Pergunte sobre Escovas Progressivas



Tire suas dúvidas com profissional técnico químico sobre
Escovas Progressivas e Definitivas e tudo sobre alisamento
de cabelo, e relaxamento.

A parceira do Blog que vai responder a sua pergunta :


Seu Login no Blog:

Todas as perguntas são respondidas por  profissional.
Espalhe, mas não deixe de dar os créditos a quem estudou
para responder nossas perguntinhas.


Fiz algumas perguntas para a Adriana, e vou colocar aqui para vocês.
Se quiser fazer sua pergunta, faça nos comentários.

O cabelo loiro desbota com a escova?
O cabelo loiro desbota aproximadamente de 1 até 2 tons com escovas progressivas em geral. Hoje existem dois tipos distintos de escovas progressivas:


1°) As que contém até 0,2% de formol (quantidade permitida pela Anvisa) que agem com seus ativos na parte externa da fibra capilar, que podem conter como ativos de alisamentos: argila branca, extrato de pérolas, silicones, manteigas, etc. Esses produtos desbotam menos que o segundo tipo de progressiva porque todos eles possuem um pH em torno de 3,0 a 5,0. Então, como é um bom pH para cremes e finalizadores (lembrando que o pH natural do fio é de 5,0 - 5,5) não tem interação com as químicas que estão ali no limiar da cutícula para o córtex.
2°) As que contém ácido glioxílico ou carbo cisteína, não possuem nadinha de formol (ou qualquer substância ilegal) e age também deixando o fio liso temporariamente. Aqui os produtos agem em pH ácidos extremos, em torno de 1,5. Assim, as moléculas de coloração que não reagiram completamente no momento da aplicação da tintura saem imediatamente. Por isso tem-se a impressão que desbota. Se não for utilizado um produto de muito boa qualidade pode-se observar a perda de até 3 tons da coloração; efeito totalmente indesejável. Temos que lembrar que o desbotamento da coloração, mesmo se a cliente não fizer progressiva nunca, vai ocorrer do mesmo jeito, porém de uma maneira mais natural e demorada,
mas sempre tendo em mente que todo cabelo tingido desbota pela ação natural do tempo. 


Porque depois de uma escova os cabelos quebram no topo da cabeça?
Os cabelos não podem quebrar no topo da cabeça nem com progressiva nem com alisamentos. Isto é visto quando os cabelos são alisados com produtos a base de Hidróxidos (Sódio, Lítio ou Guanidina) ou a base de Tioglicolatos (Amônia, Etanolamina) mas somente se forem mal utilizados pelo profissional, por isso é essencial que o cabeleireiro seja experiente para aplicar um alisamento. Agora com progressivas, seja qual for seu ativo ou seu pH, o cabelo não quebra porque eles foram processados na sua parte externa, o que pode acontecer é a cliente confundir aqueles fios novos que estão crescendo com cabelos quebrados. Neste caso de dúvida, é interessante conversar com a cabeleireira que poderá mostrar a diferença de um cabelo quebrado para um cabelo novo.


Grávida pode fazer escova? E se estiver amamentando também pode?
Este é o ponto crucial da vida da mulher, né?! 9 meses com o bebê na barriga, mais uns 6 meses amamentando e no total quase 1 ano e meio com o cabelo ruim!?!?!? Ah não dá né?!
Então agora, essas progressivas a base de Carbo Cisteína ou Ácido Glioxílico permitem que a mulher mantenha os cabelos lisos e em segurança.
Esses componentes já existem na fibra capilar, são bio compatíveis e por isso podem ser feitas nas mulheres grávidas, amamentando e até em crianças. O que não pode durante este período são químicas agressivas como as descolorações, tinturas e alisamentos.

E vale sempre lembrar, que cada indivíduo responde de maneira única a cada estímulo, então o que causa desconforto em mim pode ser agradável em você, portanto, grávida ou não, se a cliente sentir qualquer sintoma insuportável durante qualquer tipo de processo tem que parar na hora e procurar um especialista, além de outra saída pro que se tentava fazer.

Se meu cabelo for muito crespo e volumoso vou conseguir alisa-lo totalmente com a Progressiva? Por quanto tempo?
Sim, você consegue alisar um cabelo até mesmo afro somente na progressiva. Porém vai sair caro.
Pra alisar um cabelo muito crespo e muito rebelde você vai precisar de 5 a 8 aplicações, sendo mensais, até o cabelo ficar liso e acostumado com o efeito liso. E o tempo é assim: vai lavando e vai vendo o quanto está liso, faz novamente quando sentir que já está criando volume de novo. Não dá pra precisar tempo porque geralmente os cabelos afros e muito crespos são secos, e as clientes lavam menos que os lisos e oleosos. E média, cada aplicação de progressiva dura 40 lavagens.

A saída mais econômica, é fazer um alisamento. Se for muito crespo é legal fazer um alisamento com Hidróxido de Guanidina ou Sódio ou Lítio e finalizar com a progressiva escolhida. Aí o resultado liso é imediato e dura até ter que retocar a raiz que crescerá deste cabelo crespo, geralmente uns 3 meses.




Sobre Formol e Quimicas aprovadas pela ANVISA para alisar o cabelo.