Shampoo sem sulfato. Os dois lados.


Oi Gente! Voltei…

Os shampoos foram feitos para fazer a limpeza do fio.

Lado A) Sulfate-free.

Assim o fio de cabelo que nasce da raíz vira tecido morto (comprimento e pontas), composto de células queratinizadas, sendo a cutícula o escudo protetor dos agentes químicos para o interior do fio , funcionando como uma peneira molecular , protege o fio contra ataques mecânicos, ou seja , protege o córtex.

Esse escudo pode ser alterado com os shampoos com surfactantes, dependendo da concentração na fórmula do produto, ou o tipo de sal, junto com outros componentes detergentes e … dependendo da química que tem no seu cabelo (como progressiva sem tratamento ou descoloração que deixou o cabelo poroso) esse surfactante pode deixar o cabelo mais áspero nas partes do cabelo que já estão danificadas. 

Um cabelo saudável e tratado, talvez nem perceba a aspereza que um produto pode deixar nas cutículas do fio quando o surfactante “tá” demais (LESS leia-se lauril-éter sulfato de sódio ).

Alguns produtinhos Sulfate-free:

Sulfate Free


Lado B)

Usamos sal no shampoo há muito tempo, e hoje percebemos muita diferença daqueles que usávamos antigamente; 

A maioria dos shampoos que levam esse surfactante (LESS) também levam junto outros ativos que possam devolver ao fio o que eles retiram de proteínas quando foi feita a faxina no fio, esta entendendo?  

Significa que o shampoo não é só um agente de limpeza, ele pode devolver aos fios o que ele precisa, por isso existe shampoo para cabelos secos com manteiga de karité, ou shampoo com ceramidas para reparação no fio, ou shampoo com queratina para reconstrução, ou mesmo extratos, proteínas da seda e leite … 

Todos com surfactantes e mesmo assim suaves, reparadores, e de uso diário que até falei aqui ;

A intenção dos shampoos é exatamente limpar a sujidade do fio, isso em todas as partes inclusive suas camadas, limpar a gordura, e toda outra poluição, é fazer a espuma para promover a limpeza no cabelo, e vamos considerar que deve ser compatível com a pele do corpo, ou seja , inofensivo.

Essa é a melhor maneira de não surtar com shampoo…

Se é adepta de técnicas e tratamento sem petrolatum, óleo mineral, silicones e parafinas, etc o shampoo sem detergentes é uma boa opção, hábito de vida que cada um leva como quiser. 

E verdade seja dita, shampoos muito amados da Loreal, Kerastase, Matrix, Joico, Etc, tem surfactante e também muitos ativos reparadores…

Nem todos produtos são sem surfactantes, vamos contar que a maioria tem, em menor quantidade, em maior… Limpam suavemente e limpam profundamente.

Beijos

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana