Guia para cabelos com cachos: Como lavar? (Parte 1)



Oi gente! Tão boas? Alguns dias atrás a Jemima Passos, do grupo Cabelo Cacheado Curly Hair no Facebook, mandou uma matéria pra cá sobre o corte para cabelos cacheados, a dica veio ajudar muitas amigas que sentem dificuldade para tratar o cabelo cacheado, e nem sempre acham a dica que precisam na internet…

Fui buscar a Jemima para dar mais algumas dicas aqui pra gente, agora ela vai contar seu guia para cabelos cacheados, trazendo sua experiência direto pra página do Blog.

Manda ver amiga!


Como Lavar cabelo cacheado

O cabelo cacheado geralmente é seco por isso a dica é não lavar o cabelo todo dia, pode ser um dia sim ou um dia não ou conforme a necessidade do seu cabelo. No dia em que você não for lavar, for só molhar é importante passar um condicionador.

Mas se o seu cabelo for oleoso na raiz e seco no comprimento, você deve lavar todos os dias usando um shampoo para específico para cabelo oleoso e um condicionador para cabelos cacheados , hidrate o comprimento .

1 – Limpeza profunda com anti-resíduo

O shampoo de limpeza profunda um anti–resíduo , diluo o shampoo , coloco no copinho descartável na hora do banho, e misturar uma parte de água pra uma parte de shampoo , isso vai impedir o acúmulo de resíduos no topo da cabeça (onde geralmente aplicamos o shampoo concentrado) e não vai ressecar tanto o cabelo. Esfregue o shampoo somente no coro cabeludo mais sem utiliza a Unha somente as pontas dos dedos , com a ponta dos dedos faço movimentos levemente circulares APENAS na raiz ,e vai se estender para todo o cabelo mais sem esfregar , depois enxágue bem para tirar o shampoo . Em seguindo siga o seu cronograma para recuperar os nutrientes perdidos pela limpeza profunda .Depois da mascara use o condicionador para selar as cutículas do cabelo, condicionador eu não diluo, pois quando mais consistente melhor para hidratar o cabelo.Faça essa limpeza profunda de 15 em 15 dias para quem usa produtos com sulfatos e com silicone pois isso ajuda a tirar os resíduos acumulados.

2- A técnica Pré-Poo 

Essa técnica e usada para quem não faz a técnica low/no poo é utiliza shampoo com sulfato (retirei essa técnica do blog studio dos cachos tem o vídeo explicativo : “Técnica 

Pre Poo para Cachos” no youtube ) . Siga o Passo a Passo:

  1. Molhar todo o cabelo;
  2. Aplicar condicionador no comprimento do cabelo (exagerar nas pontas)
  3. Lavar somente o couro cabeludo com shampoo.
  4. Retirar o shampoo, aplicar mais condicionador nas pontas.

3 -Pre poo (umectação)

Outra procedimento para o pré poo é utilizar o óleo vegetal antes de lavar com shampoo. O pré poo não é nada mais que uma umectação seguida de lavagem normal e ajuda a manter a hidratação em cabelos que usam shampoo com sulfato mais se você faz no ou low poo pode fazer.

O processo é o mesmo da umectação: óleos vegetais puro, não pode ter óleo mineral nem silicone junto e aplicar no cabelo ANTES de lavar. SÓ DEVE SER USADO ÓLEO VEGETAL PURO. É PROIBIDO O USO DE ÓLEO MINERAL!

Vou explicar o porquê…O óleo mineral não penetra e não trata o cabelo, a única coisa que ele faz é iludir a gente de que o cabelo está sendo tratado, maquiando e encapando os fios, então, por favor, só usem óleo vegetal PURO!

Se tiver qualquer menção a esses ativos no rótulo, não usem: óleo mineral, vaselina líquida, parafina líquida, mineral oil, petrolatum, paraffinum liquidum. Outra coisa, o óleo tem que ser virgem ou extra virgem, que é quando ele foi prensado a frio,  extraído sem passar por refinamento e por mistura com outros óleos.

Em seguida tem que esquentar o óleo em banho maria ou então esquentar um pouco do óleo no microondas (15 segundos), deixar agir por 30 minutos no cabelo e faça massagem no couro cabeludo e lavar normalmente com o shampoo ou higienizador.


Low /no poo e co-wash :

Essa técnica low poo e no poo foi criada pela inglesa Lorraine Massey. Ela ensina que a utilização de shampoo com sulfato danifica o cabelo cacheado e crespo pois retira a oleosidade natural , e também ensina a não utilização de silicone insolúvel que suja o couro cabelo que o para limpeza dele precisará de um shampoo de limpeza profunda que com isso além de tira a resíduo dos produtos retira também a oleosidade que seu cabelo precisa, ressecando e deixando mais fraco

Lorraine Massey

Então para resolver esse problema ela criou a técnica low poo e no poo.


  1. Lo poo: consiste em utiliza um shampoo leve sem sulfato para limpa o couro cabeludo 1 a 2 vezes por semana e no outros dias lavar com condicionador ou seja co-wash.
  2. No poo: Eu você não utilizar nenhum shampoo lava o cabelo com vinagre de maça e bicabornato de sódio e lava com condicionador.
  3. Co-wash: (Co= condicionador, Wash= lavagem) ou seja lavar o cabelo com conndicionador .Mais pode ser qualquer condicionador? Não, Deve se utiliza condicionadores baratos pois possuem mais componentes de limpeza do que os condicionadores caros. E condicionadores que não tenham na formula silicones insolúveis e petrolatos (oil mineral e parafina líquida) para que não ocorra o efeito de acúmulo nos fios deixando-os pesados e sem brilho.


Você que não pratica lo/no poo pode fazer essa técnica sim, depois de utilizar o shampoo com sulfato lavar com o condicionador depois.

Silicones proibido para a técnica low/no poo e no condicionador co-wash para lavagem, esse silicones devem abolir .Essa tabela é utilizada para as meninas que fazem a técnica low/no poo na hora de comprar os produtos liberados.


dica de leitora 

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana