Afinal, o que é free shop?


Se você respondeu que é o paraíso aqui na terra, quase acertou!!! Free shops ou Duty-free shops são lojas onde os produtos vendidos possuem isenção ou redução de impostos. A maioria dos free shops estão localizados em aeroportos, nas áreas de embarque e desembarque internacionais.


Outros locais onde podemos encontrar free shops são em algumas cidades de fronteira, como na Argentina, Uruguai e Paraguai e nas áreas internacionais de portos e navios de passageiros com destino internacional, como os de cruzeiros.


Foi aprovado recentemente pelo Legislativo e sancionada pela presidente Dilma, a regulamentação da Lei que autoriza a abertura de lojas francas (free shops) em 28 cidades brasileiras que fazem fronteira com municípios de países vizinhos. Estima-se que estas lojas já estejam funcionando em 2014. No RS serão 10 lojas.

Mas não se anime muito, só estrangeiros poderão comprar nestas lojas. Assim como nós, que compramos nas lojas de free shops da Argentina, Uruguai e Paraguai, que fazem fronteira com cidades brasileiras, as pessoas naturais daqueles países também não podem comprar em seus free shops. Mas poderão comprar nos nossos.

E quem não fica feliz quando vai fazer uma viagem internacional e já não pensa nas comprinhas de free shop? Atire o primeiro batom quem disser que não!


No Brasil, quem controla as lojas de free shops nos aeroportos é a Duty Free, maior loja de varejo de viagem do mundo, que em 2006 comprou a Brasif, que antes explorava este serviço no Brasil.

Como posso fazer compras em free shops? No caso das lojas de aeroporto, somente se você estiver fazendo uma viagem internacional.

Algumas companhias aéreas, como a TAM, possuem venda de produtos de free shop na própria aeronave, durante um voo internacional. Você encontra os produtos disponíveis numa revista, colocada à sua disposição à frente de sua poltrona. É só chamar a aeromoça, solicitar o produto e pagar. E levar, claro!

Nas lojas de navios, basta estar a bordo. Os navios de cruzeiro, mesmo os que fazem viagens pela costa brasileira, possuem free shops, porque, além, de serem navios estrangeiros, também navegam em uma área marítima que é considerada internacional.

Nas lojas de fronteira, basta viajar até lá.

Qual o valor máximo permitido?

* Free shops de aeroportos e navios: você pode comprar até US$ 500.

* Free shop de fronteira: US$ 300. Esta cota é mensal.

Mas este valor não pode ser gasto livremente, como por exemplo, comprando produtos iguais em quantidade, o que pode configurar contrabando ou descaminho. Maiores detalhes sobre o que você pode ou não trazer, veja aqui no site da Receita

Você já viu nos aeroportos, na área comum, lojas que se parecem com free shop, mas com valores mais altos? O que seriam?


As lojas Duty Free estão divididas em 3 segmentos, a Duty Free, a Dufry Shopping e a Dufry Shoping.com.

Duty Free: lojas que oferecem algumas das melhores marcas e produtos do mundo, com isenção ou redução de impostos. Estão localizadas nas áreas de embarque e desembarque internacional dos aeroportos.
No Brasil estas lojas são pequenas, não oferecem tantas opções. Na America do Sul, a melhor e maior loja de free shop de aeroporto fica em Buenos Aires.

Dufry Shopping: lojas que oferecem os mesmos produtos das Duty Free, porém com a incidência de impostos. Fica na área de livre acesso a todos os passageiros e frequentadores dos aeroportos onde estas lojas estão instaladas.

Dufry Shopping.com: site que comercializa os mesmos produtos que as lojas acima citadas, com incidência de impostos. Alguns preços são até menores que as lojas físicas da Dufry. Possui entrega em quase todos os Estados. Confira quais  são aqui.

Eu ficaria dias postando sobre free shop, pois adoro esse assunto, mas tentei ser o mais básica possível. Se faltou alguma informação importante que você gostaria de saber ou de dizer sobre este assunto, é só postar nos comentários. Responderei o mais breve possível.

Beijos,

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana