Dicas para o Cronograma Capilar.

 

Oi gente! Tão boas?

Eu quero trazer sempre uma novidade no Blog sobre Cronograma Capilar, produtos, tabelas diferentes e cabelos diferentes (Leia aqui sobre Cronograma.).

Pra que fazer?

O que devemos entender é que o cabelo com química e colorações sucessivas perde a força, a vitalidade e muitas proteínas que o cabelo normalmente possui, para esse cabelo, seguir um cronograma e disciplina-lo com os produtos certos na hora certa, irá contribuir para saúde do fio, restaurando a parte danificada e mantendo o brilho e a vitalidade nele. Esse é o principal motivo de se fazer um cronograma, recuperar, fortalecer e manter o cabelo saudável.

A compra de produtos.

Se muitas amigas estavam “perdidas” em como começar o cronograma, imagina a dúvida sobre os produtos que deve utilizar nas fases do tratamento!!! Uns hidratam, outros nutrem e nem todos que reconstroem fazem isso mesmo…

Pior foi saber pela Téc. Química (leia aqui) que nem todas as empresas colocam seus ativos em ordem crescente nos rótulos dos produtos… Não tem como fazer a averiguação de cada um deles se não existe uma lei que faça isso, só ia render matéria atrás de matéria e empresa atrás de empresa, é melhor confiarmos na marca e ter certeza da qualidade que estamos comprando, e da responsabilidade que eles tem com o consumidor.

Se quiser fazer o tratamento vai ter que disciplinar o modo de uso dos produtos, e não pense que tudo vai dar certo, eu fiz meu primeiro cronograma e não deu!! Tive que refazer a tabela e mudar os produtos para, talvez, obter uma resposta positiva… Estou com os produtos certos? Não da pra saber, a medida que for usando é que vou perceber como meu cabelo esta reagindo ao tratamento.

Não saiam alucinadas comprando tudo que é produto, primeiro veja os que tem em casa, separe os produtos cada um na sua categoria (hidratantes, nutritivos e reconstrutores).

Vou separar algumas dicas para cada fase:


Hidratação:


Que mascara capilar usar? (hidratações potentes)

  • Muitos potes que protegem a cor, que são anti-queda e fortalecem são hidratantes para os fios, não tem erro em achar eles no supermercado ou lojas e perfumarias;
  • Eles tem vitaminas E, B5, A, pantenol, são os populares de mercado, potões que temos fácil acesso;
  • Você pode usar o Bepantol na sua hidratação 1 vez na semana, ele é pura vitamina, beneficie seu cabelo com este produto porque vale a pena.


Nutrição:


Como saber se a mascara tem todos aqueles ativos, vegetais? Aloe? Jojoba, Coco, óleo? (Indicações de produtos)

  • Bom, eu amo essa fase e meu cabelo fica lindo, porque tudo que meu cabelo perdeu quando joguei a tinta nele, aqui ele vai ter de volta boa parte do que ele precisa: nutrientes;
  • Diferenciar esta mascara é fácil, já começa que na maioria das vezes elas são um pouco mais caras do que a hidratante, porque tem muitos ativos e esses ativos como óleo, saem mais caros para a empresa, isso em mascaras realmente potentes. O óleo nutre o cabelo ressecado com o que ele não tem mais… A manteiga nas composições também da ao cabelo ressecado e danificado a fonte de rejuvenescimento;
  • Agora, não tem mascara nutritiva e não esta podendo gastar, fácil, compre uma ampola com alto poder de nutrição para usar junto com sua mascara de hidratação, tem da Alfaparf, Alta Moda, Belo Fio, Acquaflora, óleo de argan, etc.
  • Mas não jogue nada desses produtos dentro do pote, primeiro porque você vai usar a mascara de hidratação e se jogar nela além de mudar suas proteínas ainda pode neutralizar esses ativos porque cada produto tem uma dose de conservação, por isso, quando for nutrir pegue um pote separe a quantia da mascara que for usar, separe uma ampola (não jogue muitas ali que seu cabelo vai pesar) e sim, nutra seu cabelo.

Reconstrução:


Minha mascara é forte reconstrutora? (Indicações de produtos)

  • Não da pra saber, só usando mesmo, por isso procure marcas que conhece a qualidade e já usou, isso inicialmente, antes de ir testando tudo que vê pela frente;
  • Mascara reconstrutora tem queratina, e outros aminoácidos importantes para o fio, vai ter que dosar, reconstrua o fio do cabelo a cada 15 dias, é o suficiente se disciplinar seu cabelo hidratando e nutrindo antes;
  • Deixe para usar queratina só no dia que for reconstruir, algumas vezes o cabelo fica tão perfeito que vai querer fazer de novo, não faça! A queratina em excesso quebra o cabelo, enrijece, e deixa opaco. Dose. Use na medida certa e seu cabelo sempre vai ficar lindo!
  • Não tem mascara reconstrutora, você pode comprar as ampolas liquidas de queratina, elas funcionam muito bem, (já usei e contei aqui e aqui) tem leave-in de queratina, é também uma opção na hora de reconstruir (já usei esse) mas não abuse, não coloque produto demais no fio somente o que ele necessita.
Quem não tem química e nadica de nada mas quer fazer o tratamento, pode, hidrata e nutre e sempre use leave-in, vai ter sempre o cabelo saudável.

Só você vai saber como o cabelo vai reagir, observe como o cabelo fica nas três fases do tratamento, e saiba distinguir quando ele só precisa ser hidratado.

Leia aqui o que a Mandi fala sobre Hidratar, nutrir e reconstruir.

Beijos.