Testei Shampoo com Hidróxido

Shampoo com Hidróxido

Oi gente! Tão Boas? Testei shampoo com hidróxido, quer dizer, não foi um só foram vários, pera deixa eu ver o que tenho aqui:


>>>Óleo Extraordinário
>>>Dove Reconstrução
>>>Tresemmé Perfeitamente Desarrumados
 

O Boato 


Meninas seguinte. Correu um boato de que o Shampoo com Hidróxido traria mil malefícios para os fios, e até detonaria um cabelo descolorido por conta da incompatibilidade do hidróxido com a amônia utilizada na descoloração. Porém isso não é verdade!

Pera… Incompatibilidade do shampoo com uma descoloração? Já deu pra entender que tem “angu” nessa muvuca toda né? Afinal que cabelo descolorido não é lavado com shampoo?

Os Fatos - Shampoo com Hidróxido 


Meninas, todos (quase todos) shampoos tem esse elemento “Sodium hydroxide” que funciona como um equilibrador de pH. 

Faz-se presente em muitos produtos de mercado por conta da sua função relevante na composição. Assim, significa que a dosagem tida nos produtos é propícia ao que se destina (equilibrar o pH) e claro que não traria problemas ao cabelo!

Mas pra deixar a coisa toda mais clara possível, eu trouxe a química pra falar desse assunto. Porque nós não entendemos de química e nem vamos ficar olhando a composição de tudo que a gente compra, mas também queremos saber que fuá todo é esse com Hidróxido de sódio que não acaba nunca!
 

A Técnica Química que Manja dos Paranauê

 
O hidróxido de sódio é um sólido branco, inodoro, vendido sob controle da Polícia Civil, Polícia Federal e Exército Brasileiro, (pra ver como é sério a aquisição e manuseio), é um componente totalmente regulamentado pela Anvisa, permite o Grau 1 nos cosméticos, tem a função de acertar o pH e é geralmente utilizado em shampoos e géis capilares!!!! Só isso gente!!! E sempre é utilizado assim, em torno de 0,1 a 0,5% ou seja, bem pouquinho!

Se o cabelo ferveu ou esquentou no momento da descoloração é porque existe internamente no fio algum composto que é incompatível com a descoloração, como henê, como a química hidróxido de sódio ou hidróxido de guanidina ou hidróxido de lítio. Mas o de sódio é só pra pH e tem quantidade ínfima nos shampoos.


A conclusão 


Gente lembrei aqui do que a química disse numa matéria sobre a parafina liquida. 

Ela disse que nas máscaras capilares a dosagem não tem problema nenhum, é composto que agrega resistência aos cabelos frágeis e não acumula a ponto de um shampoo comum não remover. Mas ela também disse que se essa parafina tiver num óleo de argan, e passar a chapinha então o cabelo poderia queimar. 

O que é fácil de entender é que dependendo da composição e concentração dos ativos nos produtos eles assumem funções diferentes. Ou seja, máscara com parafina tudo bem, leave-in e óleo não.

Outra coisa sobre concentração é a coisa do formol, que quando era utilizado em altas concentrações tipo 7% alisava o cabelo, mas com a dosagem colocada pela ANVISA 0.2% não tem a função de alisar na química somente de ser um conservante;

E sem contar que as gigantes marcas de mercado não colocariam em risco o grande publico. Pensa somente que o marketing pesquisa o público que vai comprar aquele determinado shampoo no mercado, e eles sabem que sendo um produto BBB qualquer característica e tipo de cabelo acaba usando o tal shampoo. Isso é feito uma pesquisa minuciosa do publico alvo, e estes grandes empreendedores não colocariam em risco o seu público por quaisquer química que sejam utilizado no cabelo.

É mito.

A concentração de hidróxido de sódio em alguns shampoos não derrete, não queima cabelos descoloridos, só funciona para equilibrar o pH.

Beijos
Boa semana meninas!


Este conteúdo é original de PnC - Teve a colaboração da Técnica Química Adriana Freitas da Lokelani

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana