CUIDADO COM SUA SAÚDE E A DE SUAS UNHAS!!!

Unhas lindas
    
Se o assunto não fosse sério não colocaria, mas, cuidar das suas unhas é muito sério, partindo do principio que através dela você pode pegar muitas doenças com o manuseio errado da alicate, ou até mesmo em areia e chão de vários lugares encontram-se microorganismos!

Alicates


Começamos por avisá-las de que a alicate somente fica esterilizada a 170º na estufa, esse negócio de álcool, ferver na panela de pressão, nada disso impede que bactérias se instalem nas unhas, micoses e até doenças graves como hepatite e outras, até mesmo o programa Fantástico da Rede Globo fez uma matéria sobre isso no dia 18/07/2010 "Uma pesquisa que acaba de ser concluída em São Paulo dá o alerta. Salões de beleza são focos importantes de transmissão de hepatite; As manicures geralmente cortam a cutícula e isso sangra. O sangue contém uma quantidade enorme de vírus. Então, uma gota de sangue pode favorecer a transmissão”, explica o Dr. Focaccia. "

Forma de cortar


Tudo começa pelo corte, a forma de cortar as unhas impede que elas encravem, o certo é cortar acompanhando a forma do dedo, usar lixa fina para deixar as unhas lisas, não desencravar a unha sem ajuda de um profissional, o encravamento da unha é um problema comum é mais visto no hálux, que é o dedão do pé, é o corte errado do canto da unha já faz o problema acontecer, ela cresce para dentro da pele, e com o uso de sapatos apertados o problema fica sério, surgindo uma infecção como o granuloma piogênico que é aquela carne que cresce ao lado da unha.(testemunho: gente é sério, depois da minha segunda gravidez, peguei meu alicate que só eu uso ,estava guardado, e fui cutucar a unha encravada, imaginem, ocasionou uma doença no meu dedão do pé, horrível, com muita dor e a coisa foi tão grave que tive que fazer uma microcirurgia para retirar a unha!)

Vigilância

Para quem não sabe a VIGILÂNCIA SANITÁRIA estabelece várias normas aos salões de beleza, conforme congresso SEBRAE 2009; vou postar algumas destas normas importantíssimas:

Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.

Devem verificar:


  1. Iluminação natural ou artificial adequada que permita a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual; 
  2. Instalação elétrica suficiente para o número de equipamentos. Não utilize extensões ou benjamins (sobrecarga): é proibido ter fiação exposta para evitar curto circuito; 
  3. Ventilação natural ou artificial adequada que garanta um ambiente arejado; 
  4. Pisos e paredes com revestimentos que sejam laváveis, ou seja, resistentes a limpeza com água e sabão. 
  5. Equipamentos adequados para a esterilização de material de metal como alicates, espátulas de metal para unhas e outros; 
  6. Tanques para lavar os panos de limpeza e higienização; 
  7. Banheiro para os clientes, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha. 


As normas são inúmeras para que cada cliente use o serviço com o mínimo de risco possível. Agora o mais importante de tudo:

  1. A temperatura para garantir a esterelização é de 170ºC por uma hora ou 160ºC por duas horas, não podendo ser aberta durante a esterilização. 
  2. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido. 
  3. Manter o material de trabalho tipo algodão, esmaltes, removedor de esmaltes e lixas novas, organizados em maleta; 
  4. Manter o algodão em pote com tampa; 
  5. Perguntar ao cliente se possui alguma alergia a esmalte ou outro produto a ser utilizado; 
  6. Jogar no lixo os materiais descartáveis ou de uso único, como algodão, lixas de unhas, protetor de cuba e de bacia, lâminas, etc. 
  7. Borrifar álccol 70% nas unhas do cliente antes do procedimento para evitar infecções. 

Agora fala sério é importante ou não o manuseio de alicates e até mesmo o ambiente em que faz sua unha!?

Beijos

Este conteúdo é original de PRODUTINHOS NO CABELO - CUIDADO COM SUA SAÚDE E A DE SUAS UNHAS!!!