Diluir shampoo com agua, da certo?

Diluir shampoo com agua

Oi gente! Tão boas? Já viram essa dica de diluir shampoo com agua pra ficar mais suave? Eu fiz depois de algumas indicações e é sobre isso que quero contar pra vocês.

A ideia já existe há bastante tempo, em geral, para cacheadas que acabavam sofrendo mais com surfactantes (componentes do shampoo), e por isso, diluir shampoo com agua poderia deixa-los mais suaves. 

Como a maioria dos surfactantes são mais agressivos na limpeza, mais do que repõem em nutrientes, diluir o shampoo era mais vantajoso com a presença de óleos vegetais ou essenciais nessa mistura, então basicamente o shampoo ficava suave pelo pH que era modificado com a mistura com a agua e com acréscimo de óleos.

Verdade!

A verdade é que shampoo pode sim ocasionar um desgaste na fibra capilar pela sua detergência. É por conta disso que as empresas investem em ativos benéficos ao fio dentro do shampoo, para equilibrar essa lavagem e assim repor o que for removido, o problema é que não é na mesma proporção de concentração, porém podemos sentir os benefícios da lavagem.


Esse negócio de misturas é muito complexo entende? 

Primeiro pela mistura de pH  (nas terras gringas eles colocam até vinagre ), a composição é modificada em tudo. 

E ainda não se esqueçam que shampoos já tem água para equilibrar os ingredientes e são grossos por outros componentes que já vimos aqui no blog, contado pela química Camila. Enfim que a coisa toda fica suave é fato, a limpeza de fato pode ser melhor apreciada com seus ingredientes “trevosos” diluída, porém o benefício dos ativos… não são os mesmos.

Mas quis fazer a coisa toda porque uma leitora disse que não tinha nada sobre o assunto aqui no blog, e que pra ela não havia dado certo!

Como fiz a limpeza com shampoo diluído em água pra ficar suave?

  1. Em vez de acrescentar “óleos” ao shampoo diluído, fiz uma umectação com óleo cosmético, aqueles mesmos que usamos para finalizar o cabelo e deixei 30 minutos no fio antes da lavagem;
  2. Na hora da lavagem dilui um pouco de shampoo, quantidade que usaria normalmente, à agua para que ficasse mais liquido.
  3. Fiz a mesma coisa com o condicionador, também dilui à agua para que essa limpeza toda fosse suave ao fio com danos.

Experiência própria sobre diluir shampoo com agua

Diluir shampoo com aguaNa experiência a coisa não foi lá essas coisas. O óleo cosmético pra umectação não é tão bom quanto os óleos vegetais pela presença de silicones, mas fiz como indicaram, umectação pré-lavagem, 30 minutos com cabelos ensebados nas pontas.

O shampoo misturado e jogado no cabelo todo fez muita espuma mesmo, talvez seus ingredientes tenham perdido a força como o próprio pH e nessa lavagem “suave” não teve alinhamento, condicionamento e nem tratamento, mesmo considerando o óleo anteriormente como umectação o que ganhei foi um cabelo opaco, seboso e cheio, muito cheio de frizz quando estava seco, mesmo usando condicionador após a lavagem.
Não importa o tipo de cabelo, talvez os produtos pela sua composição, mas a questão de misturar shampoo somente com agua também não deu certo pra mim não!!!!
Essa lavagem suave não é tão boa assim para determinados cabelos, como danificados, quimicamente modificados, finos, e ralos e porosos como o meu, devo considerar um post pela química né meninas? Mas eu testei essa dica sem consulta como qualquer um faria vendo dicas na net.

Troca de Shampoo!!

Troca de shampoo se acha que o seu ta a “treva” no cabelo! Simplesmente porque shampoos são feitos para determinados cabelos, na maioria danificados, e tem-se testes de experiência e observação com os produtos. Eu prezo a inovação da tecnologia em cosméticos simples e puramente, sem hipocrisia.

Se não gosta dos sulfatos, use os produtos sem esses ativos, ou com os surfactantes mais suaves, a química também falou disso aqui, tem vários tipos no mercado, alguns são incrivelmente maravilhosos, como esse aqui Essensity da Schwarzkopf. 

De outro modo as cacheadas podem aderir a limpeza com condicionadores (Noo Poo) como já foi falado aqui no blog. Os produtos não contem determinadas substâncias e podem ser diluídos para melhor aproveitamento da limpeza condicionante nos fios cacheados.

Cabelos com química e porosos vão sentir muito essa “suavidade”, porque mesmo que os surfactantes fiquem mais “amenos”, não vai ter o que espera de um shampoo  alinhamento, maciez, limpeza e “tratamento”.

Se o shampoo diluído em agua deu certo pra vocês, não deixem de relatar, isso é troca de experiência.

Beijos
    Este conteúdo é original de PnC