Covid-19 nos Cabelos e Quarentena

mulher segurando cabelo e covid19


    Oi gente! Tão boas? Espero que sim. Quero falar sobre o Covid-19 nos cabelos, não porque sou especialista no assunto, mas porque tenho conversado com profissionais e visto matérias sobre as possibilidades de permanência do Covid-19 nos fios, especialmente nessa época de quarentena.

Covid-19 nos Cabelos? Vamos ver!



    Não precisa fazer muita pesquisa pra saber que a mulherada em casa não anda lavando o cabelo todo dia, e nem mesmo modelando. Ficar em casa sem ter que se maquiar, se arrumar evita que o cabelo faça parte de um ritual sem necessidade, pra ficar dentro de casa.

    Mas mesmo estando em quarentena, sabemos as necessidades das coisas que precisamos pra casa, e as idas ao mercado acabam sendo um perigo! 

    Você pode usar máscara e até luva, você acaba sempre colocando a mão na franja ou no cabelo. Quem lembra de não tocar os cabelos quando se tem luvas e máscaras? Sempre colocamos as mãos no cabelo sem se importar de lavar os cabelos na volta. 

    Se parar pra pensar é uma coisa tão simples, mas que gera uma dúvida absurda, porque você esta isolada, em confinamento, daí saí, vai comprar pão e leite, pega na sacolinha, pega no dinheiro, pega no cabelo, e lava as mãos quando chega... não da pra saber ao certo sobre a possibilidade de ficar (ou por quanto tempo) o Covid-19 nos cabelos, mas da uma olhada no que a UFRGS colocou aqui, sobre as superfícies. Temos que parar pra pensar ou não nessas saidas ao mercado?

Dicas sobre Covid-19 nos Cabelos


covid19

   
1- Se parar pra pensar que fica no látex da luva, então, use uma bandana, lenço, qualquer coisa para que evite que toque os cabelos ao ir ali no mercado, ou na padaria, ou quando precisar sair;
2- As barbas, muitos já estão cortando ou deixando bem ralas, por prevenção, porque uma vez que não se tenha total conhecimento do que estamos enfrentando, tudo pode ser uma brecha para o virús se instalar, especialmente lugares próximos a face, ou mesmo nela.
3- Não se trata de histeria, ou loucura, são cuidados do Covid-19 nos Cabelos. Por pura precaução, especialmente se tem dentro de casa alguém com a saúde debilitada de qualquer idade que seja.
4- Também tem uma dica da minha amiga Liia (insta dela aqui) que é enfermeira em São Paulo. A dica é do secador. O Covid-19 é revestido por uma camada grande de gordura, passar o secador quente nos fios também ajuda a evitar o contágio, especialmente quem está na linha de frente, os enfermeiros, e que não tem a mesma rotina que nós, não conseguem lavar sempre os cabelos. Chegando em casa, passar o secador quente nos fios por pelo menos 10 minutos.


Dicas para Cabelos na Quarentena

    Trouxe Paolo Zanotta, terapeuta capilar, que trouxe algumas dicas aqui sobre os Cuidados no Cabelo nessa época de quarentena. O insta dele é esse aqui.

    1- É preciso evitar dormir com os cabelos molhados;
    2- Em caso de utilizar o travesseiro com cabelos úmidos, colocar no sol para evitar mofo e proliferação bacteriana e fúngica;
    3- Manter a higiene dos cabelos ( principalmente dos longos) e do couro cabeludo;
    4- Evitar banhos muito quentes;
    5- Quem faz uso de escovas progressiva ou ácidas tem de lavar primeiro o cabelo com sabonete para depois utilizar o shampoo e o condicionador. Mas ela tem de lavar sempre que for para a rua;
    6- Eu aconselho para quem tem cabelos longos pender os cabelos e utilizar um lenço ou bandana, aí só lava o lenço e a bandana.

   
    Muitas pessoas estão passando por momento altamente estressante e que não se dão conta do quão prejudicial é para homeostase do nosso sistema capilar, e que em +/- 3 meses poderá passar por um processo de eflúvio telógeno agudo, queda abrupta e intensa dos cabelos. Está é uma das patologias que podemos adquirir nesse momento tão delicado.

    Eu particularmente, como terapeuta capitular, acho que o vírus não fica mais do que 1 hora vivo nos fios, se alguém tossir ou espirrar próximo. Por isso no couro cabeludo não irá penetrar com uso do lenço e bandana.

Sintomas do Covid -19


    Trouxe um vídeo bem educativo do Atila Iamarino sobre como pegamos e quanto tempo demora pra desenvolver o coronavírus.




    Também ví uma noticia recente para termos cuidados com as unhas. Se já é ruim saber do Covid-19 nos Cabelos que dirá nas unhas não é meninas? 

    "Uma das principais precauções, segundo os especialistas, é manter as unhas cortadas, não só porque elas podem funcionar como área de depósito do vírus, mas também impede a higienização correta das mãos." No mesmo site também fala da frequência ser maior nos cabelos, mantê-los presos pra sair, e cortar a barba para evitar a propagação do vírus, "O ideal é que os homens abdiquem da barba, por enquanto. Ela pode impedir a correta higienização do rosto e servir de repositório de micro-organismos, além de estimular o toque das mãos na face. A barba também pode atrapalhar no correto ajuste da máscara".

Não da pra brincar com a vida de ninguém, ficar em casa ou pelo menos tomar todos os cuidados pra não propagar o vírus é indispensável para preservação da vida.

Beijos
Fiquem bem.


Este conteúdo é original de PnC


Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana