Silicone reconstrutor?

Silicone reconstrutor

Oi gente! Tão boas?

O que vocês acham? Silicone reconstrói cabelo? Os que usamos não, mas tem sim algo mais sobre esse assunto. Não pensem que estou falando de algum produto, mas do que já começamos a falar essa semana, queratina e reconstrução.

Vimos o quanto é importante a concentração de queratina numa mascara para ela ser potente e como não sabemos essa concentração, muitas vezes é testando que sabemos seu potencial, assim como as ampolas sendo de queratina ou mesmo sendo reparadoras com aminoácidos podem também reconstruir o cabelo com danos visíveis.

Separando o joio do trigo:
Os silicones usados nas mascaras e em todos os produtos que conhecemos não tem a função de reconstruir o fio, não tem! Eles encapam o fio para proteção solar, térmica, sedosidade, brilho, mas não trata a cutícula danificada e fissurada, alinha, é isso que faz com sua emoliência.

Bom, então se os silicones que conhecemos (dimeticones, ciclometicones, amodimeticones) não reconstroem, então porque já falei de um aqui? Um não, tem mais de um, e já estou vendo inúmeros com o mesmo propósito, reconstrução. Parece que ta na moda reconstruir!

Porque o silicone além de conferir proteção serve de fluido para outros ativos, ou seja, também é auxiliador para um ativo fazer efeito no fio, como argan, queratina, aminoácidos e proteínas.

Um exemplo simples e lançado a pouco tempo é o Miskito! Testei na feira de beleza e falei com o químico deles, o Luciano, quer dizer que o Miskito não reconstrói porque tem silicone junto? Sim, da diferença no fio, o Miskito garante ao cabelo reconstrução em testes comprovados, assim como é o argan com silicones, é a queratina e outros ativos reconstrutores com silicones, não deixam de cumprir a promessa.

Lembre-se que a proposta principal de um produto ao publico eles tem que cumprir, sob risco de denuncia do próprio consumidor,  por isso, leiam sempre o rótulo, a embalagem e a que se destina o produto "reconstrução", e não deixe de ler o que vem marcado com este símbolo ( * ) ali vai mostrar em quanto tempo da resultado e algo mais do fabricante.


Existe uma variação enorme de silicones nos quais uns são mais “leves” evaporam com mais facilidade do cabelo e outros são mais pesados e podem até modelar o fio.

Nesse vai e vem de informação, descobri que tem silicones que podem unir-se ao fio para reconstrui-lo, pesquisei o que pude, mas preciso saber algo mais pra contar sobre certificados e extratos de plantas naturais, que são caracterizados com muito pequeno peso molecular, reconstrutores orgânicos capazes de penetrar na cutícula e reparar o cabelo de dentro para fora, existe sim algum tipo de silicone que em testes laboratoriais apresentou resultados significantes com o cabelo, mas sem base não da pra falar, melhor falar direto com químicos né? Quem sabe não trago logo a opinião de dois pra ver se bate?


Beijos

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana