Como Tratar o Loiro com Progressiva?

progressiva no cabelo loiro

Oi gente! Tão boas? Outra dúvida pertinente que tenho recebido aqui no blog por esses dias é sobre o loiro com progressiva. Como então tratar o loiro com progressiva? Será que da pra ficar sem pintar mesmo depois de algum tempo?  E até sem lavagem eficiente mesmo usando vários finalizadores para proteção? Como manter o cabelo loiro e liso sempre lindo?


Vamos começar por aqui _ Loira e lisa não da certo! _ É um termo utilizado por vários profissionais que evitam fazer as duas químicas no cabelo.

A progressiva com descoloração; ou vice-versa; é utilizada com restrições por conta de vários fatores, entre eles:

  • Muita pigmentação escura no fio;
  • Química anterior;
  • Cabelos danificados e finos;
  • Várias colorações superclareadoras.

Os problemas do Loiro com Progressiva - Respostas do Léo

Pra mostrar o problema como era e ainda continua sendo, resolvi juntar algumas perguntas de leitoras para o técnico profissional de salão Leo Ferreira da Kert, assim, fica mais fácil de ir entendendo porquê essas coisas ainda acontecem...



1) Pergunta: Fiz uma escova progressiva no meu cabelo, mas ele mudou a cor. Agora esta caindo por causa da progressiva e está muito ressecado e o loiro esta laranja… O que faço?

Resposta: Oi querida é interessante dar uma pausa nas químicas e investir em tratamento. Para tonalizar sem danificar o Keraton Chocolate é uma ótima opção.


2) Pergunta: Fiz a progressiva, meu cabelo é muito fininho e por isso quebra fácil fiquei nove meses sem pintar. Agora pintei no tom 10.0 mas a raiz ficou horrível alaranjada e o resto de cabelo mais ou menos loiro escuro e as pontas um pouco mais claras. Estou odiando o que eu faço? Ele estava castanho bem escuro na raiz e meio loiro escuro no comprimento e claro nas pontas um carnaval e agora piorou muito. SOCORRO!!! Será que devo colocar um loiro escuro no meu cabelo pra sair o alaranjado da raiz? Com algum prata ou acinzentado?

Resposta: Para correção, como não estamos vendo a cor, você deve procurar um cabeleireiro de sua confiança. Pois uma cor acinzentada poderá esverdear ou chumbar os fios.


3) Pergunta: Primeiro eu por conta própria comprei 2 colorações superclareadoras e joguei no cabelo, desbotou inteirinho! A raiz ficou branca e o comprimento e pontas ficaram bem laranja. Fiquei desesperada fui ao salão e a cabeleireira coloriu novamente com 9.3 e fez progressiva agora quero fazer luzes que tom eu uso, quero ficar bem loira. 

Resposta: Peça para a profissional que fez a progressiva realizar um teste de mecha para averiguar se seus cabelos estão aptos para clareamento com descolorante(luzes, mecha ou reflexos)

4) Pergunta: A minha mãe fez luzes nos cabelos há 2 semanas, mas neste sábado ela fez progressiva e tingiu , pois com a progressiva os cabelos clareou muito... então,  precisou pintar, mas o cabelo dela ficou numa cor coco queimado e ficou elástico e quebradiço. Gostaríamos de saber se pode ser feito daqui uma semana o Keraton e qual tom eu deveria usar? 

Resposta: Você esqueceu de dizer qual seu desejo de cor e se tem brancos, ok Valéria.


5) Pergunta: Olá! Meu cabelo é castanho e precisei descolorir meu cabelo para ficar loura, e depois fiz uma progressiva a base de argan. Gostaria de saber qual produto poderia usar para manter meu cabelo saudável, assim como o couro cabeludo, evitando a queda. Desde já agradeço. 

Resposta: Como você é loira, indico matizadores que além de reparar e nutrir os fios loiros, neutraliza o “amarelão”.



Resposta da Técnica Química Adriana

Quando a técnica foi questionada sobre o assunto a resposta dela foi detalhista sobre o procedimento. É até hoje a mesma resposta porque nada mudou quanto aos resultados no cabelo loiro.

