No Divã com Felipe Ursini – Blog Beauty n’ Roll

No-divã-com-produtinhos

Oi gente! Tão boas?  De domingo estou trazendo no Divã de Produtinhos meus amigos blogueiros e o desabafo hoje é do meu querido amigo Felipe Ursini.

No Divã – Felipe Ursini – Blog Beauty n’ Roll

Intro

No início de tudo, muito antes de começar a blogar, eu era um leitor super tecnicamente muito bem informado. Por conta disso, eram poucos os sites ou páginas que eu acompanhava. Duas delas eram os sites Patricinha Esperta e o Produtinhos, aqui da Lucy. E para mim, eles eram como a última lei sobre produtos pra cabelo. E até aí, eu enviava algumas “resenhas do leitor”.

Muitos me perguntavam quando eu decidi começar com o blog, e muitos, até hoje não sabem. Decidi começar, pois eu testava muito produto, a partir de quando eu fiz minha primeira descoloração e tintura na altura do loiro platinado. E sim, os cabelos foram ficando um caos. Só quem já teve sabe. Hahaha.

Recordo-me, que meu primeiro real post no blog, foi sobre uma linha completa da Dove. Decidi criar o Beauty ‘n’ Roll por ver que havia uma enorme quantidade de gente desinformada pela internet, que ainda acreditavam em balelas de salão de beleza, do tipo “faça este tratamento e tenha fios maravilhosos novamente”, o que a gente muito bem sabe que é uma questão de água e shampoo pra sair, não é mesmo?

O blog inicialmente seria tanto sobre cosméticos quando música e entretenimento, quem forem (sim, quem forem está correto, viu? kkk’) ver as primeiras postagens verão coisas relacionadas a isto, mas decidi por focá-lo na categoria de “beleza”, justamente pelo fato de notar muita desinformação pela internet.

Cronograma Capilar

Um dos momentos em que mais tive felicidade na vida de blogger foi quando justamente a Lucy Viana vinha deixar comentários no meu blog... Eu ficava tipo “Uau! Ela sabe da minha existência!”, depois, me adicionou no Facebook, e eu fiquei “UAU! Ela me aceitou!”, e ainda depois, de vir dizer que já me acompanhava por comentários e “posts do leitor” do site Patricinha. Logo depois, teve a ideia de adaptarmos o Cronograma Capilar, que vinha aliado a uma técnica europeia para fios cacheados e mais secos, para a nossa terra, podendo disponibilizá-la e disseminá-la pela internet. E então, Lucy convidou a mim, a Liia Silva e Diana Lee para esta empreitada. Senti-me um divo em ascensão quando Lucy Viana me chamou para fazer algo com ela. Afinal, Luh é uma diva do pop da blogosfera, não é? Hahaha’ E este foram um dos reais poucos bons momentos (de verdade) da vida de blogger.

Não é Tudo Tão Doce Assim

Entretanto, diferente do que a vida de blogger aparenta ser, ela nem de longe é tão doce quanto o mundo da Xuxa. Já ouviram falar de backstage? Ou mais popularmente, de bastidores? Pois então, só nós, sabemos como realmente é este mundo. O que mostramos pra vocês é apenas a parte boa da coisa toda. Realmente, é bom testar um bom produto e compartilhar com o pessoal, sim, é! Porém só a gente sabe como é a realidade em si, para ser considerado um bom blogueiro.

Infelizmente, a blogosfera está cheia de LIXO VIRTUAL, como blogueiras brindeiras que fazem um post “usei gostei” para ganhar produto de empresa, usando o produto apenas uma vez, ou nem usando e falando que é uma maravilha. Como também, cheio de blogueiras mau caráter, como uma blogueira cacheada por aí que não citarei o nome por questões éticas, mas fui perder meu tempo lendo a page dela, que tirando algumas postagens forçando ter conhecimento sobre determinado assunto, que quem realmente sabe e lê, automaticamente se dá conta de que ela leu nos Wikipedias da vida... Grande parte das postagens são plágios de outros blogs menores e melhores que o dela, e que infelizmente não tiveram a chance de alavancar por conta do meio publicitário que existe neste meio. Inclusive, não por ela, mas eu mesmo já fui plagiado, por uma blogueira loira, relativamente conhecida, e que é muito simpática... Enfim, deixemos em off? :]

