Oi gente! Tudo bem com vocês? Todos os dias eu respondo aqui no blog a muitas dúvidas sobre coloração. São dicas de como eu fiz o meu tom, o que a pessoa pode fazer na raiz e, principalmente, como retirar uma coloração indesejada do cabelo. E a bola da vez para resolver esse problema é o famoso DekapColor!
Recentemente, conheci a Cibele nos comentários aqui do blog. Ela estava com uma dúvida cruel sobre esse removedor de coloração. Como eu ainda não tinha testado o produto pessoalmente na época, confesso que estava meio "em cima do muro" para indicar de olhos fechados. Mas a querida foi lá, comprou, testou em casa, aprovou o resultado e veio correndo me contar a sua experiência!
Como vocês sabem que toda experiência real vira dica valiosa por aqui, chamei a Cibele para contar detalhadamente como foi o teste. Conta tudo, Ci!
Como Mudar a Cor dos Cabelos sem Mechas ou Decapagem Tradicional
Olá, meninas! A nossa querida amiga Lucy Viana me cedeu este espaço incrível no blog para compartilhar com vocês a experiência real que tive com o DekapColor da Yamá.
Este produto promete remover a tinta escura ou tons indesejados dos fios sem precisar descolorir. Antes de arriscar, pesquisei bastante na internet em diversos sites, blogs e assisti a vários vídeos para ter certeza de que ele realmente não agredia a fibra capilar.
Como o DekapColor funciona no fio?
O grande diferencial é que o DekapColor não contém amônia, água oxigenada ou agentes descolorantes. Ele atua limpando exclusivamente os pigmentos artificiais das colorações que você deseja eliminar. Vale lembrar: em cabelos virgens, ele não altera a cor de forma alguma.
Para quem tingiu os cabelos de vermelho ou ruivo acaju e não quer aplicar tinta preta por cima para cobrir os vestígios, o DekapColor remove essa pigmentação avermelhada, preparando o fio para receber a nova nuance. Quem usa coloração preta ou castanho escuro há muito tempo também consegue retirar o acúmulo de pigmento, mas o sucesso vai depender do número de aplicações e da saturação do fio.
Passo a Passo: Como aplicar o DekapColor em casa
O kit vem com dois fluidos que devem ser misturados rigorosamente na proporção de 1 para 1, utilizando o medidor plástico incluso na embalagem.
Atenção às regras do fabricante: O produto só pode ser aplicado no máximo 2 vezes no mesmo dia, deixando agir por 30 minutos em cada aplicação (totalizando 60 minutos). Se você precisar de mais sessões para remover totalmente o pigmento escuro, é obrigatório aguardar um intervalo de 7 dias para a próxima aplicação.
Como eu queria apenas uniformizar o tom para retirar o excesso de tinta escura, fiz as 2 aplicações permitidas no mesmo dia. Antes de começar, meu cabelo estava assim:
Dica de ouro: Antes de começar, eu cortei cerca de 4 dedos de comprimento para eliminar as pontas antigas que estavam extremamente saturadas de química escura. Esse corte inicial ajuda muito no rendimento do produto!
Produtos indispensáveis para o pós-tratamento
Após retirar a química, é essencial repor a hidratação do fio. Estes foram os aliados que usei na minha rotina:
- Shampoo Antirresíduos Keragen (Kert): Usei para remover completamente o aspecto oleoso do DekapColor entre as aplicações. Achei ele extremamente potente (limpa até demais e deixa o fio seco), por isso prefiro o de Maçã da Ecologie para as próximas vezes.
- Linha Exxa Color Protector (Salon Line): Usei o shampoo e a máscara para cabelos tingidos. Gostei muito da emoliência e do brilho que devolveram aos fios.
- Ampola 3 Minutos Milagrosos (Pantene): Um clássico que não vivo sem! Deixa o cabelo extremamente macio e sedoso imediatamente após o enxágue.
- Mousse Defrizante Tutano com Queratina (Soft Hair): Meu protetor térmico oficial contra o calor do secador, além de ter excelente ação antifrizz.
- Óleo de Argan (Avon Advance Techniques): Perfeito para selar as pontas e finalizar após a escova lisa.
- Keraton Banho de Brilho Coco Queimado (Kert): Como eu não queria aplicar tinta com amônia logo em seguida, usei esse tonalizante hidratante sem oxidantes (que a Lucy sempre indica no blog) para dar o tom marrom brilhante.
Resultado: O DekapColor clareia mesmo?
Confiram abaixo as fotos com o resultado da primeira aplicação do produto:
Como vocês podem notar, a diferença na abertura do tom foi nítida! Porém, a parte de baixo do meu cabelo ainda exibia bastante acúmulo de pigmento escuro. Para a segunda aplicação, adotei uma estratégia: apliquei o produto apenas da metade para baixo, evitando clarear excessivamente o topo da cabeça.
Deixei agir por mais 30 minutos, lavei duas vezes com o shampoo antirresíduos para garantir a remoção total, fiz a pausa de 5 minutos com a máscara Exxa e finalizei com a ampola Pantene no chuveiro. Em seguida, com os fios úmidos, apliquei o Keraton Coco Queimado, deixei agir por 30 minutos e enxaguei apenas com água corrente. Vejam o resultado final após a escova:
Fotos do cabelo finalizado (Luz interna com flash vs No Sol)
Fiquei extremamente satisfeita com o resultado! Consegui alcançar o meu objetivo principal, que era uniformizar a cor por completo sem precisar descolorir. Como o Keraton desbota em cerca de 8 lavagens, pretendo usar o DekapColor mais uma ou duas vezes no próximo intervalo para clarear ainda mais e, quem sabe, aplicar uma coloração definitiva em tom 7.7 ou 7.74.
Veredito: Vale a pena comprar o DekapColor?
O produto está super aprovado e recomendado! O valor médio do kit gira entre R$ 31,00 e R$ 40,00 nas principais lojas de cosméticos e farmácias da internet. Para quem deseja fazer uma transição de cor de forma segura e sem sofrer com o ressecamento extremo de uma descoloração tradicional, essa é a melhor alternativa de mercado.
• Aplique sempre em locais bem arejados (o cheiro de enxofre é forte);
• Peça ajuda a alguém para fazer a aplicação de forma homogênea nas mechas;
• Uso contraindicado para menores de 16 anos;
• Se o fio estiver saudável, a quebra ou queda durante o enxágue é inexistente;
• Nunca ultrapasse o limite de 2 aplicações por dia, respeitando a pausa de 7 dias antes da próxima sessão.
Espero que tenham gostado da dica, meninas! Um super beijo e muito obrigada à Lucy Viana pelo espaço!
Cibele Lima.
