Silicones sóluveis e insolúveis. As misturas no cabelo.

Silicones sóluveis e insolúveis

Oi gente! Tão boas? Quem sempre me ajuda com as leitoras é a Quimica da Lokelani, eu com certeza tô longe de ser profissional e essa colaboração me traz muito conhecimento! Hoje vamos conversar com ela sobre Silicones sóluveis e insolúveis.


Antes de mais nada quero que fique ciente as pessoas que fazem esse tipo de divisão de ativos nos produtos, tanto petrolatos como silicones que não tenho nada contra quem separa tais elementos nos cosméticos e tal… Não estou fazendo cartilha. Só preciso entender como as coisas funcionam, a Adriana “mete a mão na massa” esta la nos laboratórios e pode me dizer como é a ação e reação dos produtos químicos. 

Eu, sou leiga… Sei o que o produto faz no meu cabelo quando uso, se gosto, pronto, aprovo!




Parafinas e Petrolatos


Perguntei a ela sobre a base dos produtos, a mistura desses ativos (petrolatos, parafinas) e o que faz no nosso cabelo.
Estamos chegando no ponto fundamental para as leitoras entenderem como as coisas funcionam. Um cosmético não é feito de A+B+C e pronto.
Cada matéria-prima tem uma função e muitas delas quando são usadas juntas possuem outra função. É o que chamamos de sinergia. Isso funciona assim: 1+1=2 mas as vezes as matérias-primas possuem sinergias quando estão juntas e fica 1+1=5.
Portanto, o que quero dizer, é que não dá pra falar uma coisa absoluta. Que a parafina ou qualquer petrolato faz isso ou aquilo e pronto. Tem que ver em qual base ele está, como foi formulado, pra que foi desenvolvido, o que mais tem no produto.
O máximo que eu faço para vocês é dizer, por alto, pra que serve uma ou outra matéria-prima que geralmente são as focadas pelo marketing das empresas pra vender mais ou pra fazer a cabeça das consumidoras para comprarem ou não comprarem determinadas marcas e produtos.

E os Silicones sóluveis e insolúveis?

Silicones são tudo de bom!
Por que é assim? Solúvel ou Insolúvel? Porque depende da relação ao meio que está.
O óleo de argan que vocês tanto amam é puro silicone. Vão deixar de usar? Ou querem mesmo acreditar que é feito só de óleo de argan?
Silicone forma filme nos fios: Pra brilho, pra proteção térmica contra o calor do secador e da prancha, filme que ajuda a proteger os fios dos raios solares, protege das agressões, dá maciez, ajuda na penteabilidade a úmido e a seco, dá deslizamento para os fios. Silicone vem do elemento químico silício, que é encontrado na natureza na forma de pedra. Já viu? São processados em indústria e melhorados para termos todos os tipos de silicones que temos e que usamos.
Alguns são solúveis em água, alguns são solúveis em óleo e outros solúveis apenas em outros silicones. Por isso não dá pra falar é solúvel ou insolúvel. Todo cosmético é feito com parte água e parte óleo. Por isso tem um ponto em que além disso não dá pra explicar que vai ficando cada vez mais confuso.

Mesmo assim Adriana, com um pouco de informação já fico feliz de saber um pouco mais, principalmente porque não posso acreditar que todas as empresas estão erradas usando silicones.

Eu adoro oleo de argan, trata mesmo meu cabelo e não tenho problema com eles, quer dizer, sinto diferença neles e sei quando uns dão só aparência e outros fazem um pouco mais que isso!

Sobre os silicones serem solúveis ou insolúveis, só perguntando a química, eu realmente não separo nada disso, acho que por trás de cada nome, tem lá um silicone, se ele faz tudo isso no fio, não acredito que todas as empresas coloquem o nome de todos os silicones… 

Afinal, pelo que soube tem milhares de INCI Name que são silicones. Como vamos descobrir todos!!


Beijos


Este conteúdo é original de PNC e teve colaboração da engenheira química Adriana.