Camila Coutinho Ganhou na Justiça!

Camila Coutinho
Oi gente! Tão boas? Vocês viram essa notícia da Camila Coutinho e aquela marca de cosméticos “Garota Estúpida”?


O que aconteceu é que uma empresa de cosmético usou o nome do blog da Camila e também sua imagem. 

Não é de hoje isso não viu gente! Já esta rolando há algum tempo. Inclusive alguns blogs devem até ter recebido a proposta de testar os produtos. Eu também recebi o email de alguém para postar o produto no blog, mas não cheguei a testar.

Se você perguntar pra quê fizeram isso, vou dizer claramente que foi pra vender mais. Que outra razão teria colocar um blog, famoso internacionalmente, como marca de produto cosmético?


Qual é a Marca?

O que sei é que essa marca “Garotas Estúpidas” é bem famosa na internet. De fácil assimilação com a marca que a empresa colocou nos seus produtos "Garota Estúpida".

Lembro que o email da empresa que dizia ser "Garota Estúpida" não teve uma apresentação, nada demais, e achei meio estranho ser assim tão simples.

Agora que o “barraco” saiu na justiça que soube que aquela marca de cosmético “Garota Estúpida” não era da Camila Coutinho. Mesmo sem a utilização do "s" no nome da marca, mas com as mesmas características da blogueira, dava a entender que era dela mesma aqueles produtos.


Ou seja, estavam utilizando o nome do blog,  essencialmente a sua “marca”, e também a própria imagem dela!

O que é a "marca" de alguém, fica viu gente. A não ser que ela mesmo tenha modificado essa marca, e essa essência, é intransferível mesmo que se queira.


Acontece muito?

Não essa história de copiar marca de blogueira. Isso parece coisa de amador. É óbvio que ia ter um processo aí, especialmente porque a Camila Coutinho é famosa e tem outros produtos e ainda detém a patente de sua marca.

Porém é comum muitas empresas sumirem das nossas vistas, e não por conta de ser duvidosa ou uma fraude, é que muitas empresas acabam “quebrando” com a crise, e no fim, algumas de anos atrás, hoje, não se acha mais! 

Nesse caso da blogueira não tem comparação, porque as empresas criam seus próprios nomes e não utilizam dos outros dessa forma.

Agora eu, por exemplo, já passei por algo parecido também com a pessoa tentando vantagem econômica com o nome do meu blog. Quem não lembra? Quando clonaram meu blog ? Foi um horror! 

Eu de mãos atadas do lado de cá e os fulanos usufruindo de todo meu trabalho do lado de lá, e pior, vendendo.


Mesmo que você não crie uma patente, a associação de um nome e uma marca (Lucy Viana e Produtinhos no Cabelo), entende-se o que se vêm fazendo a respeito do “nome” que utiliza, e todos os leitores são prova incontestável disso.


Qual é o Valor?

Qual é o valor do seu nome? Senão aquele que você produziu há anos essencialmente da sua própria natureza.

Esse é o valor do meu blog, somado a muita dedicação, carinho, amizades, isso não tem preço.

Nós, blogueiros, lutamos sempre com o uso indevido dos posts, porque copiar e dar os créditos não tem problema, agora usar o nome e a imagem da pessoa sem o consentimento e conhecimento, em busca de vantagem econômica não da né? Também por isso que quis compartilhar essa história da Camila Coutinho com vocês.

Eu me lembro bem que foram vocês que me avisaram que meu blog estava lá no Panamá!

Leiam a notícia da Camila na íntegra meninas:
A decisão, em tutela antecipada, é da juíza de Direito Luzicleide Maria Muniz Vasconcelos, da 15ª vara Cível de Recife/PE. Para ela, houve concorrência parasitária vinculando a blogueira a produtos não produzidos por ela

Aqui nesse site: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI276336,91041-Camila+Coutinho+consegue+retirar+cosmeticos+Garota+Estupida+do+mercado


Ao analisar o caso, a magistrada pontuou que a mera diferença de plural dos nomes poderia prejudicar o consumidor com a confusão entre as marcas, além do próprio mercado de consumo com a concorrência desleal. Assim, a magistrada determinou que a marca pare de utilizar o atual nome, retire os perfis das redes sociais, e ainda deferiu o pedido de busca e apreensão de todos os produtos no mercado.

Aqui o Blog da Camila: Garotas Estúpidas

Boa semana meninas.
Beijos


Este conteúdo é original de PnC