Veja:👀

💬 (resposta de 2011) O cabelo loiro desbota aproximadamente de 1 até 2 tons com escovas progressivas em geral. Hoje existem dois tipos distintos de escovas progressivas:

  • 1°) As que contém até 0,2% de formol (quantidade permitida pela Anvisa) que agem com seus ativos na parte externa da fibra capilar, que podem conter como ativos de alisamentos: argila branca, extrato de pérolas, silicones, manteigas, etc. Esses produtos desbotam menos que o segundo tipo de progressiva porque todos eles possuem um pH em torno de 3,0 a 5,0. Então, como é um bom pH para cremes e finalizadores (lembrando que o pH natural do fio é de 5,0 - 5,5) não tem interação com as químicas que estão ali no limiar da cutícula para o córtex.


  • 2°) As que contém ácido glioxílico ou carbo cisteína, não possuem nadinha de formol (ou qualquer substância ilegal) age também deixando o fio liso temporariamente. Aqui os produtos agem em pH ácidos extremos, em torno de 1,5. Assim, as moléculas de coloração que não reagiram completamente no momento da aplicação da tintura saem imediatamente. Por isso tem-se a impressão que desbota. Se não for utilizado um produto de muito boa qualidade pode-se observar a perda de até 3 tons da coloração; efeito totalmente indesejável. Temos que lembrar que o desbotamento da coloração, mesmo se a cliente não fizer progressiva nunca, vai ocorrer do mesmo jeito, porém de uma maneira mais natural e demorada, mas sempre tendo em mente que todo cabelo tingido desbota pela ação natural do tempo.

Resposta da Hairstylist Maysa

Também fui perguntar pra hairstylist Maysa. A Maysa dava dicas e tendências aqui no Blog, e fui lá pedir a opinião dela sobre o assunto. Veja os posts dela aqui.

Oi Lu! O pior é que sou super contra quem alisa e faz mechas. Não podemos ter os 2"L" na vida! Porém, se não tiver jeito, peço para fazer a progressiva primeiro e dar um espaço de tempo de 10 dias até o outro procedimento. Nesse intervalo fazer muita umectação, e depois das mechas também, criando uma película fortificadora do fio.

Como Tratar o Cabelo e a Cor

A maioria das meninas que fazem a progressiva e o loiro no mesmo dia acaba tendo "zica" nos procedimentos. Pelo que entendi através das leitoras que comentam e mandam email é que, se não da problema no dia, em uma semana o fio esta desbotado. Na maioria das vezes alaranjado.

Significa que as químicas continuam desbotando o fio pela sua forma de alisar temporariamente o cabelo. 

Atualmente a única diferença após todos esses anos é a matização que já vem com algumas progressivas. E seus tratamentos matizadores utilizados após o procedimento para conter esse problema na cor.

De outra forma, se ficar alaranjado, depende desse desbotamento não da pra ajeitar com matizador, e as tintas com oxidantes não são recomendadas com progressivas. Não é a toa que o post está sendo feito porque o problema continua.

Solução? 

Ou a progressiva vem com matizador tanto na aplicação ou no tratamento home care, ou realmente deixa pra fazer o loiro depois da progressiva, e no salão. O profissional, munido de ferramentas para clarear o cabelo, e sabendo qual a química que fez, vai poder arrumar a cor sem que para isso você estrague totalmente ele tentando fazer em casa e sozinha.

Ou siga a dica da Maysa, ou loira, ou lisa!

Pra Tratar os danos?

Se estava com o cabelo bom quando fez a progressiva, os dias subsequentes devem ser tratados com máscara de hidratação, e para proteção óleo de argan no comprimento e pontas todos os dias.

O cabelo compactado recebe bem a hidratação se mantém leve e hidratado. Depois de 15 dias começa a "pesar" no tratamento utilizando nutrições e reconstruções. Pode começar um cronograma capilar pra manter o cabelo bom até o próximo retoque, seja da progressiva ou do loiro.

Não deixe de usar óleos vegetais para umectar o cabelo e óleo de argan para proteger o fio. E produtos termoativados para evitar que os aparelhos térmicos desbotem mais rápido o cabelo.

Deu pra ajudar essa coletânea de perguntas e respostas no Blog né meninas?

Beijos

Qualquer dúvida chama aqui no novo sistema de comentários. Já testei e as perguntas estão vindo certinhas.


Este conteúdo é original de PnC - Consta respostas técnicas de profissionais de cabelo.

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana