Diagnóstico Capilar. Você sabe como faz?




Oi gente! Tão boas?

Você já deve ter ficado curiosa em ir naquelas máquinas que vê de pertinho a fibra capilar, ou mesmo escutar um bom profissional diagnosticar os seus fios, agora imagina então se a resposta vem assim: Seu cabelo está danificado, estragado, poroso, fraco… no mínimo você ficaria apavorada e ia sair correndo dali, e até sonharia com o cabelo todo caindo… seria normal sonhar com isso, já que faz parte do nosso inconsciente ter o cabelo saudável, nem que seja aparentemente.

Nós todas que apreciamos uma boa dica sabemos que não precisa ter uma máquina daquelas pra dizer se o cabelo esta precisando de recuperação, e nem sempre quando vamos ao salão esperamos um diagnóstico, muitas vezes você diz o que quer, ele fala o preço e pronto… E o diagnóstico fica aonde?

Então faça você: Pode observar, sentir, tocar os fios, as pontas, estabelecer uma escala com o estrago entre um procedimento e outro, entre uma química e outra, e com todas as características do seu cabelo escolher produtos, hidratações e procedimentos que beneficiem a saúde capilar.

É um diagnóstico correto? Não é uma análise aprofundada, mas você pode perceber o que vai bem no seu cabelo e assim não ficar esperando do profissional uma dica de tratamento, já que alguns não fazem disso uma regra quando a cliente deixa o salão.

Como é seu cabelo?

Liso, ondulado ou crespo: Aqui não tem muito segredo todo mundo sabe o cabelo que tem. Usar produtos adequados faz toda diferença na saúde do fio.                            

Fino, médio ou grosso: Se você fizer um comparativo com algumas pessoas, talvez descubra de imediato o que não sabia, eu fiz! Mas é fácil descobrir se ele é fino porque esse tipo de cabelo enrosca (embaraça) mais fácil com o vento além de ser mais frágil, produtos para mante-lo protegido e desembaraçado são essenciais. No comparativo entre um cabelo normal e grosso, o grosso é realmente forte e pesado, alguns até com muito volume, e mesmo assim nem sempre o cabelo é resistente, cada característica faz seu cabelo único e identificar como ele é pode trazer benefícios até na escolha do produto.

Natural, colorido ou relaxado: É sempre importante pensar em todos procedimentos que faz no cabelo, todos, coloração, ou mesmo uma selagem, tudo tem que ser informado ao seu profissional e você ficar ciente da química contida em cada produto e observar essa progressão ou os estragos que venham após cada procedimento.

Normal, seco ou oleoso: É bem fácil saber quando o cabelo é oleoso, o da minha filha por exemplo, é muito oleoso, tanto que se ela escova demais a oleosidade aparece, se passar a mão na raiz do cabelo dela, logo depois que secar do banho, vai sentir como ficam as pontas do dedo e daí é só imaginar aquele óleo todo indo para todo resto do cabelo. Ao contrário do oleoso o que falta no seco é um pouco mais de óleo, não é um bicho de sete cabeças falar assim, mas é fato! O cabelo seco tende a quebrar mais e por isso tê-lo sempre hidratado é fundamental. Cabelo normal é cabelo macio, que fica ótimo com shampoo e condicionador, normalmente os naturais é que são saudáveis dispensando grandes cuidados. Deve imaginar que alguma vez da sua vida disse: “Nossa, meus cabelos antigamente eram tão bonitos!”

                            



Com brilho ou opaco: Aqui você descobre muita coisa, como falta de hidratação, frizz, porosidade, muitos resíduos que fazem o cabelo ficar opaco, disfarçar com spray pra brilho é só para algumas ocasiões porque nem sempre funciona quando o cabelo esta bem danificado.
O cabelo pode perder o viço até com produtos inadequados, a falta de cuidados aliados com químicas frequentes, ausência de corte, escovações, altas temperaturas no fio, tudo agrava a estrutura interna e faz ele parecer uma palha. Quando descobrir o que faz mal para o cabelo, o que deixa ele sem forças, sem resistência e mais susceptível a queda vai descobrir que nem sempre da pra pintar na hora que a gente quer, nem sempre da pra trocar de cor, ou fazer procedimentos que sabe que não vai fazer bem ao seu tipo de cabelo, também vai para de jogar dinheiro fora e comprar o que seu cabelo precisa.

Beijos 

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana