Cheiro ruim da progressiva sai com tonalizante sem amônia?

Cheiro ruim da progressiva


Oi gente! Tão boas? Hoje é dia de tirar duvidas das leitoras sobre progressivas, é sobre Cheiro ruim da progressiva.

Vale avisar que todas as respostas são dadas por uma Técnica Química da empresa Lokelani, Adriana P. Freitas, o post não é feito a base de “achismo”, eu não acho nada e não conheço de composição química, por isso busquei o profissional para responder as leitoras no blog.


Independente da marca que você usa (pode colocar no formulário) ela vai te responder a real, informando o que precisa saber. E vamos as dúvidas:

Pergunta 1) 

Meus cabelos são muito finos,poderia dar outra progressiva e qual?

Resposta: Sim, pode fazer progressiva. Procure pela Escova Marroquina Lokelani, que não deixa os fios pesados.

Pergunta 2) 

Fiz a progressiva inteligente - No dia da progressiva faço coloração. Faço progressiva há quase 7 anos respeitando um intervalo de 5 meses entre uma escova e outra. Já usei várias marcas. De todas que eu já fiz essa “ultima” parece ser a que mais fixa nos fios, e, confesso, se não fosse por causa dos 5cm que dá aquela arrepiadinha "básica" depois da escova normal só na raíz, eu esperaria mais mais 2 meses para voltar a fazer ( o cabelo está intacto). Não uso secador nem prancha nos cabelos no dia-a-dia e sou adepta da terapia co-wash há 2 anos (aquela em que a gente usa condicionador "liberado" no lugar do shampoo, e usa somente 1x por semana shampoo normal). PERGUNTA- 1) Essa progressiva tem algo diferente na fórmula em relação as outras similares? 2) É verdade que fazer coloração ou luzes no dia da progressiva é melhor porque ajuda a abrir mais as escama e a penetração do produto da escovas? 3) É verdade que reconstrução antes de progressiva tem que ser feita no máximo 15 dias antes? Parabéns pelo blog e sucesso!! 

Resposta: A progressiva (ultima que fez) diz na sua rotulagem que tem acrilatos na sua composição, eu pessoalmente não conheço essa escova pra dizer o que poderia ter diferente das demais, mas sabemos que é de cabelo pra cabelo essa diferenciação pois duas das que citou eu conheço e são ótimas, super bem aceitas no mercado e vendem muito. Cada tipo de cabelo se adapta melhor a um tipo de formulação diferente. Não tem relação em fazer as luzes ou coloração no mesmo dia da progressiva não; pelo contrário, se a progressiva utilizada tiver um pH extremamente ácido e for a base de ácido glioxílico, carbo cisteína ou cisteína NÃO é aconselhável fazer no mesmo dia que a coloração porque pode emborrachar o fio. A progressiva sempre fica melhor por cima das luzes para que o pH alcalino das tinturas não minimize o resultado liso das progressivas. A reconstrução deve ser feita sim com intervalo de alguns dias da progressiva, porque ambos vão dar um tratamento diferente ao cabelo. Algumas progressivas dão uma tratada na parte externa do fio com brilho, maciez e balanço mas não é a mesma coisa de se fazer realmente uma reconstrução que vai conseguir tratar o cabelo desde o córtex, por isso tem que dar um intervalo entre os procedimentos, senão um vai mascarar o outro.

Pergunta 3) 

Eu estou tirando a tinta vermelha do cabelo já faz um ano mais ele ainda esta alaranjado, fiz a progressiva tem 4 meses quero saber se posso continuar fazendo a progressiva mesmo eu descolorindo para tirar a cor laranja do cabelo.

Resposta: Sim pode continuar fazendo sua progressiva. A progressiva só age na parte externa do fio e não interfere em nada na cor que está na córtex.

Pergunta 4) 

Eu quero saber se da pra fazer escova progressiva e passar a chapinha pra fazer cachos?

Resposta: Não vai ficar nem liso e nem cacheado. A progressiva só consegue deixar o cabelo liso porque você tem que passar a prancha mais de 10 vezes em cada mecha, sempre alinhando o fio pra liso, e é esse calor que faz o fio ficar liso. Se fizer progressiva e não pranchar não vai ficar liso. A mesma coisa se fizer progressiva e fizer cachos. Você não vai conseguir fazer mais de 10 aplicações de prancha na mecha seguindo a mesma curva perfeita e mesmo se fizesse o fio não iria memorizar o cacho por muito tempo. Pra cachear um cabelo liso faça o procedimento com tioglicolato de amônia.


Pergunta 5) 

Olá, eu gostaria de saber qual é a composição química de uma escova. Ela alisou meu cabelo mas não tem formol… e também não é uma química limpa. Ela vai saindo no banho… E outra pergunta: ela é compatível com tioglicolato?? Então, dessa vez fui retocar a raiz com outro profissional e ele se recusou a fazer porque meu cabelo não passou no teste. Então eu fiz novamente a anterior citada, porque a raiz estava bem crescida. Será que permaneço com essa de vez ou volto pro tioglicolato?? 

Resposta: Pra saber a composição deste produto só olhando no rótulo ou ligando no SAC da empresa para pedir mais informações. Pra saber se é compatível ou não é desse jeito mesmo que o cabeleireiro fez: com teste de mecha. Se não passou no teste não é compatível mesmo ou o seu cabelo está muitíssimo fragilizado e não resistiu. Agora como não passou no teste de mecha veja com o seu cabeleireiro a melhor saída para seu cabelo continuar liso, pois nesse momento pode não ser aconselhável voltar para o tioglicolato.

Pergunta 6) 

Meu cabelo esta grosso e feio, estou com vontade de hidratar. Tenho gasto muito ido a salão e o cabelo não fica bonito, por isso resolvi fazer em casa pois não estou vendo um resultado melhor. Meu cabelo esta sem movimento e só fica bonito no dia no salão, dias depois fica feio. E da última vez foi pior. Devo relaxar com guanidina antes da progressiva. E passar a hidratar bem ou hidratar e fazer só a progressiva até ele se fortalecer mais.

Resposta: Precisa relaxar antes da progressiva. Por que elas não querem fazer mais o relaxamento? Precisa relaxar e depois aplicar a progressiva pra ficar liso senão fica desse jeito mesmo que está relatando. Tente fazer o relaxamento em casa com produto de perfumaria e vá ao salão fazer a progressiva por cima, no mesmo dia ou no dia seguinte. Tratar é bom pro fio: vai deixar o cabelo macio, com brilho, mas não é falta de hidratação que está fazendo ele ficar feio no dia seguinte pós salão, o problema é que está faltando o relaxamento antes da progressiva.

Pergunta 7) 

Pode fazer luzes depois de relaxamento?

Resposta: Depende do tipo de relaxamento que foi feito e depende da resistência do seu cabelo. Se o cabelo estiver íntegro e foi usado hidróxido dá pra fazer umas luzes com água oxigenada de no máximo 10 volumes. Se foi feito com tioglicolato dá pra usar água oxigenada até 30 volumes mas de qualquer forma precisa fazer teste de mecha antes pra ver se o fio vai aguentar. Não faça nada antes de fazer o teste de mecha. Caso o cabelo não aguente invista em tratamento pesado antes, pra reconstruir o fio e fortalecer a fibra a ponto dela passar no teste de mecha. Para isso use o Deep Miracle Reconstructor Lokelani.

Pergunta 8) 

Olá querida! Após o procedimento e por ate um mês ha um cheiro muito ruim que é exalado do meu cabelo toda vez que suo ou quando tomo banho sem lavar a cabeça (mas esta fica úmida). Enfim, o calor e umidade fazem surgir este cheiro muito forte e terrivelmente desagradável. Passa dentro de um mês como eu disse, mas ate lá e insuportável. Minha cabeleireira disse que ninguém mais reclama disso, mas duas amigas fizeram e sentiram o mesmo. Li na net que isso e uma reação da química que só acontece em alguns cabelos e que pode ser corrigido se apos a selagem for jogado um tonalizante sem amônia da cor do próprio cabelo. Confere? Ha mesmo um modo de não ficar com esse cheiro? Não queria deixar a marca porque acho o resultado realmente bom. Obrigado, Ana.

Resposta: Precisa ver com o fabricante qual é o princípio ativo desta selagem. Se for tioglicolato é normal o cheiro ficar mesmo e só é perceptível nos fios úmidos e pode durar até umas 10 lavagens. Se for este o problema não sai o cheiro mesmo fazendo tonalização do fio. Veja com o SAC do produto se eles indicam alguma coisa pra sair o cheiro que te incomoda. Caso o SAC diga que não existe isso de cheiro ruim pós progressiva pode ser que seja uma reação específica de cabelo pra cabelo. O ideal é verificar com o fabricante.



Pergunta 9) 

Faz 4 meses que estou sem fazer qualquer tipo de química nos cabelos, meu objetivo é trocar de química e como usava guanidina sei que ela não é compatível com outras químicas. Já ouvi várias indicações sobre o tioglicolato. Minha dúvida: a desmineralização capilar serve para tirar resíduo de química do cabelo? Minha raiz esta natural, porém as pontas contem ainda química então não sei se para meu caso a desmineralização ajuda .

Resposta: Não, a desmineralização não vai ser suficiente para que o cabelo com guanidina receba tioglicolato. Procure um ótimo profissional e faça o tioglicolato somente na parte da raiz que não tem guanidina, protegendo bem a parte anteriormente alisada e vá cortando aos poucos para tirar toda a parte de guanidina dos fios.

Pergunta 10 ) 

Tenho formol no cabelo posso usar defrisagem de cisteina?

Resposta: Espere no mínimo umas 15 lavagens entre a última aplicação da progressiva com formol e a desfrisagem com cisteína. Se o cabelo estiver danificado, quebradiço, ressecado demais, previna-se fazendo um teste de mecha antes para ter certeza que não haverá problema.

Obrigada pela ajuda com as leitoras Adriana!
Beijos

Este conteúdo é original de PnC - Teve a colaboração da técnica química Adriana Freitas

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana