Loja Online–Como Confiar no Comércio Eletrônico?

Loja Online

Oi gente! Tão Boas? Você já comprou na internet em alguma Loja Online? Há uns 8 anos essa compra ainda era questionável, e o que indicávamos era procurar no site “Reclame aqui” alguma informação negativa sobre a loja.

Imagina né gente?


De lá pra cá muita coisa mudou, e acredito que muita coisa ainda vai mudar, até por isso resolvi pregar a matéria sobre loja online aqui no Blog.

E não tô pensando em fazer cartilha não!!! E nem ensinar a ninguém o que muitas já sabem, mas alertar para algumas lojas e promoções é fundamental para o Blog, até porque eu sou consumidora também. O que quero pra mim, quero pra vocês!


Reconhecimento de Mercado - Magazines

Já tinha post explicando como “reconhecer” a veracidade das informações. Quando tinha né? Porque foi há poucos anos que isso ficou regulamentado!

Antes de qualquer indicação de loja, antes mesmo de se quer entrar numa dessas pra olhar, procuro o produto ali no google meninas.

Vocês não usam o Google Shopping?


Eu prefiro usar este mecanismo de busca quando o produto é específico de loja física, e quero comparar entre vários magazines a diferença de preço, frete e prazo de entrega.

Sabendo o preço na loja física e online fica bem mais fácil adequar essa compra na medida que eu tô precisando entende?

O reconhecimento do mercado eletrônico que já tem ponto físico é bem mais fácil né meninas? Não tem dúvidas porque já conhece a loja e a marca e só precisa conceituar a parte boa de comprar ou não pela internet.

(nesse post tem anúncio do google meninas)




Como Escolher uma OUTRA loja online

Credibilidade e confiança é uma coisa que leva tempo. Ainda mais sendo loja online! Especialmente, o que vocês precisam saber é que o site que vende produtos e serviços deve:


  • Ter um atendimento receptivo direto com o consumidor, online ou via SAC de atendimento;
  • Todo site contém telefone e endereço físico, cidade e como chegar;
  • Deve ter CNPJ que é possível verificar o status da situação cadastral direito no site da Receita Federal;
  • A informação deve ser objetiva sobre os produtos e serviços. Isso significa que para um produto de cabelo deve conter a quantidade, o tamanho, pra quem e para quê serve e os cuidados. Inclusive se o produto tiver restrição isso deve ser apontado imediatamente na descrição assim como também quando grávidas e gestantes não podem usar!

Não importa que blogueira ou amiga que indicou, não importa quem falou pra você comprar naquela loja. Se desconfiar de algo, tem que pesquisar a fundo.

Daí se achar que tem molho demais nesse angu então pode entrar no cadastro de reclamações do Procon e vasculhar mais informações por lá!


A segurança da Loja Online

Loja Online
Atualmente as lojas online tem um esquema montado de segurança de dados do comprador. Isso inclui senha e outros dados, inclusive de email.

Pra ficar claro, é dever do fornecedor de produtos e serviços proteger os dados pessoais e quaisquer outras informações, não podendo divulga-los ou repassa-los a terceiros sobre qualquer tipo de influência, salvo quando autorizado pelo consumidor.


E quando vocês vão colocando os emails em vários lugares de download etc, daí já não é a mesma coisa, não há uma troca de serviço, nem compra de produto, você voluntariamente colocou seu email em troca de alguma coisa por isso, não reclamem da chuva de emails de promoções e “treinamentos” que recebem!

Formas de Pagamento

Outra coisa importante:

A loja online tem que oferecer mais de uma forma de pagamento e não somente o cartão de crédito!

Aliás, falando em cartão de crédito, segue a dica da Nath!!



As compras onlines também podem ser canceladas no prazo contado de 7 dias.


Cuidado porque todas essas informações normalmente se encontram no “FAQ” da loja, onde são respondidas as dúvidas mais frequentes sobre compras e serviços.

Também existe vários selos de qualidade e segurança para as lojas online e isso está bem explicito na internet.

Como disse se tiver dúvidas deve ver tudo mais a fundo. Pesquise!


Não seja persuadida e nem enganada por ninguém


  1. Não use a mesma senha pra tudo, não sincronize no sistemas as lojas com o resto do seu trabalho;
  2. Use senhas numéricas com letras maiúsculas e minúsculas;
  3. Não confie em gentileza quando essa te pede sua senha;
  4. Elimine todos aqueles emaisl que te enganam pelo “assunto” (Banco, Correio, Delegacia, Oficial, Policia, Fotos no Whatssp, etc.) tudo é usado para tentar pegar seus dados, não clique em nenhum link, mesmo que seja da loja ou de um assunto que conhece.
  5. Tenha dois emails, um somente para compras e outro de uso pessoal. Assim é muito mais fácil pegar os enganadores.


Esse assunto não terminou, amanhã vamos falar das zicas na internet e nas compras.

Fontes uteis:

Este conteúdo é original de PnC