Uma das piores partes é quando você não é fã de uma marca ou é fã de uma pessoa em especial, e pessoas que nem são suas leitoras fixas têm o prazer de vir na sua página apenas para te falar mal, ou te rebaixar, seja lá o que for. Enfim, só um recadinho amigo, gente que não tem caráter para sair do anônimo, não merece ser escutado. E, aliás, ninguém critica o feio, o fraco ou o inútil, certo? Se há uma crítica, é porque alguém está sendo incomodado.

Todavia, acho que a pior parte mesmo é quando você começa a ser ‘visto’ de forma maior, e algumas empresas começam a querer te tratar como propriedade. Tipo, oi? Não é por razão de que você me disponibilizou um shampoo que no fim dará publicidade pra você, que você manda em mim, com licença.

Ou ainda outras, que querem que você fique fazendo postagem publicitária, assim, de boa e espontânea vontade, como se você tivesse obrigação disso, e mais nada a fazer da vida... Ou outras que querem informações diretas sobre os concorrentes... Jornalistas que só te enviam pautas de seus clientes, que é algo que não nos traz nenhum benefício, nem tampouco para o leitor, pois como vamos publicar algo que não gostamos nem de fato conhecemos? Há sim um fator publicitário no meio, que você só vai percebendo conforme os anos passam, e por um lado, até acho certo, desde que seja uma publicidade credível e espontânea, ao contrário do que muito vemos por aí. Eu mesmo leio muitos poucos blogs e sites, de ser leitor ativo, leio mais páginas americanas, justamente por a realidade da credibilidade uma constante nesta “nacionalidade” da blogosfera.

Produtos Importados

Outra realidade é que muitos blogs com mais de 100.000 seguidores, na verdade, pouco acesso tem (não todos), e os que vocês veem com 1000 ou 2000 seguidores, alguns deles, podem ter acesso até cinco vezes maior que o do primeiro grupo, simplesmente pelo fator credibilidade.

Gente que acha que só produto importado que seja bom... E não é bem assim, pois muitos na verdade, como muita gente não sabe, são inclusive feitos aqui, ou têm suas matérias primas extraídas daqui, são mandados para fora e revendidos para cá com um preço absurdo! Gente que veio ontem para o mundo, e acha que tem o direito de passar por cima de você e de outras pessoas com mais tempo de estrada... Há um total desrespeito à hierarquia, e é por isso que o Brasil está assim até hoje... Cheio de gente preguiçosa, interesseira, mesquinha e aproveitadora; e esta realidade acaba sendo refletida na blogosfera de beleza. Por isso mesmo, é uma coisa muito fácil se criarem inimizades neste meio.

Contudo, há sempre os diferenciais, e é a partir desses que você consegue um reflexo positivo da blogosfera. Pode ter certeza, se eu digo que gosto de tal blogueiro (a) ou faço questão de declarar carinho por tal, este alguém faz parte desta parte positiva da coisa toda.

AH! E ao contrário do que muito possa parecer como muito escuto, e que vira sempre piada depois... Tem gente que me acha blogueiro “estrela”, por não me misturar com todo mundo, ou ficar sempre na minha e em silêncio nos eventos, a não ser com os mais próximos. Mas gente, sou assim mesmo, é uma autodefesa que desenvolvi contra o tipo de gente que citei mais acima! Já quando me conhecem há só amores; sou na verdade pura diversão! Podem perguntar à Lucy! Tem até que bastante gente neste meio que eu já adoro de paixão! Então, me deem uma chance, por favor! Aguardando um produtor musical me “descobrir” e eu virar o novo garoto sensação do verão! Hahaha’ S2 Hahahaha’

Abraços.