Perguntas e Respostas Sobre Escovas Progressivas

Perguntas e Respostas Sobre Escovas Progressivas

Oi gente! Tão boas? Sabe qual é a novidade? Tem um profissional químico de cabelo pra nos ajudar. Tem surpresa melhor do que essa? Agora nossas Perguntas e Respostas Sobre Escovas Progressivas tem embasamento técnico!




Perguntas e Respostas Sobre Escovas Progressivas


Todas as perguntas são respondidas por profissional. Espalhe, mas não deixe de dar os créditos a quem estudou para responder nossas perguntinhas.


O cabelo loiro desbota com a escova?

O cabelo loiro desbota aproximadamente de 1 até 2 tons com escovas progressivas em geral. Hoje existem dois tipos distintos de escovas progressivas:

1°) As que contém até 0,2% de formol (quantidade permitida pela Anvisa) que agem com seus ativos na parte externa da fibra capilar, que podem conter como ativos de alisamentos: argila branca, extrato de pérolas, silicones, manteigas, etc. Esses produtos desbotam menos que o segundo tipo de progressiva porque todos eles possuem um pH em torno de 3,0 a 5,0. Então, como é um bom pH para cremes e finalizadores (lembrando que o pH natural do fio é de 5,0 - 5,5) não tem interação com as químicas que estão ali no limiar da cutícula para o córtex.

2°) As que contém ácido glioxílico ou carbo cisteína, não possuem nadinha de formol (ou qualquer substância ilegal) e age também deixando o fio liso temporariamente. Aqui os produtos agem em pH ácidos extremos, em torno de 1,5. Assim, as moléculas de coloração que não reagiram completamente no momento da aplicação da tintura saem imediatamente. Por isso tem-se a impressão que desbota. Se não for utilizado um produto de muito boa qualidade pode-se observar a perda de até 3 tons da coloração; efeito totalmente indesejável. Temos que lembrar que o desbotamento da coloração, mesmo se a cliente não fizer progressiva nunca, vai ocorrer do mesmo jeito, porém de uma maneira mais natural e demorada, mas sempre tendo em mente que todo cabelo tingido desbota pela ação natural do tempo.

Porque depois de uma escova os cabelos quebram no topo da cabeça?

Os cabelos não podem quebrar no topo da cabeça nem com progressiva nem com alisamentos. Isto é visto quando os cabelos são alisados com produtos a base de Hidróxidos (Sódio, Lítio ou Guanidina) ou a base de Tioglicolatos (Amônia, Etanolamina) mas somente se forem mal utilizados pelo profissional, por isso é essencial que o cabeleireiro seja experiente para aplicar um alisamento. Agora com progressivas, seja qual for seu ativo ou seu pH, o cabelo não quebra porque eles foram processados na sua parte externa, o que pode acontecer é a cliente confundir aqueles fios novos que estão crescendo com cabelos quebrados. Neste caso de dúvida, é interessante conversar com a cabeleireira que poderá mostrar a diferença de um cabelo quebrado para um cabelo novo.

Grávida pode fazer escova? E se estiver amamentando também pode?

Este é o ponto crucial da vida da mulher, né?! 9 meses com o bebê na barriga, mais uns 6 meses amamentando e no total quase 1 ano e meio com o cabelo ruim!?!?!? Ah não dá né?! Então agora, essas progressivas a base de Carbo Cisteína ou Ácido Glioxílico permitem que a mulher mantenha os cabelos lisos e em segurança. Esses componentes já existem na fibra capilar, são bio compatíveis e por isso podem ser feitas nas mulheres grávidas, amamentando e até em crianças. O que não pode durante este período são químicas agressivas como as descolorações, tinturas e alisamentos.
E vale sempre lembrar, que cada indivíduo responde de maneira única a cada estímulo, então o que causa desconforto em mim pode ser agradável em você, portanto, grávida ou não, se a cliente sentir qualquer sintoma insuportável durante qualquer tipo de processo tem que parar na hora e procurar um especialista, além de outra saída pro que se tentava fazer.

Se meu cabelo for muito crespo e volumoso vou conseguir alisa-lo totalmente com a Progressiva? Por quanto tempo?

Sim, você consegue alisar um cabelo até mesmo afro somente na progressiva. Porém vai sair caro. Pra alisar um cabelo muito crespo e muito rebelde você vai precisar de 5 a 8 aplicações, sendo mensais, até o cabelo ficar liso e acostumado com o efeito liso. E o tempo é assim: vai lavando e vai vendo o quanto está liso, faz novamente quando sentir que já está criando volume de novo. Não dá pra precisar tempo porque geralmente os cabelos afros e muito crespos são secos, e as clientes lavam menos que os lisos e oleosos. E média, cada aplicação de progressiva dura 40 lavagens.

A saída mais econômica, é fazer um alisamento. Se for muito crespo é legal fazer um alisamento com Hidróxido de Guanidina ou Sódio ou Lítio e finalizar com a progressiva escolhida. Aí o resultado liso é imediato e dura até ter que retocar a raiz que crescerá deste cabelo crespo, geralmente uns 3 meses.

Perguntas Respondidas de leitores do Blog:

Pergunta 1)

Olá é a primeira vez que entro no blog e gostei muito.Sou cabeleireira moro em Campinas-SP e trabalho com a uberliss gostei do resultado liso porém realmente desbota muito e o loiro fica um amarelo super amarelo tipo amarelo lima. Vocês tem alguma dica para normalizar a cor? Obrigada, parabéns e beijokas. Suzana Nunes

Resposta: Querida Susana, infelizmente todas as marcas que trabalham com Carbo Cisteína no mercado atualmente estão desbotando e manchando a cor dos cabelos tingidos. Aqui na Zínia Cosméticos nós desenvolvemos um creme para proteger a cor dos cabelos e com isso facilitar o processo de prancha. Não posso te garantir que usando o nosso creme dentro do passo a passo do produto que você está usando agora resolverá o seu problema de desbotamento, porém você pode tentar. O que posso garantir é que usando o nosso kit completo, seguindo o nosso passo a passo, o cabelo não desbota nenhum tom e fica bem lisinho!

A dica é essa: tentar fazer um teste com o nosso Protetor de Cor Bio Cistein Lokelani. Agora, você pode tentar também fazer uma tonalização no momento do último enxágue para sua cliente não perceber o desbotamento, no lavatório mesmo. Boa sorte!

Pergunta 2) 


OI meninas preciso de um socorroo! Meu cabelo está pela segunda vez quebrando no ropo da cabeça, os fio se quebram e eu vejo q a maioria deles tem tem a onta partida em 2, não é a ponta normal onde cortamos e sim a outra extremidade que quebrou. Estou desesperada, pois mesmo fazendo hidratação meu cabelo continua quebrando, tenho medo de ficar como fiquei da outra vez, quase careca, tive q raspara a cabeça na maquiana dois pois meus cabelso quebraram como se eu fosse um monge franaciscano. Não sei se dou risada ou choro mas estou desesperada. Vcs me indicam algum tratamento não tão caro como a LOreal( q eu amo)?? meu nome é gabriela (gabriela_pedroso@hotmail.com)

Resposta por email: SE VOCÊ ESTÁ RELATANDO QUE ISSO JÁ ACONTECEU UMA VEZ E ESTÁ ACONTECENDO NOVAMENTE, É MELHOR PROCURAR UM MÉDICO, EU INDICO O DR° ADEMIR JÚNIOR QUE É UM DERMATOLOGISTA ESPECIALIZADO EM TRICOLOGIA (MEDICINA CAPILAR).http://www.ademirjr.com.br/ PARE DE USAR ´QUALQUER TIPO DE PRODUTO E ADORNOS NO CABELO (BONÉ, ELÁSTICOS, CAPACETE, CHAPÉU, QUALQUER COISA QUE POSSA ABAFAR O COURO CABELUDO E FRICCIONAR OS FIOS) E PROCURE UM ESPECIALISTA.

Pergunta 3) 


Oi meu nome e andrea fiz a escova no meu cabelo prefect liss. e quero os meu cacho de volta o que eu faço? não me adaptei com o cabelos liso..me achei estranha.. e os meu cabelo caiu muito o que eu faço me ajude por favor..não quero que meu cabelo caia mais. e não quero cortar meu cabelo o que eu faço por favor me ajude.....obrigado adorei seu blog beijus e abraço.

Resposta por email: O EFEITO LISO DA PROGRESSIVA SAI COM O PASSAR DO TEMPO. LAVE SEU CABELO TODOS OS DIAS PARA O EFEITO ACABAR O QUANTO ANTES. FIQUE TRANQUILA QUANTO A QUEDA, É NORMAL CAIR 100 FIOS POR DIA, SE FICAR SEM LAVAR 2 DIAS NA PRÓXIMA LAVAGEM VAI CAIR 200 FIOS, SE ACHAR QUE ESTÁ ANORMAL, RECOLHA SEUS FIOS E CONTE-OS, ASSIM VOCÊ FICARÁ TRANQUILA E VERÁ QUE É NORMAL. QUANDO O CABELO É COMPRIDO 100 FIOS NA ESCOVA DE CABELOS OU NO BANHO DÁ A IMPRESSÃO QUE VAMOS FICAR CARECA MAS É SÓ IMPRESSÃO, É NORMAL CAIR TODOS OS DIAS.

Beijos.