Cheiro ruim da Progressiva? A técnica responde.

Cheiro ruim da Progressiva?



Oi gente, eu de novo! Não vamos citar os nomes das escovas nas perguntas e respostas, o caso é que hoje vamos solucionar o cheiro ruim da progressiva. A Adriana engenheira técnica química da Lokelani que vai responder.

Pergunta 1: Problema nas pontas

Era loira antes, escureci, cortei muito, e fiz a progressiva. - Minhas pontas, por mais que cuide, não fecham. Elas abrem, mesmo cortando, cortando e cortando. Hidrato muito, com produtos bons e de qualidade. Meu cabelo é liso na raiz, ondulado nas pontas, porém, nunca mais consegui deixa-lo ondular como era antes. Meu maior problema esta sendo as pontas, queria deixar de ser escrava de secador, mas não consigo por causa das pontas. Não uso prancha. Só quando faço cauterização e quando fiz a progressiva. Obrigada!


RESPOSTA: A solução é continuar cortando, uns 3 dedos de 2 em 2 meses. Sei que ninguém gosta de cortar porque dizemos que demorou tanto pra crescer… 

Mas, melhor cortar e o cabelo crescer bonito, saudável e íntegro do que viver com pontas espigadas e duplas. Continue usando bons produtos de hidratação. 

Aqueles que são em ampolas, para resultado de choque dão bons resultados e podem ser usados com bastante frequência até a cliente observar a melhora que ela deseja. Não tenha medo que o cabelo não se "acostuma", o que acontece é que aquela deficiência de ativo (por exemplo uma ampola de vitamina) foi sanada, ou seja, o cabelo já não tem mais falta de vitamina, talvez tenha outras deficiências, mas esta não. Aí vale alternar com outros ativos pra nunca ficar faltando nada aos fios e assim eles ficarão sempre lindos e macios!


Pergunta 2: Cheiro Ruim da Progressiva, Cheiro forte

A minha dúvida é a seguinte: quando comprei a escova, eu me interessei muito pela proposta da empresa do produto ser "natural" e não conter o formol. Na aplicação não ardeu meus olhos e cheiro não era forte, mas quando lavei meus cabelos ele ficou com um cheiro forte, estranho,que depois de seco não fica mais com um cheiro apenas quando esta molhado. Não sei se isso é normal mais tenho medo dessa escova conter algo que fosse necessário neutralizar, enfim estou com muito medo me ajude!!!

RESPOSTA: Baseando-se somente no relato da consumidora, muito provável que esta escova contenha TIOGLICOLATO DE ETANOLAMINA. 

É um componente bem mais suave, ameno, da família das conhecidas amônias e não necessita de neutralização. O cheiro com os fios úmidos é o residual de enxofre que libera desta matéria-prima, completamente normal e é verdade, não necessita de neutralização alguma, somente com a água o produto neutraliza. 

O cheiro sai naturalmente após, aproximadamente, umas 8 lavagens. 

E por ser suave pode ser aplicado em cima de qualquer química que o cabelo já tenha. Alisa de pouco em pouco em cada aplicação mas é um produto muito bacana, pois os danos pros fios são mínimos. Me refiro ao TIOGLICOLATO DE ETANOLAMINA e não ao produto informado, que não analisei e não sei o que contém, certo?! 



Pergunta 3: Cheiro ruim, cheirando leite azedo


Depois que fiz essa Plástica nos Fios, quando lavo meu cabelo ele fica fedendo leite azedo no couro cabeludo. Quando seca, o cheiro some! O que fazer? Qual produto usar pra tirar esse cheiro horrível! Obrigada. 

RESPOSTA: Leite azedo no couro cabeludo?! 

Não conheço nenhum ativo que possa ter esse odor, mas vale ficar atenta ao cheiro, deve sumir após, aproximadamente, umas 8 a 10 lavagens. Se não sumir, não deve ser o Tioglicolato e aí é melhor mesmo procurar o salão e ver com eles o que aconteceu. 

E se atente para a pergunta: o cheiro está nos fios úmidos (mais provável ser o tioglicolato de etanolamina) ou está no couro cabeludo (não sei dizer o que poderia ser)?

Pergunta 4: Pontas espigadas

Olá... boa noite! Bem, tenho o cabelo meio cacheado/ondulado e com bastante luzes, às vezes ele fica meio sem forma... Ouvi falar da plástica de fios e me interessei, dizem que além de reduzir o volume ainda hidrata, seria recomendado usar estas duas químicas? Porém tenho medo que as pontas fiquem espigadas/mastigadas, feias... O que devo fazer? Obrigada


RESPOSTA:
Excelente pergunta!!! Deve fazer um teste de mecha em primeiro lugar! 

Como esse nome de "plástica dos fios" é usado por diversas marcas e fica difícil saber o que cada marca usa de ativo, nada mais sensato que fazer um teste de mecha no salão pra ver se dará certo no cabelo e no teste de mecha a cliente pode ver como as pontas irão se comportar. 

Pergunta 5: Reconstrução


Usei Tinta 4,0 antes e depois, mas só faço retoque de raiz,e com o que sobra da tinta eu misturo com creme e passo no resto do cabelo. - Eu preciso fazer reconstrução capilar se meus cabelos não tem pontas duplas e está macio??

RESPOSTA: Cara cliente, não faça isso "misturo o que sobra da tinta no creme e passo no resto do cabelo". 

Por quê não? 

Porque sua tintura (de qualquer marca ou tipo) é alcalina - pH em torno de 9,0 - e qualquer creme é ácido - pH em torno de 4,5. 

O que acontece se misturar a tinta no creme? Podem ocorrer duas situações: 1°) diluindo a tinta no creme pode fazer o pH dela baixar e de nada vai adiantar pois no pH baixo a tinta não tinge. 2°) se o creme for bom e tiver aminoácidos e proteínas ele perde sua função, pois em pH alcalino as proteínas, vitaminas e aminoácidos são degradados, ou seja, estragam e não funcionam. Então de qualquer maneira você estará jogando dinheiro fora. 

Melhor passar toda a tinta de uma só vez e depois de enxaguar passar todo o creme de uma vez. Quanto a pergunta, se pra você os fios estão macios, com brilho e sem pontas duplas não precisa fazer mais nada. Continue cuidando como cuida que continuará com os fios em dia.


Veja que toda situação tem dois lado: você pode achar que seu cabelo está maravilhoso mas seu cabeleireiro pode achar que pode melhorar mais. 

É verdade, aos olhos de um profissional talvez seus fios poderiam ter mais brilhos, serem mais macios, estarem mais radiantes. Mas se pra você o cabelo está lindão, deixe como está. 

Caso tenha a intenção de experimentar um up grade, dê ouvidos ao seu cabeleireiro e faça a reconstrução capilar para ver se nota as melhorias que ele vai dizer que o produto trará num cabelo já bem cuidado como o seu. Cuidado com picaretas e pesquise qual produto de reconstrução vai usar (qual marca) e quais os benefícios que ele traz.


Adriana, agora até eu preciso fazer umas perguntas? Não seria a tinta com o creme um banho de brilho? Sendo assim, todos os profissionais de cabelo fazem no salão… E agora? Vou enviar minha pergunta pra técnica e vamos ver qual a resposta minha gente!

Beijos

Obrigada Adriana! Você é sempre maravilhosa!