Vários Tipos de Condicionadores de Cabelo e suas funcionalidades.

Proteção Térmica
Vários Tipos de Condicionadores de Cabelo e suas funcionalidades.


Oi gente! Tão boas? Quando tem novidade na área eu acho muito legal deixar vocês todas atualizadas, é a forma da explicação, conceito e ideias que muitas vezes se diferem das nossas, mas devem ser merecidamente compartilhadas pelo talento técnico do autor.

Na Revista de Cosmético online, Dr Valcinir (Tricologista) fala sobre o condicionamento do cabelo.

Segundo o especialista, condicionar é promover desembaraço, melhorar a penteabilidade, doar brilho e aspecto bonito, isso é claramente observado pelas próprias cutículas ao toque de cabelo.

O condicionador agrega ativos de qualidade ao produto, além de desembaraçar fornece aos cabelos as qualidades perdidas, veja esse trecho: “O condicionador é uma substância espessa que reveste a cutícula do cabelo, fornecendo à haste as qualidades perdidas.”

O autor mostra que condicionadores e cremes de pentear não são somente produtos para desembaraçar o fio, entre seus ingredientes contem fortes hidratante além de reconstrutores com grande papel e desempenho no cabelo quanto a sua funcionalidade.

Ainda na composição o autor mostra que proteínas hidrolisadas contidas nos condicionadores garantem o papel de reforçar a estrutura do cabelo com a reticulação de polímeros. Já quando produtos são desembaraçantes somente, como o Creme Rinse, acabam por modificar a superfície do cabelo usando o pH acido para o alinhamento do fio.
Os condicionadores tradicionais são pesados e espessos, com teor elevado de agentes tensoativos capazes de ligar-se à estrutura do cabelo e colar às escamas da superfície do cabelo em conjunto. Esses produtos são geralmente aplicados ao cabelo e deixados neste por um longo tempo. Os tensoativos são baseados em longas cadeias alifáticas lineares semelhantes a ácidos graxos saturados. Suas moléculas têm tendência para cristalizar facilmente, dando viscosidade mais elevada ao condicionador, e tendem a formar camadas mais espessas na superfície do cabelo.
Condicionadores leave in são mais finos e têm diferentes tensoativos. Eles baseiam-se em cadeias insaturadas, que são dobradas e não lineares. Essa forma os torna menos propensos a cristalizar, fazendo uma mistura mais leve, menos viscosa e fornecendo uma camada mais fina de condicionador ao cabelo.
O autor fala sobre o desempenho do acidificante no fio, que na verdade é um regulador de acidez no cabelo, mantendo o pH a 3,5.

Protetores térmicos que também condicionam a superfície do fio são diferentes dos condicionadores comuns pois tem polímeros de absorção de calor, o que protege na hora da alta temperatura na fibra.

Os óleos que também condicionam o fio, forte em ácidos graxos, deixa sim o cabelo mais flexível e maleável, e são ótimos para cabelos porosos e ressecados.

O protetor solar presente em alguns condicionantes como creme de pentear e condicionador servem para proteger o cabelo do desbotamento da cor, não são iguais aos protetores usados na pele.
(Dr. Valcinir é tricologista e colunista da Revista  http://www.cosmeticsonline.com.br)

O Dr. fala em condicionadores de uma maneira geral, todo aquele que desembaraça e promove a boa penteabilidade no cabelo.

Condicionadores de cabelo não são somente seladores após o shampoo, mesmo que não faça um tratamento completo e íntegro como a mascara capilar, agregam ativos importantes para vários danos no cabelo, assim se logo após um tratamento com mascara capilar utilizar tanto um condicionador como um creme de pentear os benefícios serão dobrados, além da proteção, tratamento completo.

Beijos

Este conteúdo é original de PNC: Vários Tipos de Condicionadores de Cabelo e suas funcionalidades.

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana