Aprovados pela anvisa para o alisamento capilar.


O que alisa os cabelos? 


Em alta concentração é o formol que alisa, mas é proibido seu uso, o glutaral é um aldeído da família do formol que não é, ou não pode, ser utilizado em cosméticos, segundo a ANVISA glutaral é conservante e não alisador e só pode ser usado na concentração de 0,1% ou seja ele tem seu objetivo na cosmetologia que é somente conservar o produto e mesmo assim ele não é eficaz e seu uso é muito restrito. Se acha que é o tal do parabeno que vai alisar o cabelo, esquece, esse também não alisa nadica dos fios esse sim é poderoso conservante de diversas contaminações microbiológicas, continua sendo legalizado e permitido em qualquer forma cosmética, não só para capilares , mas para rosto e corpo, não há nada cientificamente que comprove que ele causa câncer ou qualquer outro tipo de doença.

Porque proibiram o formol depois de já terem usado, antigamente, para alisar os cabelos?

Quando utilizado o formol causava:

  • Irritação na pele, queimadura, inchaço, coceira,
  • Nos olhos, irritação, ardência,
  • Inalação, coriza, falta de ar, tosse, dor de cabeça.

Com o uso da chapinha para a finalização do alisamento forma-se a fumaça que também é inalado pelo profissional da beleza e da onde vem ocorrer todos os sintomas acima de uma só vez e imediatamente.

Obs.: Qualquer substância química inalada em grande quantidade causa problemas ao organismo sim, porém nessas fábricas existem trabalhadores que fabricam esse tipo de produto, e passam o dia inteiro nessas industrias químicas, em outras palavras é proibido o uso de algumas substâncias, é verdade pura, se o profissional passar a vida inteira trabalhando com produto proibido como o formol pode desenvolver problemas de saúde ou até ficar com a saúde frágil, assim como os trabalhadores tem equipamentos de segurança para alguns procedimentos ou até mesmo nós que estamos a frente do pc podemos desenvolver uma tendinite, cada caso é um caso, é claro que para proteger a saúde do cidadão o melhor é proibir o que não é totalmente seguro! 

Os produtos seguros e aprovados pela anvisa para o alisamento capilar:

  • Acido Tioglicolico
  • Hidróxido de sódio
  • Hidróxido de lítio
  • Carbonato de Guanidina
  • Hidróxido de cálcio


As escovas que não usam a Carbo Cisteína ou Ácido Glioxílico utilizam outros ativos que já falamos: argila branca, silicones, manteigas, etc... Cada uma tem seu ativo e vai do profissional de salão se adaptar melhor com cada produto e cada processo. 
O certo é o profissional de beleza saber o que esta comprando, ou o que esta usando, testar, e se achar que o produto é falso ou de risco, não utilize, o melhor é trocar de produto e saber a procedência dele.

A Adriana faz cursos, assiste palestras, seminários constantemente mesmo já estando formada há anos, para ouvir dos renomados e conscientes profissionais o que é verdade e o que não é, o que é mito... ou seja tem que ir atrás de fonte confiável, segura para então se formar uma informação verdadeira.

Beijos.