É verdade que Parafina atrapalha o Crescimento?

Parafina atrapalha o crescimento

Oi gente! Tão boas? Eu não busquei mais fatos sobre esse assunto: “Parafina atrapalha o crescimento do cabelo.”; somente vi na internet e quero comentar fundamentado nos posts de técnicos químicos que tenho no blog.


Tem muito conteúdo de profissionais técnicos químicos aqui no blog, e me ajudou a pensar melhor sobre isso, entretanto, não significa que estou indicando a parafina, só devo explicações para minhas leitoras por conta de conhecer o assunto. O assunto é sobre se a parafina atrapalha o crescimento.

Também não busquei mais nenhuma novidade sobre a Parafina (paraffinum liquidum), porque ela continua a mesma; de mesmo nome; e mesmo uso nos cosméticos de pele e de cabelos.


A polêmica continua...

Foram vários fatores para “o consumidor” querer aboli-la da sua vida (digo consumidor sendo outras pessoas, porque eu não aboli totalmente),  e ainda estamos só no começo de uma história que só pegou fogo mesmo há uns 4 anos, e ainda tem muita história pra acontecer.

Pode-se dizer que aqui começou através do empoderamento, do “abaixo-assinado” contra às químicas de alisamento, da ascensão dos cabelos naturais. E o comércio acompanhou tudo e mudou, ou está mudando.

Hoje, coleguinhas, temos vários fabricantes engajados em produtos sem parafinas, específicos para as técnicas low/No poo, todos empoderados.



Dessa vez eu não busquei nenhuma nova palavra dos técnicos químicos, trouxe direto do post o que uma falou clarament sobre o assunto:


Adriana P. Freitas (link) - Engenheira Química formada pelas Faculdades Oswaldo Cruz em 2005, com MBA em Cosmetologia pela Unicastelo/Consulfarma em 2008 e especialização em Tricologia no Oswaldo Cruz – (link – 2012).


Sobre os petrolatos temos os óleo mineral, parafinas e vaselina. São derivados de petróleo assim como a gasolina, o gás de cozinha e até mesmo o gás do aerosol (mistura de butano / propano) e não vão deixar de existir muito menos de serem usados em cosméticos porque eles são vitais e essenciais pra certas formulações.

Alisantes a base de hidróxidos são riquíssimos nesses componentes, eles que protegem o couro cabeludo da agressão do pH extremamente alcalino. Sem eles nas formulações de alisantes de hidróxido de sódio, hidróxido de lítio e hidróxido de guanidina não haveria alisante.

Petrolatos também estão presentes nas formulações de tinturas e colorações atuando como coadjuvantes pra dispersar os pigmentos de cor. Ou seja, sem eles não teríamos cabelos lisos nem louros ou ruivos.

Outra coisa: Nenhum componente cosméticos consegue grudar no fio ao ponto de não sair com qualquer tipo de shampoo; se fosse assim não precisaríamos nunca repetir as hidratações; cauterizações; e tratamentos de reconstrução da fibra. Se as matérias-primas “grudam” após várias lavagens estaríamos com os cabelos lindos ainda.
E com ou sem petrolatos na formulação do seu cosmético, se não usar um específico para proteção térmica, o cabelo torra sim de qualquer maneira. Por isso tem que usar creme sem enxágue antes do secador e da prancha que tenha esse apelo no rótulo, apelo de proteção térmica ativo pelo calor.


A parafina atrapalha o crescimento do cabelo?

Quando não sei sobre um assunto, nem por experiência, dificilmente venho aqui no blog falar.  Pode estar errado ou não, mas, como posso deixar uma incógnita sem uma certeza pra quem lê o blog?

Agora, eu duvido muito que a engenheira química que citei logo acima, e que estudou sobre composição e produtos químicos, possa vir colocar seu nome no blog sem autenticidade e integridade sobre o que fala, por isso, por conhecê-la, e já ter dado muita informação no blog há mais de 5 anos é que faço das palavras dela, seguidas de artigos científicos, o que penso sobre isso.


Onde tem parafina? Nas máscaras capilares, shampoos e condicionadores, cremes de pentear e alguns finalizadores. Também têm em colorações, químicas de alisamento também.

É fundamentado no que a Adriana P. Freitas me passou todos esses anos que falo:
Parafina atrapalha o crescimento do cabelo? Claro que não!!

Como pode fazer isso se o crescimento é do couro cabeludo, e ela não fica estática ou não no cabelo, não gruda e não cola?


  • Além disso a parafina sai com shampoos com sulfatos; já teve outra técnica química que disse que mesmo sem sulfato o shampoo remove a parafina, (só não conseguiu me mandar um teste de laboratório pra comprovar!) só não consegui a comprovação pra colocar aqui pra vocês.
  • A concentração de parafina não é suficiente para colar no cabelo e não sair mais, mesmo se usasse ela nos cremes de tratamento sem o shampoo com sulfato!
  • Se falar que a parafina faz isso, então, vão falar do silicone, da cera de candelilla ou de outros ativos que promovem selagem e impermeabilização.

Se antes não conhecíamos a tal da parafina, acredito que o cabelo de ninguém crescia, já que o fundamento da notícia é que a parafina atrapalha o crescimento do cabelo; e não separávamos nada disso nos cosméticos!




A Parafina é ruim

A parafina pode ser ruim para cachos. Mesmo que não seja acumulativo desse jeito intenso que todo mundo fala, e eu mesma penso, pode ser mais danoso por prejudicar a própria modelagem no cabelo.

Também acho que para cabelos porosos a parafina nos produtos deve ser dosada. Porque se usar produtos somente com esse componente parece que vai lhe fazer falta de algo mais; e da efeito rebote, já que a porosidade suga e ao mesmo tempo perde o tratamento;


Por isso indico sempre, usem óleos todos os dias, vegetais ou cosméticos, use os dois!

A Parafina é boa

A propaganda entra na nossa cabeça de tal forma que acabamos seguindo. Falo pelos dois lados, tanto da parafina quanto dos produtos que não tem esse componente.

Daí eu uso Joico K-Pak e sinto que meu cabelo ficou maravilhoso, forte e imediatamente reavivado, e tem parafina;

Acho que nada na vida deve ser 8 ou 80, tudo deve ter um meio termo de utilização pra não criar vícios e nem fazer a falta de algumas coisas no seu cabelo.

Eu mesma não uso mais a parafina como antes, mas não fico sem coloração e sei que lá tem. Confesso que me sinto desconfortável em comprar um produto com parafina mas sei o que pode fazer por mim com ativos fortemente aliados.

É bem complicado escolher quando você pensa nos malefícios mais do que os benefícios para um cabelo fino, por exemplo.

Aliás acho os produtos condicionadores, de mercado, muito uteis para cabelos:


  • Lisos e naturais;
  • Lisos por químicas;
  • Finos;
  • Loiros;

Você que escolhe se usar ou não a Parafina

Verdade seja dita: Se tirarem a parafina de tudo a coisa vai ficar frágil, bem mais frágil do que se imagina, porque a curto prazo ainda não estou sabendo de nada que doe a mesma coisa que ela aliado com outros ativos.

Se você já tem uma opinião formada sobre a parafina e não veio aqui pra isso e sim pra saber se a parafina atrapalha o crescimento, tenha certeza que não, mas que:


  1. O hormônio atrapalha o crescimento;
  2. A dieta atrapalha o crescimento;
  3. O seu organismo atrapalha o crescimento;
  4. Medicamentos constantes atrapalham o crescimento;
  5. A lavagem ideal atrapalha o crescimento;

Beijos meninas
Boa semana

Este conteúdo é original de PnC

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana