Minancora, óleo de coco, limão, bicarbonato e vinagre. Muitas dessas receitas já passaram pelo crivo do Dr. e com razão!

O apelo dos vídeos do dr., embora muitas parecem não gostar, tem coerência. 

Pela vista cientifica temos que saber o que acontece a longo prazo com essas receitinhas e o que podem fazer com o uso exagerado. É aquela coisa de saber o que é certo e errado. E o que da certo não exagerar na dose.


Simples e todo mundo fica feliz.

Sobre o Bicarbonato e Vinagre

O bicarbonato é utilizado em muitas receitas pra pele e para o cabelo. 

E não vou deixar de colocar esse apelo aqui porque afinal de contas, eu também passo a dica.



Veja as receitas com bicarbonato aqui:


  • Para limpeza de cor, aqui
  • Para esfoliação do rosto, aqui

Nas duas receitas que coloquei acima são colocados os cuidados e quais cabelos podem fazer essas receitas caseiras.

Também é considerado no post que fiz, que o cabelo pode sim ficar ressecado com a receita por conta do pH alcalino. Passei os cuidados exigidos na receita.

Mas o Dr. fala em pH básico Lucy! 

O pH básico é uma solução alcalina meninas.

Exagero das Receitas Caseiras

Considerando que o cabelo tem a base ácida, e o sal aliado com o shampoo pode ter alteração de pH, então junto com o shampoo, por exemplo, o bicarbonato pode se tornar extremamente alcalino.

Lembra desse post que fiz sobre o que podemos misturar no shampoo?

Então fica óbvio que quebrar o fio pode ser uma condição do uso do Bicarbonato no cabelo. Especialmente se o cabelo estiver danificado.


Sobre funcionar do jeito Errado

👍Pois é. Utilizamos o bicarbonato pra limpar a cor, e como ele abre as cutículas isso ainda é possível!

Porém ele não remove resíduos do cabelo, não funciona como um higienizante. E isso podemos levar daqui a diante como não utiliza-lo.

O fato dele abrir as cutículas não o promove como agente de limpeza profunda.

No caso da pele

O Bicarbonato também pode ter efeito clareador em algumas manchas na pele, e tudo por conta do pH que é alto e da pele é ácido.

Porém, o efeito prejudicial está no exagero das receitas caseiras.

Assim como pode causar danos ao cabelo também pode ser “abrasivo” na pele causando irritações e até mesmo machucando a pele.

Mas em contrapartida, a pele se da melhor com pH ácido, e no caso do vinagre de maçã que tem o pH ácido ( e segundo o próprio dr comenta em vídeo explicativo) que o vinagre tem ácidos compostos num peeling facial.

Então, troca uma coisa por outra. Ou faz receita de vez em quando e não exagera na dose.

Afinal, não são ingredientes específicos pra pele ou pra cabelo né? 

Ouvir os dois lados e pesar os prós e contras é o que nos mantem sem problemas com essas receitinhas caseiras.

Ninguém ta dizendo que é ruim usar. Mas tem que tomar cuidado pra não exagerar porque muitas dessas dicas podem causar problemas!

Beijos
Boa semana meninas!

Este conteúdo é original de PnC