Neutralizante clareia o cabelo? Todos são iguais?

Progressivas

Oi gente! Tão boas?

Facebook também ajuda a tirar dúvidas, quer ver?

Outro dia a linda da Patrícia Bredariol veio me perguntar :
O neutralizante não desbota os fios, certo?

Resposta da química: Correto!

A dúvida não parava aqui! A Patrícia queria saber mais!
Qual a diferença entre um “neutralizante pra alisamento” de um pra “permanente” ? O negócio não é universal?
Resposta da química: Ambos utilizam peróxido de hidrogênio, que é o ativo responsável pela neutralização da reação química, o que muda de um pra outro é a consistência, ou seja, a viscosidade, mas isso não interfere o resultado.

Agora, tem que usar exatamente o neutralizante da marca do alisamento ou do permanente porque cada empresa faz o neutralizante com um percentual de ativo necessário para neutralizar o seu produto. Portanto não adianta pegar o meu neutralizante do alisamento da amônia pra usar pra neutralizar o permanente que se compra na perfumaria ou vice e versa. Se o cliente quiser correr o risco, a vontade, mas só quem formulou o produto sabe qual quantidade necessário de peróxido que o neutralizante deve conter para neutralizar o produto que estava nos fios. Entendeu? OBS.: Alguns neutralizantes de alisamento são a base de bromato de sódio e aí o fabricante que sabe, se serve pra neutralizar outras reações ou não.
Algumas pessoas relataram que teve mudança na cor dos cabelos, em teoria não era pro neutralizante, clarear os cabelos né?
A química também alertou sobre isso: Resposta: É !! o neutralizante NÃO clareia o cabelo, pois o peróxido de hidrogênio (que É a água oxigenada) sozinho, não clareia nada!


Eu confesso que a única coisa que sabia sobre neutralizante é que ele serve para “parar” a ação da química no fio. Mas não sabia se desbotava cabelo ou eram diferentes.

Quando eu não tenho a resposta, por experiência, ou não tem respondida aqui no blog, peço ajuda aos (universitários) profissionais que hoje já são mais amigos, que parceiros do blog.


Quem respondeu as dúvidas da Patrícia, foi a Adriana,  Engenheira Técnica Química da Lokelani.

Beijos.
Ah gente... logo volto com resenha, hoje mesmo!