Óleo Essencial para o ambiente / Aromaterapia





Oi gente! Tão boas?

Vamos começar nossas descobertas pelos aromas?

Adiantei o tema que seria para sexta, agora será as quartas-feiras.

A Aromaterapia , como falei aqui, é hoje, vista como medicina terapêutica complementar para outros tratamentos médicos, ou seja, quem faz uso dela são pessoas que além do tratamento com seu médico utilizam esse método como auxilio para dores físicas e mentais, o uso para dores físicas depende do auxilio de um especialista.

Nós também podemos nos beneficiar e utilizar a aromaterapia a nosso favor para ter uma qualidade de vida melhor, isso aromatizando o ambiente em que vivemos, usando em cremes hidratantes e massagens, até algumas receitinhas para cabelo trazendo a energia do puro óleo extraído da planta para nossa vida.


Uma dose de felicidade:
A aromaterapia tem uma atuação química extremamente rica e valiosa nas propriedades de cada óleo utilizada e por isso é muito importante conhecer a característica dele e seus componentes no organismo humano.

O que vamos conseguir com a Aromaterapia:

Toda a energia extraída das plantas para nossa vida.
Carrega vitaminas, hormônios, antibióticos naturais, entre outros componentes importantes, que garantem suas propriedades terapêuticas.

Essa energia química: Transmitida pelo óleo através do cheiro pode estimular nosso organismo para o seu equilíbrio completo e real, restabelecendo as energias.
  • Relaxa o sistema nervoso;
  • Promove o desenvolvimento da harmonia;
  • Alivia depressões e o estresse;
  • Descansa a mente;
  • Favorece o equilíbrio;
  • Acalma dores…
Antes de iniciarmos nossa aventura de aromas, devemos ter alguns cuidados:

    • Manter os óleos essenciais fora do alcance das crianças e animais;
    • Não utilizar óleos essenciais puros diretamente sobre a pele;
    • Durante a gravidez, diversos óleos essenciais devem ser evitados;
    • Alguns óleos são incompatíveis com certos medicamentos homeopáticos, principalmente aqueles que contém cânfora e mentol em suas composições;
    • Evitar o uso prolongado de um óleo essencial.

Aprofundando no assunto:

Óleos essenciais extraído das plantas são muito concentrados e 100% puros, somente o contato com o ar faz ele evaporar com facilidade.

Carreadores: É o que vai misturar com o óleo no difusor:  Amêndoa Doce - Prunus amygdalus var dulcis / Germe de trigo - Triticum vulgare / Semente de uva - Vitis vinifera, óleos vegetais e também agua para sprays e  ambiente.

Olfato: Não parece, mas os nervos que possuímos no nariz levam um impulso até o cérebro por cada odor sentido, muitas vezes acionando a memória e fazendo a  gente relembrar o cheiro de algum lugar, o cheiro para ser transmitido para o cérebro precisa ter propriedade para ser capaz de provocar alterações sensoriais.

Como vamos fazer: Aromatização Ambiental: Como sou iniciante vou começar por aromatizar o ambiente, procurar reverter o estresse e o cansaço do dia a dia em um harmonia e qualidade de vida.


O que é preciso:

Óleo Essencial, o meu é da marca Laszlo e veio direto da Loja Yazu, é 100% puro e registrado pela Anvisa, totalmente seguro.

A Procedência do óleo: Tinha dito acima que comprei um difusor de cerâmica que veio com um óleo de Jasmim, mas pude perceber claramente a diferença de um produto puro e totalmente concentrado, rico em energia das plantas, e outro que não difere o cheiro e parece perfume pela sua essência (Jasmim).



O óleo puro, totalmente puro, 1 só gota em 3 gotas de óleo vegetal pode fazer o efeito pelo qual é determinado seu uso.
O uso no ambiente é de 1 gota por metro quadrado.
O que escolhi primeiro para essa experiência foi o Óleo essencial Ylang Ylang 1 (Cananga odorata var. genuina)

Origem: Brasil
Extraída das flores das plantas

O Ylang Ylang é mais conhecido pelo seu cheiro nos perfumes, a extração das flores a primeira que é chamada de extra é utilizada exclusivamente para perfumes de alta qualidade.

Sua utilização é regeneradora e calmante e também afrodisíaca, útil em cólicas e relaxante muscular, acredite ele pode ser utilizado até para piolho diluído em óleo carreador e colocado no shampoo.

Em geral o Ylang Ylang desperta a afetividade e o carinho entre casais, mas seu uso deve ser contido pois pode ter efeito contrário, utilize ele sempre na dose recomendada.

O recomendado para difusores é de 6 a 12 gotas, lembrando que cada 1 gota de óleo seria 3 gotas de óleo vegetal ou uma colher de sopa de agua.

Cheiro: Buque floral

1 Difusor, pode ser elétrico ou a vela (Já entrei no clima e comprei o de vela) Estes tem preço muito diferentes, aqui na minha cidade achei por R$3,90 até R$22,00 que foi o que comprei . Vieram duas velas pequenas para colocar na abertura que tem o difusor, e também veio uma essência de Jasmim (Esta de Jasmim não é pura!)

Aonde fazer: Tenha a casa aberta e prefira um horário que possa sentir os benefícios do aroma na sua vida.

Eu fiz na cozinha, fiz na sala.

Minha receita do óleo foi com agua, como sou inexperiente no assunto e tenho problemas com cheiros comecei no modo “INICIANTE” – fiz uma semana intercalando cheiros, e no meu difusor de vela usei: 1 colher de agua para 1 gota de óleo essencial foi bem rapidinho, uns 2 ou 3 minutinhos o suficiente para sentir bem-estar , alegria e relaxamento sensorial.

O bom cheiro do Ylang da a impressão que a casa esta mesmo perfumada, seu cheiro é intenso, apenas 1 gota, de energia fluida, espalhada pela casa numa questão de segundo, o cheiro das flores dentro da minha vida.

Aumentei a dose no outro dia colocando 2 colheres de sopa de agua para duas gotas de óleo, e a sensação reconfortante durante a tarde foi maravilhosa, o cheiro vai passando aos poucos e não impregna o ambiente, sensação de casa renovada.

Não encontrei o óleo vegetal que queria experimentar , mas se não acha-lo farei de novo com outro.

Por enquanto sentir o aroma do Ylang Ylang em casa foi uma experiência inesquecível, pena não poder utiliza-lo por muito tempo, é preciso a variação de óleos e a mistura deles.

Dica: Também posso utilizar em spray posso colocar o óleo de camomila e do Ylang Ylang 1 para um sono reconfortante.

Beijos , quarta-feira que vem tem mais sobre o assunto.