O marketing dos influenciadores


Oi gente! Tão boas? Bora papear um pouco sobre essa questão de influencers e marcas? Os influencers são pessoas que possuem um grande número de seguidores nas redes sociais e oferecem conteúdo interessante e relevante para seu público. O blog deixou de ser o primeiro lugar onde se pesquisa sobre algum produto, e agora quem diz o que usar ou não são eles, influencers que estão em todas as redes sociais.

O marketing dos influenciadores está atualmente em alta e tem sido bastante usado por empresas de todos os tipos e tamanhos.

O marketing das marcas pelos influenciadores é uma maneira eficaz de alcançar um público mais amplo, aumentar a conscientização sobre a marca e gerar engajamento com o público-alvo, isso, se o influencer tiver o público que a marca pesquisa dentro do seu trabalho etnográfico.

Significa que é bem melhor distribuir para quem “fala” e tem um número interessante de seguidores, do que esperar que alguém pesquise sobre a marca ou o produto no google. Se pensar dessa forma, de fato, os blogs e sites estão à deriva!

Não dá pra deixar de ver o quanto “usar” um influencer pode ser bem sucedido ou não!


1. Público alvo: Se o público do influencer for o que a marca busca sobre seu público alvo, o sucesso é garantido, e incrivelmente vantajoso porque vão estar olhando a rede do influencer ao invés de vir aqui no google buscar o produto. Só que… o influencer vai falar uma vez, vai ser aquele boom e acabou. 

E no Blog? Link de post no google é "vitalício" bem ranqueado e com o blog ativo vai estar sempre lá!

2. O influenciador: É, hoje não tem como aceitar alguns comportamentos preconceituosos e agressivos na internet, então, seguindo o influenciador e observando comportamento, engajamento, valores e reputação é possível que em apenas 1 storie ele garanta o alcance do público esperado pela marca. A diferença é que se “cair” em questões antiéticas, a marca tá fora. 

E no Blog? Já dentro de um post, é um conteúdo que na maioria das vezes nem importa quem escreve, seja um influenciador ou não, a reputação é do site ou blog. 

3. Estratégia: Estratégia boa é fincar a marca com o do influenciador, e isso nem é publi de 1 storie, é contrato. Que exigem dispensa de marcas concorrentes, e a palavra fidedigna de que o uso é de bom grado. Quanto mais tempo o contrato perdurar, mais chances a marca terá de ser lembrada com aquele influencer e manter o propósito em suas vendas. 

E no Blog? No caso de conteúdo em blogs e sites só é preciso ranqueamento nas pesquisas do google, estando nas pesquisas sempre será encontrado, e se o conteúdo for original e relevante sempre será compartilhado.

4. Redes: Instagram, Youtube e o que mais? O influencer que já é procurado, sabe seu valor diante da marca e pode querer negociar apenas sobre uma plataforma, porque ele já sabe onde estão aqueles “experimentadores” ou os que estão ali somente para observar seu comportamento. 

E no Blog? Em posts é bem simples, o certo para alguns será distribuído a outros independente da rede, e será buscado mais de uma vez. A nossa rede são os buscadores da internet.

5. Relacionamento: Depende muito da marca e como ela vai tratar aquele influencer, só publi ou considerações de “parceiro”. Pode-se criar um vínculo ou não, ser uma foto no feed, um vídeo no youtube, ou apenas 24 horas de engajamento.

E no Blog? O blogueiro que gosta do produto e tem conhecimento da marca e gosta de seus valores vai falar mais de uma vez sem que haja qualquer tipo de relacionamento e nem dinheiro. Ele só precisa gostar, porque se não gostar também… vai falar!

O marketing dos influenciadores está em alta sim, mas na dúvida é no google que se acha opiniões divergentes. Ou vão me dizer que já não procuraram algo no reclame aqui ou em resenhas? 

O consumidor, leitor, não cai mais em ciladas hoje, ele pode até se encantar de primeiro momento mas há quem sempre coloque um cisco no olho pra dizer o “por quê não” que faz com que ele busque em sites e blogs a resposta para o que procura.

O marketing dos influenciadores pode ajudar a marca a alcançar resultados satisfatórios. Mas o que fica é aquilo que em qualquer momento eu posso encontrar um esclarecimento.


Qual o influenciador que mais gostam na internet meninas?
Beijos

Este conteúdo é original de Pnc

4 comentários

  1. Oi querida Lu, maravilhoso post, parabéns. E como se diz, as redes sociais são terreno alugado, o proprietário pode "despejar" a qualquer momento e o blog é imóvel próprio, sempre estará ali, desde que a gente pague o IPTU (domínio), claro, hehe... Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso amiga! Basta fazermos a manutenção, link é vitalício ;)
      Beijão linda

      Excluir
  2. Lucy vim pesquisar aqui sobre o rigen (que mudou tanto que nem sei mais qual é qual) e acabei lendo esse seu post maravilhoso! Sendo bem sincera cai fora da blogosfera um bom tempo pq já não aguentava mais, foi quando uma boa galera estava "vendida" e todo produto que ganhava ($$$) era maravilhoso. Meu estômago estava embrulhando. Quando pensei que não poderia piorar, vieram os "influenciadores" de centavos (tudo deixou de ser uma experiência de consumo para um estilo de vida). Tenho uma opinião bem radical e não compro nada que vejo que está sendo divulgado por influenciadores. Agora as máscaras estão caindo (principalmente de joguinhos, links falsos para produtos da shein, produtos milagrosos com formulações básicas, etc). Eu não vejo nenhuma marca sensata e com qualidade divulgar seus produtos através de influenciadores (pelo menos esses que comentei acima). Ainda sou team blog, justamente para ler mais detalhes do produto, entender como funciona e tudo mais e justamente blogs como o seu, possuem um conteúdo super detalhado e explicativo. Obrigada por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaaaais genteee!!! Que saudadeee de você! Bom... estamos no mesmo time. Também não compro nada deles, continuo pesquisando, porque tudo esta tão a "toque de caixa" que basta ganhar e dizer que é bom, enfim... mantenho o blog porque continuo amando falar o que é real! Mil saudades de ver você blogando!!! O testando foi minha inspiração desde 2010 por ai né amiga?!! Beijos mil <3

      Excluir

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana