Mascara de Reparação e Reposição de massa, o que tem em comum?


Oi gente! Tão boas? Desde Abril deste ano venho tratando meu cabelo com cronograma capilar, é um tratamento que disciplina os fios a uma rotina e faz ele receber o que precisa gradativamente.



Temos 3 fases para esse tratamento que são hidratação, nutrição e reconstrução.

A primeira coisa a fazer quando lemos sobre esse tratamento é procurar os ativos nas mascaras capilares que vão manter nosso cabelo saudável respectivamente dentro de cada fase.

Mesmo lendo muito sobre o assunto e entendendo como faz, acabamos por criar muitas dúvidas sobre os ativos dessas mascaras que temos em casa, simplesmente porque uma mascara nutritiva nem sempre vem só com óleos e manteigas, uma mascara hidratante nem sempre trará só vitaminas e o pantenol e assim por diante…

Se a dúvida já existia entre as mascaras comuns das fases do cronograma o que dirá as mascaras de reposição de massa e reparadoras!!

Só passei a entender porque chamavam elas de nutritivas quando comecei a pesquisar os ativos…

óleo no cabelo

Muitas mascaras reparadoras e também que repõe massa tem como ativos vários aminoácidos e proteínas. Alguns ativos como por exemplo a creatina , cisteina são aminoácidos produzidos em pouquíssimas quantidade em nosso organismo, presente em vários alimentos e riquíssimos para reparar o fio e preencher danos visíveis na cutícula; O tipo de reparação que essas mascaras com essas proteinas é como uma nutrição, dão peso ao cabelo, mantem ele hidratado e são super umectantes, fazem uma nutrição reparadora, doando textura, maciez além da mesma umectação que uma mascara nutritiva com óleos e manteigas daria!

Assim também é com a ceramidas que é um lipídio e consegue restaurar a cutícula do cabelo preenchendo o que esta desestruturado, agindo para nutrir o cabelo e reparar o desgaste da fibra e se encaixa na fase de nutrição! E essa é a nossa melhor fase, porque vai deixar o cabelo preparado para receber a reconstrução e por fim, na semana, o ciclo fecha com o cabelo com textura, peso, elasticidade e força na medida certa.

O próximo post segue umas dicas de como separo as mascaras.

Beijos

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana