Alisamento com guanidina, progressiva não segura tinta no cabelo? Respostas aqui.



Oi gente! Tão boas? Minha querida amiga, técnica química e uma formosura de pessoa, a Adriana ! Vamos ver qual foi o assunto da mulherada?

Pergunta 1) 

Bom, eu venho alisando meu cabelo com guanidina, porém ela só amacia o cabelo, não deixa o cabelo liso, e meu cabelo é fino e volumoso. Então eu gostaria de saber qual é o melhor alisamento pra deixar ele liso mas sem o efeito chapado.

Resposta: Para o cabelo ficar mais liso é só deixar mais tempo a guanidina em contato com os fios. Para um efeito liso chapado a guanidina também alcança, as vezes com até 2 horas de tempo de pausa dos produtos nos fios. Para ter certeza de quanto tempo tem que deixar o produto no fio para o efeito desejado faça um teste numa pequena mecha do seu cabelo e observe, cronometrando o tempo, e depois faça na cabeça toda. Outra boa opção é finalizar sua guanidina com escova progressiva que tenha o pH entre 3,0 a 5,0. Consegue alisar sem ter problema de incompatibilidade futura.

Pergunta 2) 

Olá Tudo bem? Curto bastante as suas dicas de belezas,rsrs. 
Então eu tenho uma grande dúvida tenho certeza que você pode me dar uma orientação: É o seguinte, há 3 meses relaxei o cabelo, a cabeleireira me cobrou R$130,00 meu cabelo esta na altura de ombro. No momento estou sem condições financeiras de dar novamente a mesma linha, então pensei de relaxar o cabelo com a guanidina, tem algum problema? Qual a melhor hidratação para cabelos crespos? Aguardo o retorno!

Resposta: Não tem nenhum problema, pode usar a guanidina tranquilamente. Aconselho também que seja feita com ajuda de alguém (sempre melhor do que fazer sozinha) pra que a pessoa possa te ajudar na hora de aplicar no seu cabelo todo e puxar. Tem que aplicar somente na raiz e depois do tempo necessário para soltar a raiz puxar pra parte já processada anteriormente deixando uns 5 minutos e enxaguar. Normal já que um produto é para o consumidor final comprar e o outro é para o profissional trabalhar. A melhor hidratação para seu cabelo é, com certeza, seguir a orientação do Cronograma Capilar, pois seus fios precisam ser muito hidratados pra recuperar a maciez perdida com o alisamento, precisa de proteínas e aminoácidos pra recuperar a força, brilho e estrutura e precisa de produtos diários como silicones (aqueles a base de argan são ótimos) e proteção térmica se for fazer escova ou prancha. Precisa cuidar bastante pro cabelo ficar saudável.

Pergunta 3) 

Porque depois da progressiva o cabelo fica ressecado e não fica a tinta por muito tempo?

Resposta: Pode ficar ressecado porque a progressiva é para alisar temporariamente os fios, não é pra tratar os fios como muitos profissionais insistem em vender! Pra deixar os fios sedosos, macios e gostosos de pegar tem que investir numa boa hidratação! E sobre a tinta é o seguinte: quando você pinta seus cabelos a cor fica dentro do córtex do cabelo. Qualquer molécula de cor que não penetrar no córtex vai reagir na cutícula. Perfeito: o cabelo vai estar colorido! Conforme vai lavando dia a dia, mesmo sem passar nada por cima do cabelo, só com shampoo e condicionador, a gente nota que depois de 1 mês a cor está diferente, correto? O que aconteceu? Aconteceu que as moléculas de cor que não entraram no córtex, as moléculas que reagiram na cutícula vão saindo aos poucos com as lavagens. Então qualquer coisa que a gente aplique sobre os fios depois de pintá-los faz com que essas moléculas que estão na cutícula se soltem e saiam rapidamente, dando essa impressão que o produto que passamos estragou nossa tintura. Não estragou nada, só fez com que o que sairia normalmente em uns 20 ou 30 dias saísse imediatamente. Para melhorar esse efeito e não precisar retocar a tintura, use um daqueles produtos que tonalizam os fios temporariamente, assim realça a cor e não prejudica nada. Conheço dois que são tonalizantes de verdade: os da Kert e uma máscara tonalizante da Sunshine.

Pergunta 4) 


Faço relaxamento, progressiva há 5 anos, não sei como fazer ele ficar longo, ele cresce e quebra, me indicaram botox .

Resposta: Infelizmente essa sugestão que te deram não vai resolver em nada. Pro cabelo crescer e depois pra crescer com força e resistir anos e anos na sua cabeça (pra chegar na cintura, por exemplo) primeiro de tudo tem que cortar pra tirar as pontas duplas. Cabelo com ponta dupla não cresce nunca mais. Precisa cortar pra tirar as pontas duplas. Ok, depois de cortar PRECISA CUIDAR!!!!! Pro cabelo não abrir em ponta dupla precisa mantê-lo com muito nutriente: aminoácidos e proteínas. Silicones só dão uma coladinha temporária, não resolve. Silicone é perfeito pra dar brilho e deixar os fios sedosos. Precisa usar produtos pra nutrição pelo menos 3 vezes por semana, como uma ampola power dose (ou como o nosso MIRACLE RECONSTRUCTOR, que vai ser lançado em Junho), assim seu cabelo vai ficar mais resistente e conseguir crescer. Se parar de usar o problema volta, o que dá pra fazer é aumentar o espaço entre as aplicações, indo pra 1 vez por semana e depois de 15 em 15 dias no máximo. E se observar pontas dupla corte 1 dedo mas corte. O efeito é acumulativo e a longo prazo: cuide bem do seu cabelo todo dia que vai conseguir perceber a diferença após 3 meses de tratamento e depois de 6 meses e depois pra sempre! Não relaxe no tratamento.


O cabelo, mesmo sendo uma estrutura morta, se for bem cuidado consegue permanecer muitos e muitos anos bonito. Pro cabelo ficar comprido e lindo precisa ser tratado com carinho todo dia. Igual a uma barriga tanquinho: se parar de malhar adeus gominhos! Se descuidar da dieta adeus gominhos! Com o cabelo é a mesma coisa: precisa cuidar bastante pra ver dia a dia a evolução e depois de um tempo de tratamento prolongado já se vê claramento os frutos do trabalho.

Pergunta 5) 

Eu fiz luzes e progressiva no mesmo tempo e nada pegou no meu cabelo e agoraaa o que eu faço???

Resposta: Primeiro faça as luzes e depois faça a progressiva. Se for progressiva daquelas de carbo cisteína ou ácido glioxílico melhor ter uma pausa de 15 dias entre as aplicações pra não haver incompatibilidade entre os produtos. Agora no seu cabelo, refaça um por vez e cuide bem dos fios depois.

Adriana essa ultima pergunta me intrigou bastante… Muitas meninas me perguntam sobre o que fazer primeiro, e sempre indico a progressiva e depois uma tonalização, porque muitos profissionais não falam os ativos que usam, e normalmente depois de 1 semana estão todas com o cabelo desbotado. Acho que vou querer saber mais sobre esse assunto. Topa? Para a semana que vem?

Beijos