Saturação, Mordaçagem e Descoloração são técnicas seguras pra se fazer em Casa?

Saturação, Mordaçagem e Descoloração são técnicas seguras pra se fazer em Casa?

Oi gente! Tão boas?  Vocês sabem o que significa saturação e mordaçagem? Não? Vou explicar junto com a descoloração pra entender melhor esses tipos de técnicas para clareamento capilar.


Saturação:

É a técnica onde se utiliza mais agua oxigenada, do que o fabricante da bisnaga de coloração indica para ser misturado, e assim é aplicado a química. Em outras palavras você se “joga” no oxidante.

  • Pra que isso? Porque é o próprio oxidante que vai abrir a cutícula do fio para fixar pigmentos, o que não significa que irá obter bons resultados e nem que a cor vai fixar mais, que se fosse a coloração feita normalmente

  • É seguro? Somente com profissional, mesmo que a vista grossa não cause nenhum espanto na mistura (visto que só vai acrescentar mais Ox com a coloração), o tipo da coloração usada e o acréscimo da oxigenada pode não dar um resultado satisfatório, causando ainda mais manchas.

Mordaçagem:

Se usa muito em cabelos brancos, uma vez que esses são mais difíceis de manter a fixação da cor, assim, em vez de mascarar uma cor por cima da outra (pela metade) é feito a técnica de mordaçagem que coloca diretamente nos fios brancos somente a agua oxigenada de 20 volumes, antes da coloração, e depois de uma pausa coloca-se a coloração por cima.

  • Pra que isso? Pela pouca fixação que tem o cabelo branco com tinturas, mesmo as clareadoras.

  • É seguro? Não meninas! Não é seguro fazer em casa, passei por essa experiência sozinha e fiquei com a raiz queimando, a coloração não pôde ficar nem 10 minutos, pelo ardor e incomodo que sentia. Os fios da raiz ficaram super sensibilidados e frágeis, e recuperar o desgaste do cabelo com os fios frágeis é realmente um teste de paciência.

Descoloração:

Todas querem ficar loiras (ou quase todas) a verdade é que o loiro é muito desejado e com isso as experiências dentro de casa são maiores. A descoloração remove todo pigmento do fio, mas depende de tudo que faz no cabelo para ter resultados satisfatórios, então conta-se pigmentos, fundo de clareamento, porosidade e por ai vai…

  • Pra que isso? Este procedimento é a primeira coisa a se pensar em fazer quando se quer realmente cabelos loiros, ninguém pensa em limpeza de cor, remoção, nada disso, basicamente clarear é descolorir. Já o resultado é outra história.

  • É seguro? Depende. De como esta o real estado do cabelo, pigmentações de outras tintas, alergias, produto utilizado, fundo de clareamento, cabelos escuros, etc, etc sempre fazem, e sempre tem alguém reclamando, seja do amarelão que ficou, do laranja, do vermelho, um arco-íris de cor, que não se vê quando é feito com profissionais.

Saturação, Mordaçagem e Descoloração são técnicas seguras pra se fazer em Casa?

Outro dia uma amiga colocou nos comentários que as vezes, nem nós mesmos sabemos o que o cabelo precisa (beijos Lu!) e isso é verdade, o mau diagnóstico do fio pode levar toda sua experiência “pro brejo” literalmente, o diagnóstico não é feito só nas pontas dos cabelos e comprimentos meninas…. 

Imagina uma tabela, na onde o profissional vai marcar tudo sobre couro cabeludo, alergias, oleosidade, reações, etc, e depois disso sobre pigmento, danos mecânicos e estragos de químicas, perceberam como esse diagnóstico não é feito em 5 minutos e com apenas um toque no fio? Ainda mais quando o assunto é clarear.

Leia Também:

Ou seja… tem sim, muitas técnicas de clarear, essas não são as únicas, tem muitas que nem me arrisco a colocar e depois ver a sobrinhada testando, coisa de profissional, que estudam colorimetria não só pra ver que cor cobre a outra, mas na sua realidade, neutralizações, cor cosmética, natural, oxidantes, finalização, etc etc…

Saiba Mais:

Beijos

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana