SIM ou NÃO? Progressivas, alisamentos e Chapinha.


SIM ou NÃO? Progressivas, alisamentos e Chapinha.

Oi gente! Tão boas?bTem tanta coisa sobre progressivas e alisamentos que geram dúvidas, que nem sabemos na onde esta a verdade!


E não tem essa de procurar “idoneidade” no assunto, quando vai pesquisar sempre aponta a dúvida, se é merchan ou a verdade ta ali exposta mesmo, eu que só entendo o que as amigas químicas me falam no blog fico mais “à deriva” com o que as leitoras reclamam… então vai entender a coisa toda!!!

Juntei um pouco disso tudo, pra tirar algumas de nossa dúvidas sobre algumas coisas desses procedimentos:


“Mão na Massa”


  • NÃO ( não fale de todos por um apenas): A maioria dos profissionais NÃO usam formol com os produtos que tem, mas… uma parte deles, vai de acordo com o que a cliente pede: “coloca formol!”. Não é curioso, é real;
  • SIM (teste de mechas): Exija a manipulação do produto na sua frente para o teste de mecha.
  • SIM (hidratação antes do procedimento): Hidratar os fios antes diminui os danos do procedimento.
  • NÃO (não é normal coçar, queimar, etc., no teste de mecha):Na hora do teste de mecha o cabelo não pode, mudar de cor, queimar ou cair, e quebrar também. A resistência para o procedimento você vera no teste junto ao profissional;

“Progressivas e Alisamentos”

  • SIM (muda a estrutura): Alisar o cabelo significa “quebrar” de forma temporária ou permanente as ligações químicas que mantem a estrutura do fio em sua forma original. (Não é só hidratação, mesmo!);
  • SIM (conservante): A concentração permitida pela ANVISA 0,2% de formol tem função apenas conservante na escova progressiva.
  • NÃO ( alisamento não encapa o fio): Hidróxido de sódio e guanidina são os alisantes mais potentes e indicados a cabelos afro-étnicos. O alisante penetra no córtex, altera definitivamente a forma dos cabelos, sendo preciso retoque só na raiz.
  • SIM (alisantes também causam alergias): Também podem causar coceira, queimaduras e cicatrizes no couro cabeludo.
  • SIM (não pode lavar os fios): Para evitar irritações no couro cabeludo não lave a cabeça 24 horas ANTES de aplicar o alisante.
  • SIM (progressiva reduz volume): Alisa fios ondulados e reduz volume dos crespos e armados, pode durar até três meses dependendo das lavagens.

Chapinha


  • SIM (modifica a estrutura temporariamente, sem química): Considerados alisamentos “físicos”: a chapinha também atua sobre a fibra proteíca da fibra capilar (composta por queratina), e são essas proteínas que “moldam” o formato do seu cabelo, em suma, sua estrutura;
  • SIM (a prancha altera estrutura do fio): Fios molhados sofrem uma queda das ligações químicas da queratina, permitindo a abertura temporária da estrutura da fibra, com a desidratação rápida pelo secador, o cabelo se mantem liso. Já a aplicação da prancha quente molda as células da cutícula como se “achatasse” paralelamente à haste.

Toda informação é sempre válida, tanto para quem faz o procedimento, quanto para quem tem dúvidas sobre fazer ou não!

Beijos
Fonte: Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana