Aprovados pela anvisa para o alisamento capilar.


O que alisa os cabelos? 


Em alta concentração é o formol que alisa, mas é proibido seu uso, o glutaral é um aldeído da família do formol que não é, ou não pode, ser utilizado em cosméticos, segundo a ANVISA glutaral é conservante e não alisador e só pode ser usado na concentração de 0,1% ou seja ele tem seu objetivo na cosmetologia que é somente conservar o produto e mesmo assim ele não é eficaz e seu uso é muito restrito. Se acha que é o tal do parabeno que vai alisar o cabelo, esquece, esse também não alisa nadica dos fios esse sim é poderoso conservante de diversas contaminações microbiológicas, continua sendo legalizado e permitido em qualquer forma cosmética, não só para capilares , mas para rosto e corpo, não há nada cientificamente que comprove que ele causa câncer ou qualquer outro tipo de doença.

Porque proibiram o formol depois de já terem usado, antigamente, para alisar os cabelos?

Quando utilizado o formol causava:

  • Irritação na pele, queimadura, inchaço, coceira,
  • Nos olhos, irritação, ardência,
  • Inalação, coriza, falta de ar, tosse, dor de cabeça.

Com o uso da chapinha para a finalização do alisamento forma-se a fumaça que também é inalado pelo profissional da beleza e da onde vem ocorrer todos os sintomas acima de uma só vez e imediatamente.

Obs.: Qualquer substância química inalada em grande quantidade causa problemas ao organismo sim, porém nessas fábricas existem trabalhadores que fabricam esse tipo de produto, e passam o dia inteiro nessas industrias químicas, em outras palavras é proibido o uso de algumas substâncias, é verdade pura, se o profissional passar a vida inteira trabalhando com produto proibido como o formol pode desenvolver problemas de saúde ou até ficar com a saúde frágil, assim como os trabalhadores tem equipamentos de segurança para alguns procedimentos ou até mesmo nós que estamos a frente do pc podemos desenvolver uma tendinite, cada caso é um caso, é claro que para proteger a saúde do cidadão o melhor é proibir o que não é totalmente seguro! 

Os produtos seguros e aprovados pela anvisa para o alisamento capilar:

  • Acido Tioglicolico
  • Hidróxido de sódio
  • Hidróxido de lítio
  • Carbonato de Guanidina
  • Hidróxido de cálcio


As escovas que não usam a Carbo Cisteína ou Ácido Glioxílico utilizam outros ativos que já falamos: argila branca, silicones, manteigas, etc... Cada uma tem seu ativo e vai do profissional de salão se adaptar melhor com cada produto e cada processo. 
O certo é o profissional de beleza saber o que esta comprando, ou o que esta usando, testar, e se achar que o produto é falso ou de risco, não utilize, o melhor é trocar de produto e saber a procedência dele.

A Adriana faz cursos, assiste palestras, seminários constantemente mesmo já estando formada há anos, para ouvir dos renomados e conscientes profissionais o que é verdade e o que não é, o que é mito... ou seja tem que ir atrás de fonte confiável, segura para então se formar uma informação verdadeira.

Beijos.

14 comentários

  1. Oi Lucy,
    Meus cabelos são lindos, qse que niponicamente lisos!
    Bjkas e uma ótima 3ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucy,
    Este é um assunto que gera muitas dúvidas. A cada novidade as meninas se jogam e algumas vezes se arrependem. Mas uma boa orientação evita desastres e garante um cabelo bonito e lisinho.
    Eu mesma durante um tempo fiz tentativas que só fizeram com que eu me assumisse de vez como cacheada, mas essa é uma escolha pra lá de pessoal.

    Beijos

    www.queriaterpensadoemtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oláa flor..como passou o dia das mamães??? então referente a resenha apresentada acima é verdade quimica é algo a se pensar e muito pois pode causar danos terriveis se mal manipulada.. mas hoje em dia existe bons componentes que não danificam os fios.. mas eu sou daquelas ainda que não é adepta a escova progressiva.... rs mas para dúvida ai está a quimica a responder... ótima iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Lucy

    Adorei saber. Parabéns pelo post.

    Uma ótima 3ºfeira à vc

    Bjoooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o teu blog e obrigada pela visitinha no meu! Adorei o post, tudo o que eu queria saber mas nao tinha pra quem perguntar, ja que nos saloes elas falam que é tudo legal, tudo permitido!!
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. Amiga parabéns pelo seu blog, está cada vez melhor! Bezoo!

    ResponderExcluir
  7. @Betty Gaeta

    São mesmo Betty, cada vez que muda a foto do perfil esta mais linda!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  8. @Patrícia
    Patricia, eu também gosto do meu cabelo cacheado. Mas se sabe menina que coisa louca é aquele normalizante da escova que uso como condicionador? Uma maravilha, não acaba com meus cachos, acaba com meu frizz e o cabelo ainda fica soltinho... To amando!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  9. @Gih Andrade

    Gihh lindona, foi legal, eu marido e filhos... minha mamis é de tão tão distante!!!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  10. @KINHA

    Kinhaaa, ta boa?? Ta viajando ainda?

    Vou ai ja!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. @Marcela

    Marcela, clean e show! Arrasou...

    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  12. acabei de ver seu recadinho... não tem nada que agradecer não!! kkk
    No meu caso apaguei várias fotos de posts anteiroes, porque as vezes a gente enche um post com fotos e com o passar do tempo, ams post e mais fotos, aí chega uma hora que o blogger começa a travar.. eu entrei em vários posts e fiz a limpa, deixei uma ou duas fotos no máximo por post, aí resolveu o problema... pelos mesnos por enquanto kkkk até que alguem reclame de novo!!
    beijão e, ahh tô te seguindo, seu blog é lindo!!
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  13. ai nunca usei quimica no meu cabelo! é loiro e liso natural ufa rsrs bjbj da Telma

    ResponderExcluir
  14. oi Lu

    eu uso quimica desde o útero..adoro estes posts informativos que vc faz. Sua linda!

    beijoca!

    ResponderExcluir

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana