Receita do Bicarbonato para o Cabelo

bicarbonato para o cabeloOi gente! Tão boas? Nessa semana que passou fiz algumas experiências com o cabelo da Flávia antes de pintar de ruivo novamente.

Queria tentar abrir mais a cor do cabelo sem ter que descolorir, resolvemos fazer algumas receitas pra ver até quanto de tom conseguiríamos abrir na cor do cabelo, então testei nela a receita do bicarbonato para o cabelo.


O Bicarbonato foi uma dica que minha amiga Simone contou aqui no Blog, leia.

Porquê usar Bicarbonato?


Antes de qualquer desejo ou vontade de usar, saiba que bicarbonato de sódio é um sal. E assim como qualquer outra receita caseira tanto pode trazer benefícios quanto malefícios para alguns tipos de cabelos.

O bicarbonato é muito utilizado pelas cacheadas nas terras gringas, para uma limpeza eficaz nos cabelos.

O pH do bicarbonato gira em torno de 8,6 a 9 da escala, o que faz dele, um produto com a mesma intensidade que uma coloração por exemplo… super alcalina!!

Dessa maneira você sabe e identifica que o bicarbonato não agirá como um antirresíduo comum, porque nenhum produto de limpeza profunda no mercado chega a tanto na escala de pH, como falamos, podendo simplesmente ser comparado há uma tintura que tem seu pH nessa faixa, 9, 10 e até 11!!


A limpeza com Bicarbonato é para todas? 

Não meninas, não é!

Se perceber no sites de fora do Brasil as cacheadas não tinham nada de química e ainda assim, ressaltou-se sobre essa limpeza no cabelo e a “deformação” nos cachos, assim, mesmo para cacheadas não é algo que se faça sempre, todos os dias.

Então mesmo que seja eficaz para um limpeza de resíduos, não deve ser utilizada por cabelos alisados, com químicas de progressivas, redutores, etc, por vários fatores já apontados como o pH e sua própria composição.

Cabelos danificados podem usar? 


O problema dessa limpeza é que não tem nada repondo nutrientes nessa “higienização” entende? O shampoo aliado é dissolvido em “sal”, basicamente é isso!

Ou seja, tu vai passar no cabelo danificado a ponto de remover bastantes sujidades e resíduos e não vai nutrir o cabelo essencialmente como os próprios shampoos fazem (quando utilizados sozinhos) tendo aliado outros ativos.

E nessa receita não estamos testando o bicarbonato com nenhum vitamina ou ampolas, até porque qualquer outro produto de base ácida, junto nessa mistura, vai alterar a eficácia da limpeza por conta da mistura de pH.

Então serve pra quem?

  • Quem usou um tonalizante recentemente e não ficou legal pode tentar a limpeza com essa mistura;
  • Quem tem Henna pode remover progressivamente com essa mistura, mas tem que ter paciência que não é na primeira aplicação que sai;
  • Quem esta com o cabelo ensebado de finalizadores vai ser ótimo essa limpeza no fio;
  • Quem tem o cabelo com oleosidade pode testar a receita, mas não pode fazer dela seu “carro-chefe”;
  • Quem errou no matizador pode tentar a receita pra remover o pigmento superficial do cabelo.

Passo a Passo



Gente no vídeo eu fiz a mistura pela segunda vez, porque a quantidade que coloquei pra minha filha usar foi muito pequena. O cabelo dela é grosso, volumoso e médio, foi preciso 4 colheres de sobremesa e 2 de bicarbonato, isso contando tudo.

Mas o resultado da limpeza no cabelo é muito relativa... na Flávia que estava com coloração de algumas semanas basicamente não mexeu muita coisa, mas limpou bem o cabelo "grudado" na raiz.

De certa forma age somente nos casos onde os produtos não penetraram na cutícula do cabelo, como os tonalizantes, em tintura não muda nada.

Mesmo sendo forte a limpeza com esse pH, o bicarbonato não "rouba" a hidratação do cabelo e você percebe isso na secagem, como o cabelo ainda fica soltinho e hidratado.

Parece meio contraditório, mas é isso, uma lavagem que o cabelo fica meio duro e depois soltinho e não parece nada judiado.

Mas também tenho um truque pra isso e depois da lavagem com bicarbonato passo um produto Low Poo. Por isso deixei o Light Poo ali, porque não interfere no resultado da limpeza e auxilia ao cabelo equilibrar novamente o pH.

Não esqueça que a limpeza exige tratamento. Use máscara bem nutritiva e reparadora depois, vai sentir outro cabelo!

Beijos
Bom fim de semana!

Tem mais dica dessa aqui:

>>>Clareando o cabelo com bicabornato
>>>5 Formas de limpar a cor do cabelo
>>>No-Loo Pow
>>>Da pra clarear cabelo escuro com tinta

 

Este conteúdo é original de PnC


Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana