Água Oxigenada Pra que Serve?

Água Oxigenada Pra que serve


Oi gente! Tão boas? Eu tô tentando ajudar vocês com essa coisa só nossa de ficar pintando o cabelo em casa sabe? Uma hora sai bonito, noutra a raiz fica laranja, e tem gente que fala que foi o tempo, e tem gente que fala que foi a água oxigenada, e no fim das contas é o fundo de clareamento, então,  quem sabe o que significa o peróxido de hidrogênio na nossa cabeça. A Água Oxigenada pra que serve?


Chamei a querida Adriana da Lokelani, que já ajudou muito a gente com as dúvidas das progressivas e manja dos paranauê que a gente faz no cabelo!


E também chamei o profissional Arillson Christino que também manja da farofa que a gente faz no cabelo.


A matéria Água Oxigenada Pra que serve - segue com as respostas deles ok meninas.

Boraaa aprender!

Como chegar ao tom “branco” na descoloração com ox de 30 vol?

👉Química Adriana - O meu cabelo na última vez ficou champanhe mas poderia ter ido pro branco ou pro cinza. Ele fez assim comigo: passou água oxigenada de 30 e deixou agir 40 minutos. Enxaguou e fez a mesma coisa de novo. Sim, de novo, na sequência. Não quebra o cabelo, não arrebenta o fio, precisa ir fazendo o teste de mecha claro, mas se o cabelo estiver saudável ele aguenta. Fica show. Depois basta matizar da cor desejada. Pra ficar sempre 100% branco, cabeça inteira, precisa fazer de 15 em 15 dias no máximo, senão fica marcado a cor.

👉Hairstylist Arillson- Isso vai depender da cor natural do cabelo , cor cosmética que está , mas, consegue chegar fazendo limpeza de cor nos fios;

Água Oxigenada Pra que serve? de 40 ou de 30?

👉Química Adriana -Eu recomendo usar sempre água oxigenada de 30 mesmo porque o de 40 volumes, se for mal utilizado é mais fácil quebrar o fio.

No meu cabelo quando estava na cor natural ainda, beleza usar ox de 40, depois após a primeira descoloração ele limpava sempre com água oxigenada 20. Sim, mesmo com o cabelo já descolorido, quando eu retornava depois de 2 meses ele passava de novo a OX 20 em toda a extensão, pra cor ficar uniforme depois de matizado. E não quebrava o fio.

👉Hairstylist Arillson- Sim, a água oxigenada de 40 volumes chegará mais rápido , porém o dano na fibra capilar será maior, o de 30 volumes será um pouco mais lento e não agredirá tanto.

Como saber se estou usando a água oxigenada certa?

Água Oxigenada Pra que serve

👉Química Adriana - Quando é de caixinha o kit já vem certinho, mas na real depende da necessidade.

Se a  gente usar a tinta 12 por exemplo, seria melhor usar a OX 30 ou 40 volumes porque precisa limpar bem as moléculas de cor que existem no fio para o pigmento da tintura se fazer ser visível na cor que está na caixinha. Se usar uma água oxigenada 10 ou 20 volumes não vai dar o resultado esperado.

Agora se usar uma tinta abaixo de 7 e passar com OX acima de 20 volumes vai estar meio que desperdiçando o ativo (o peróxido de hidrogênio) que não se faz necessário em tanta concentração para fazer o pigmento da tinta 7 abrir e aparecer como a foto da caixa.

Seria esse o princípio. Mas isso não impede que você use a OX 40 volumes com sua tinta 6.46, o máximo que vai acontecer é ficar numa tonalidade diferente da foto da caixa, mas não arrebenta cabelo, nem quebra. Ah não ser que o fio já esteja danificado e frágil.

👉Hairstylist Arillson- O correto é usar coloração :

Tonalizantes = emulsão

  • 1 à 3 = 10 volumes 
  • 4 à 7=  20 volumes
  • 8 à 9= 30 volumes
  • 10 à 12= 40 volumes

Mas o melhor é consultar um especialista , para nada dar de errado.

Tem diferença emulsão e água oxigenada?

👉Química Adriana - Quimicamente falando não tem não. É a mesma coisa, uma só mais fraca que a outra pela porcentagem.

👉Hairstylist Arillson- Emulsão é usada para tonalizantes e a porcentagem de peroxido de Hidrogênio é baixa, menor que 3%. E água oxigenada em coloração é 10 volumes é 3%, 20 volumes é 6%,30 volumes é 9% e 40 volumes é 12%.
 

É possível manter o loiro com ox de 10 nos retoques?

👉Química Adriana -Só se a cor base já for extremamente clara, senão não dá não.

👉Hairstylist Arillson- Não.


A água oxigenada de 10 vol abre o tom ou fica alaranjado?

👉Química Adriana - A OX 10 volumes eu não usaria no cabelo platinado nem pra puxar mechas porque não vai abrir nada.

👉Hairstylist Arillson-  Sim , o Ox de 10 volumes abrirá 1 tom , portanto ficará alaranjado.

Como saber como fica o cabelo escuro com OX de 30 vol?

👉Química Adriana - Só com o teste de mecha mesmo.

👉Hairstylist Arillson- Vai depender da cor natural,  se for castanho escuro ficará vermelho alaranjado,  e ser louro escuro  laranja, depende muito do pigmento natural ou artificial.

O que fazer se o descolorante e a ox de 30 deixou o cabelo alaranjado?

👉Química Adriana - Precisa descolorir de novo. O fundo natural pode vir do vermelho ou do verde, por isso que cada cabelo fica de uma cor quando descolore e mesmo usando a mesma tintura ficam diferentes, porque cada pessoa tem a sua cor de fundo, que é revelada quando faz a descoloração.

Se não ficou da cor que queria precisa repetir. Se estiver fragilizado ou danificado aí precisa mesmo cuidar antes de fazer novamente, mas geralmente dá pra enxaguar e já aplicar na sequência, acontece que a maioria tem muito medo de fazer isso e não faz. Mas se for feito por um profissional que entende, dá certo.

Então sempre aconselho fazer o questionário, o cliente assina, ele faz os testes de mecha e pronto, fica resguardado caso tenha algum problema.

👉Hairstylist Arillson- Caso  aconteça, que a maioria das vezes vai acontecer, é melhor repetir aplicação dos mesmos : uma dica é não lavar os cabelos, limpar com uma toalha úmida o excesso do produto e reaplicar até chegar no tom desejado para neutralizar .

Gente é sério, me tiraram muitas dúvidas, e espero que tenha ajudado vocês também.


Quero agradecer a técnica química  Adriana e o hairstylist Arillson pela disponibilidade em ajudar o blog com dicas, e as respostas que tanto precisamos!

Este conteúdo é original de PnC - Teve a colaboração de profissionais de salão de beleza e técnico químico.😎😉

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana