O Sol Reativa o Melasma!

Sol Reativa o Melasma

Oi gente! Tão boas? Sabe aquele tratamento contra manchas que eu, ou você fez o inverno todo? Pois é… ele vai pro “saco” se a gente não entender como funciona essa coisa de melasma! E principalmente que o sol reativa o melasma.


Eu tenho melasma, e eles foram adquiridos na gravidez.


Segundo Dráuzio Varella: Melasma é uma hiperpigmentação da pele que ocorre com aumento da melanina. Esse aumento de melanina caracteriza o Melasma porque são aonde aparecem as manchas. Normalmente aparecem na face, bochechas, testa, na região do bigode.

Tem vários fatores que acarretam o melasma podendo ser exposição solar ou mesmo tireóide, vê só:

  • Exposição solar;
  • Hormônios femininos aliado aos anticoncepcionais ou reposição hormonal;
  • Gravidez;
  • Problemas da Tireóide;
  • Cosméticos aliados com outras drogas (remédios controlados);


Todo mundo pode ter Melasma?

É uma predisposição genética. Embora a coisa toda diz que acontece mais em peles morenas e asiáticas, eu sou a exceção.

Manchas na pele acontecem ocasionalmente por conta de alguns eventos e fatores como falei ali no início do post. Mas se quer um exemplo, pense apenas em tomar sol sem proteção! Pode estar com mancha e nem saber que estão ali!


A ocorrência do melasma é maior na mulher por conta do desequilíbrio hormonal em algumas fases da vida. E especialmente com idade avançada.

Em peles sensíveis, a simples exposição solar, sem a devida proteção pode fazer aparecer as manchas antes mesmo dos 30 anos! Mais um ponto pra saber. Não tem que esperar ficar mais velha e esperar acontecerem as manchas.

A única coisa que compreendi nessa história toda com a pele e o sol é que minha função é proteger a pele, para que não ocorram manchas ou hiperpigmentação.

Sol e o calor Reativa o Melasma!

Alguns fatores pioram o melasma, fazendo-o surgir da noite para o dia.

Por exemplo, o sol, a temperatura alta que faz os vasos dilatarem. Isso é coisa de ficar num ambiente muito quente (mesmo sem exposição solar), até mesmo a grande exposição com luz de computadores e celulares, etc.;

Depilações a laser ou outros métodos direto na face que podem reativar a hiperpigmentação da pele.

Enfim, eu vivo isso ano a ano!



Elas voltam!

O maior problema do melasma é que posso clarea-lo em 100% utilizando cremes, ácidos, fotoprotetores, e até outros tratamento (que são eficazes pra isso) laser, tratamentos com cápsulas, agulhas, peeling, etc.; E mesmo assim ele pode voltar com um simples fim de semana na praia. No meu caso é bem assim que da pra definir.

Não tem uma cura, ou um produto que evita que o melasma volte, especialmente no verão!


É uma característica da pele essa produção de melanina, dos vasos dilatados, então, basicamente eu tenho que tratar e proteger o resto da vida, e se aparecer as manchas, trata de novo e protege novamente e assim vai…

A pior parte disso é que depois que ele surge, e passo a combatê-lo, entendo que o sol não será mais meu parceiro de bronzeado!

A verdade é que não posso ficar nem 15 minutos em exposição solar porque a hiperpigmentação da pele reativa o melasma com os raios ultra violetas. Ou seja, não tem mais rostinho bronzeado, porque ao mesmo tempo que eu fico bronzeada vem junto as manchas!

Passar calor em ambientes que estão “fervendo” esquece! Não posso passar por esse tipo de situação. Tenho que ficar em ambientes arejados, frios…

Eu exagerei um pouco na dose, mas na prática acontece isso mesmo.

Como se livrar das Manchas no Verão


No máximo vai tendo um auxilio do dermatologista com um produto mais forte ainda na época de chuvas que precede o verão e que o sol ainda não da as caras tão exaustivamente. 

Quando chegar o verão, você tem que ir atrás de outros produtos. Tem algumas substâncias que podem ser utilizadas no clareamento da pele no verão, inclusive ácidos, mas quem deve citar quais são, e o melhor pra você, é seu médico.

Agora pensa na “fortuna” com o gasto em despigmentadores e protetores, bases e toda aquele passo a passo no inverno, e até aqueles usáveis no verão? Ainda assim você tem que entender que clareamento é dizer adeus para o sol em qualquer situação!


Esquece o sol!


Tudo o que mais quero no verão é ir pra praia. Porém eu não saio no sol, é embaixo de árvore, é em Kiosque, é no mar porém sem sol, ou com chapéu, ou mergulha e sai.

Mal tenho bronzeado no corpo, e ainda assim, chega o verão e minha pele mancha!
A areia também tem reflexo do sol e o mormaço também são fatores que reativam a pigmentação do bronzeado e assim do melasma, ou seja… sem sol filha!

Mesmo com o melhor protetor solar, você deve evitar se expor ao sol quando usar produtos clareadores. E deve usar protetor todos os dias. Um bom protetor com cor, pra usar no lugar da base. 

Não tem segredo para o melasma já que pode voltar a todo verão, o que tem são os cuidados, que não pode dispensar quando para de usar seu clareador.

Beijos


Este conteúdo é original de PnC