27 novembro 2014

Critica do Livro “Mentes Consumistas”

Livro Mentes Consumistas

Oi gente! Tão Boas? Tive que fazer uma resenha de 15 páginas pra faculdade sobre esse livro da escritora Ana Beatriz, e claro que tem tudo a ver com consumismo e com o que a Dra. aborda no livro sobre seus pacientes. Achei legal colocar a crítica do livro “Mentes Consumistas”  já que nem tudo eu concordei, e quero compartilhar com vocês!

Sobre a autora:

ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA- Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Honorius Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Escritora, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação, sobre variados temas do comportamento humano.

Análise Critica e Conclusões:

A autora trás a realidade nua e crua, exatamente como ela é, porém, aponta situações como se o sonhar, o imaginar, não passasse de desejos e vontades consumistas.

O embasamento do livro fora feito, além de outras literaturas, sobres problemas cognitivos do cérebro em resposta a compulsão de seus próprios pacientes, dessa maneira a Dra. Ana Beatriz peca por não tirar da realidade sua tese e expor a “doença” de maneira clara, a impressão é que só há consumismo em tudo que se deseja e não obstante sobre suas sensações de felicidade.

Repetitivamente a autora aborda o marketing como o verdadeiro vilão da história, onde sequestra mentes de criancinhas e não participa da vida de uma pessoa de outra maneira que não seja a de criar compulsão por comprar coisas e mais coisas. Porém, muito bem colocado pela Dra. Ana Beatriz sua admiração pelos estrategistas em marketing, sobre conhecer o comportamento humano, há uma conclusão sobre esse fato comportamental que a Dra. usa como se nada mais há em propagandas a não ser a vontade de roubar sonhos e mentes, que vazias, não trarão felicidade.

Como pode a autora falar de felicidade quando aponta no texto diversos fatos contraditórios em que primeiro a felicidade é o caminho… em outras, a felicidade é as compras, e parece o livro todo que somente por meio disto estaremos felizes.

Consequentemente ficamos felizes pela escritora apontar a causa real de tais compulsões, tecnicamente falando, sobre medicina e as partes do cérebro que pecam no assunto.

Porém, de maneira nenhuma aparece uma saída para simples mortais com o olhar da autora, a vida seria um grande vazio, já que deveríamos nos abdicar de tvs, pc, sons, imagens e também de palavras contenciosas…

A Dra. Ana Beatriz, que já fez seu marketing boca a boca através do que prega, esquece que também somos humanos e que sonhos e desejos fazem parte sim de sons, anúncios,  tvs, pcs, ruas, cantos, porque não necessariamente seriamos um bando de robôs fazendo tudo que nos mandam… hoje, não mais! Podemos ter todo o apelo do marketing de forma prazerosa uma vez que temos a informação a um clique e não mais sobre determinação de educadores.

Não somos mais enganados por ninguém, e viver e ser feliz faz parte do marketing da nova era que não só joga produtos e coisas às compras, mas trás-nos à tona de comportamentos investigativos, aonde temos a sensação boa da arte do anuncio e saímos dele ilesos e sem problemas psicológicos, traumáticos.

Para refletir!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meninas, recentemente o Blog passou a usar um cadeado na sua url o que confere mais segurança para o Blog. Por conta disso o sistema de comentários mudou, e ficou mais fácil para todas!
Qualquer dúvida só chamar!
Beijos
Lucy Viana