Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

cachos
Oi gente! Tão boas? Vamos aprender a definição de cachos direto com quem entende, lá do grupo das cacheadas.


A Jemima tem contribuído carinhosamente com muitas informações para cabelos cacheados, tem me ajudado muito a entender os cachinhos mais fechados e também os cortes, agora vai ajudar com aqueles que não tem definição. Acho que é meu caso!

Se também é seu caso e gostaria de mais cachos, acesse Grupo Cabelo Cacheado curly hair. A Jemima tem muitas dicas para as meninas encaracoladas, e também para quem quer enrolar. Convido todas que vem ler o blog a aproveitar as dicas naquele cantinho do Facebook que é muito legal.

Agora conta tudo Jemima!!


Como definir cabelos cacheados

1- Toalha de microfibra para secar o cabelo


As toalhas de banho tradicionais são inimigas dos cabelos cacheados e ondulados . Enrolar o cabelo em formato de turbante é pior ainda. Para retirar o excesso de água utilize uma toalha de microfibra ou algum outro tecido fino, como uma camiseta de malha. Retire a água apertando e soltando, como se estivesse ativando os cachos, depois deixe secar naturalmente. Mais do que a água, as toalhas felpudas retiram a hidratação dos cabelos e causam muito frizz. Você encontra toalhas de microfibra nas lojas de artigos esportivos ou pode comprar retalhos em lojas de tecidos, ou utilizar camiseta de malha velha ou canga de praia. Papel toalha também serve, deixe secar e reutilize as folhas.


Floreal clinica dos cachos


Essa informação e imagem eu peguei na Fan Page da “ Floreal clinica dos cachos “ um salão especializado em cabelos cacheados , crespos, afros e ondulados .

1- Técnica de amassar ou seja apertar os cachos.

Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

Aperta quando for enxugar o cabelo e passar o creme de pentear mais depois não mecha nele . Não pode mexer nos cachos enquanto estiverem úmido isso dá frizz. Quando estiver seco e durinho aperte e soltara os cachos lindos e macios. Aperta o cabelo para estimular os cachos, quando os cachos estivem duros mais ele deve totalmente seco essa técnica solta eles. Pode utilizar um pouco de óleo na hora de amassar os cachos para dá brilho e abaixar os fios rebeldes.

Como Amassar o cabelo na hora de aplicar o creme de pentear : Obtendo seus cachos lindos requer que você aplicar o produto de forma consistente. Certifique-se de suavizar o gel ou produto através de seu cabelo de maneira uniforme. Amassando o cabelo da ponta à raiz, levantando o cabelo enquanto seu cabelo está molhado e o produto acaba de ser aplicado, pode "ajudar" a definir seus cachos e dar corpo.

Como amassar quando estiver seco: Com as mãos oleosas, apertar das pontas para a raiz de seu cabelo, agarrando seções de seu cabelo e apertando. Você deve sentir o efeito crocante saído , é uma leveza muito ligeira no cabelo.

Isso é um sinal de que você está soltando o efeito duro que o gel ou o produto teve em seus cachos. A definição será um pouco menos definida, dando naturalidade ao seu cabelo!

Você também pode bater de leve e levantar o seu cabelo com o óleo para dar-lhe volume mais ou menos. Nada de escova o cabelo cacheado seco, só molhado. Se não vai parecer um bruxinha.

Dependendo das condições climáticas, como o chuva ou sereno pode enrole o cabelo pode ter mais ou menos frizz após amassando. Encontrar um meio termo para os seus cabelos.

Se o seu cabelo é de difícil definição é importante utilizar um gel sem álcool, para conseguir ondas perfeitas.

1- Fitagem

A fitagem trata-se de um método de modelar os cabelos com as mãos, de forma que eles fiquem com os cachos definidinhos, bonitinhos, lindos. O nome fitagem foi dado à essa técnica, porque ela faz nos cabelos, mais ou menos a mesma coisa que nós fazemos para enrolar fitas de cetim sabe? Aquele estica, puxa, e quando solta o cachinho se forma? É mais ou menos isso.

Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

Vou explicar melhor: depois de lavar os cabelos, deixe eles bem molhados. Passe o creme de pentear que costuma usar, e faça assim:
Separe o cabelo em mechas finas ou grossas, de acordo com a sua preferência na largura dos cachos.
Depois, mecha por mecha, estique-as ao mesmo tempo que enrola, e solte.

Essa escova é ótima para definir os cachos com fitagem :

Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

2- Rake and shake

A técnica chamada de Rake and Shake (Estica e Balança), nada mais é do esticar e sacudir mechas do cabelo cacheado. O segredo de se fazer o Rake and Shake bem é trabalhar o cabelo por seções, nada de pressa! Divida seu cabelo em mechas, finalize-as com seu gel preferido(sem carregar na mão para não pesar) e estilize! Faça com que sua mão se pareça com um pente e que a mecha permaneça firme nela para que nenhum fio fuja. Rake and Shake vai funcionar muito bem para quem tem cachos classificados em até 3b, acima disso desista, nem tente, ou poderá ganhar uma nuvem negra de frizz em vez de cachos definidos e dignos de red carpet.

Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

Vídeo da Ouidad:  http://www.youtube.com/watch?v=gVMFgPM9YYY

3- Plopping

Plopping (ou pluking) é um método de secagem para cabelos crespos e cacheados que consiste basicamente em ajudar a criar uma estrutura mais definida no cacho antes de terminar a secagem com o secador ou naturalmente.

O Plopping é um método bastante simples, que precisa de um certo treino para se conseguir o resultado desejado. Ele é realizado com a ajuda de uma toalha ou pano. O melhor tecido para essa técnica é a microfibra (pode ser toalha de microfibra), ou no caso de não possuir esse tipo de toalha, pode-se usar uma camiseta velha.

Depois de lavar normalmente o cabelo, passe o creme de pentear ou finalizador desejado. Ainda com os cabelos bem úmidos, abra a toalha ou pano e se posicione em cima deste com a cabeça para baixo. Vá abaixando toda a cabeça até encontrar a toalha. Esta posição permite que as raízes do cabelo fiquem levantadas.

Em seguida puxe a toalha de encontro a cabeça, torça as laterais e prenda. Retire após 20 minutos ou mais, conforme o efeito desejado.

A imagem, produzida pelo site NaturallyCurly.com ajuda a entender!

Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

Se desejar uma maior definição utilize algum fixador ou gel antes e depois do plopping.


Se você quiser apenas ativar os cachos sem levantar a raiz, procure fazer o procedimento em pé (veja o vídeo abaixo).


Pode-se secar ao natural os cabelos ou utilizar o secador para terminar o processo. O mais indicado é o uso de um difusor para manter o formato dos cachos. 
Técnica do Plopping by Encaracoladas: http://www.youtube.com/watch?v=ls1AG8rdTgw

4- Dedo liss

Fazer os cachos no dedo, igual nossas mãe faziam na gente e ficar igual a Maísa .

Tira MUITO o volume e fica com cachos meio lambidos e estranhos. Mas esssa técnica é melhor se depois de BEM seco você separar os cachos com os dedos, pode ser que fique LINDO dessa maneira!


Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)


5- Skip Curl


A maioria das pessoas que faz isso nem se dá conta, mas este método consiste numa "fitagem" de mecha em mecha (bem mais demorada), com uma torcidinha da mecha no final... Só não é dedo liss porque o dedo liss não torce a mecha, geralmente enrola mesmo, mais "bonitinho" e com mechas mais largas e dá um resultado mais "Maísa Cacheada" no final, bem mais artificial! rs


Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

Vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=LViid17T4UA

6- Como usar o difusor

Guia para cabelos com cachos: Definição (Parte2)

Um grande amigo dos cabelos cacheados é o difusor. Essa peça, quando encaixada no secador, dá uma ajuda e tanto na modelagem dos cachos. Igor Machado, cabeleireiro do SEDA URBAN SALON, ensina o passo-a-passo para você fazer uso dessa ferramenta e dá dicas para eliminar o frizz.
  1. Lave o cabelo com o xampu para cachos, enxágue e aplique o condicionador da mesma linha.
  2. Antes de enxaguar o condicionador, desembarace o cabelo com os dedos.
  3. Enxágue e, com os fios ainda bem molhados, passe os dedos novamente para garantir que o cabelo está mesmo desembaraçado.
  4. Para tirar o excesso de água, não use a toalha. As fibras do algodão podem provocar mais frizz no cabelo. O melhor é usar PAPEL TOALHA!
  5. Jogue o cabelo para frente e aplique o leave-in amassando bem os fios.
  6. Ligue o secador com difusor na temperatura mais baixa para evitar os arrepiados. Coloque o maior volume de cabelo possível no difusor (quanto mais unidos os fios ficarem, mais bonitos os cachos).
  7. Vá secando os fios sem aproximar muito o difusor da raiz. Para um efeito bem armado, jogue o cabelo para frente e seque até o final nessa posição. Para um look um pouco menos armado, comece com o cabelo para frente e quando ele estiver mais seco, continue a secar na posição normal. Para cachos bem comportados, faça todo o processo com o cabelo na posição normal.
  8. Para finalizar, passe serum nos fios já secos, amassando o cabelo. Pronto! Não mexa mais. A ideia é evitar ao máximo o hábito de passar a mão nos fios para não desfazer os lindos cachos.

Vídeo explicativo da seda : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=a7hl6yDhX6Y

Bibliografia


A maioria deste conteúdo eu tirei do fórum das encaracoladas (http://encaracoladas.5forum.info/) e no youtube e no site da Devacurl.

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana