A Importância da Especialização para Profissionais de Beleza

Especialização para Profissionais de Beleza

Oi gente! Tão boas?

É certo que seguimos caminhos diferentes da beleza, mas especialização é um bem comum ao profissional que lida com auto estima, cabelos, pele, mulher.

Eu acredito que profissionais capacitados para lidar com várias áreas da beleza, até com colorimetria, alisamentos, pele e vários outros procedimentos precisem estar dentro da atualidade, e tudo que envolve cosméticos, além de causa e benefícios. A capacitação e experiência do profissional não pode vir só de cursos com as próprias marcas de cosméticos que trabalham, é necessário mais conhecimento, principalmente no relacionamento com as pessoas que de fato é primordial nesses estabelecimentos além do próprio talento profissional.

Na Revista Viva Beleza que (mal consegui abrir), tinha uma nota falando sobre a especialização do profissional, cursos universitários de tecnólogos para profissionais da beleza, o texto começa assim:
Você se baseia somente nas instruções do rótulo de colorações, xampus, alisantes e oxidantes para realizar serviços nos cabelos de suas clientes?
Quer dizer, a gente pensa que sabe tudo né? Pois, mesmo entendendo algo sobre rótulos, composição e ANVISA e ainda fazendo “Academias” com técnicos e Hair Styles espalhados pelo mundo todo, ainda falta mais para ter um amplo conhecimento do que se trata a beleza hoje em dia.

É só se basear nos cursos tecnólogos que oferecem várias faculdades, suas disciplinas vão desde Bioquímica, Fundamentos da Estética e Comportamento Humano até Bio segurança, Formulações Cosméticas, Fisiologia, Estética Capilar, Língua Brasileira de sinais, Imagem Pessoal, Marketing aplicado, etc., achei boas informações no Guia do Estudante sobre quais cursos são relacionados a Beleza, mercado de trabalho, bacharelado, áreas especificas que podem atuar. Imagina o que ainda temos a aprender?

Os cursos Universitários dentro do mercado de beleza, tem normalmente duração de 2 ou 3 anos, concede o Diploma de Tecnólogo, tem cursos com bolsa de até 75% e algumas escolas são auxiliadas pelo FIES.

Não fique só ai, a internet esta cheia de informações sobre o assunto, pesquise mais, o curso que quer, se tem na sua cidade, quanto e como pode começar a por em prática seu sonho.

Vamos pesquisar:

Faculdades:
  • UNIP – Universidade Paulista; Entre suas disciplinas tem: formulações cosméticas e fisiologia, psicologia, química orgânica, primeiros socorros, etc.
  • Anhembi-Morumbi; Os cursos são diferenciados e específicos, tem terapia capilar e visagismo, tecnologia em maquiagem profissional, estética.
  • Universidade Oswaldo Cruz; Com 2 anos de duração tem entre suas disciplinas, neuroimunocosméticos, desenvolvimento e inovação de produtos cosméticos, nutricosméticos e cosmética verde.
  • UNICSUL; O curso abrange cabelo e maquiagem, conhecimentos em gestão de marketing, formação de preço, moda, anatomia, psicologia, etc.
Agora, se já é um Bom profissional, porque não ser Melhor ainda naquilo que já é um talento? A beleza não esta somente relacionada aos cabelos, como um todo, o universo feminino precisa de mais que isso, precisa de peeling, precisa de clareamento, precisa de drenagem, limpeza facial, auto estima, bom relacionamento, bem estar pessoal, etc.


Sabe quando o sonho começa a ser realizado? Quando é dado o primeiro passo!
Beijos

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana