Como tratar o cabelo poroso?

Como tratar o cabelo com porosidade?

Oi gente! Tão boas?

Depois que percebemos que todo cabelo pode ter um certo tipo de dano ou um grau de porosidade agora resta saber como faremos na prática, nosso entendimento com os produtos e ativos para combater esses danos no fio.

A perfeição não existe, e tratar o cabelo não custa caro, desde que você opte por produtos que beneficiarão seu estilo de cabelo, assim como o desgaste natural dele além das ações que habitualmente transformam um cabelo brilhante deixando ele opaco.

O tipo de cabelo:

Cabelo Afro
O cabelo que já se encontra com suas cutículas levantadas não terá o mesmo tratamento que uma um cabelo alinhado e estruturado diariamente. Sendo assim, qualquer tipo de cabelo sem manutenção e tratamento em casa terá sempre um grau mais avançado e talvez irrecuperável.
O cabelo liso quando poroso pode ter mais volume do que a normalidade assim como o ondulado pode apresentar mais frizz e forma indefinida, e um cabelo enrolado é o que mais pode apresentar porosidade , mesmo sendo natural e não tendo nenhuma ação precursora da porosidade no fio como chapinha, progressiva e coloração, esses cabelos precisam do dobro de nutrição, umectação que outro tipo de cabelo e tudo por causa de sua estrutura que naturalmente já não retém os nutrientes que precisa.

Característica do cabelo:

Cabelo colorido
É justamente pensando na característica dele que vamos pensar como anda nosso cabelo!
Chapinha, secador, calor excessivo e produtos químicos levam o cabelo a secura total o que garantirá extrema porosidade se não for tratado a medida que ele recebe e perde nutrientes.
Os descoloridos entram em extrema porosidade, devem manter um tratamento potente sempre aliado a bons ativos umectantes da fibra capilar além de componentes nas mascaras que selam o fio e mantem a hidratação como a cera de candelilla, ceramidas que preenche as cutículas esburacadas pelos procedimentos consecutivos.
O cabelo colorido engrossa ou passa essa impressão, porque recebe pigmentos que podem ser no córtex ou somente superficial, sua estrutura foi modificada e seu interior do cabelo também, precisam além de proteção anti-oxidante tratamentos para manter o cabelo com brilho e luminosidade ou perde o viço.

Os tipos de tratamento:

No cabelo natural com baixa porosidade poucos produtos, além de uma alimentação balanceado e manutenção diária resolvem muitos problemas de possíveis danos. No kit para os lisos, ondulados, produtos como shampoo, mascara de tratamento e leave-in ajudam a prevenir danos, nesse cabelo o excesso de produtos e proteínas deixará ele opaco. No kit para cacheadas e afro, shampoo, mascara de tratamento, condicionador, umectação na medida certa, e de acordo com o que o cabelo precisa (Outras técnicas de tratamento eu ainda não sei informar como o No Poo/Low Poo). não esqueça de comprar o produto de acordo com seu tipo e característica de cabelo, se o seu cabelo é natural porém faz uso de chapinha diariamente é preciso leave-in termoativado.

Cabelo colorido, descolorido precisa repor os nutrientes que perde com esses procedimentos, principalmente os descoloridos, o cronograma capilar é uma ótima opção além de queratinizações quinzenais e reconstrução com mascaras de tratamento semanalmente.

Cabelo com químicas sucessivas, progressiva, alisamento, relaxamento e tudo que modifica sua estrutura devem ter tratamento especial além do tratamento como cronograma e ampolas, reparadores de massa, cauterizações e blindagem do fio a cada 15 dias são indispensáveis para manter o cabelo da maneira e forma que deseja. Lembrando que os produtos a serem adquiridos para esse tipo de cabelo pede o apelo no rótulo: Pós progressiva.

Todo tipo de cabelo e de qualquer grau de porosidade precisa de proteção pós lavagem, use sempre termoativados para quem faz chapinha, usa secador, óleos reparadores com ativo de argan faz a diferença quando se busca qualidade.

Lembre-se que quanto mais poroso o cabelo mais perde resistência e elasticidade o que leva o cabelo a perda de massa e quebra.

Beijos