Cabelo Elástico por causa da Tinta. Isso Acontece?

Cabelo Elástico por causa da Tinta

Oi gente! Tão boas? Eu faço colorações no meu cabelo já faz anos. Já até coloquei aqui, que faço tinta sobre tinta, e estou há anos sem descolorir. O fato é que a tinta sobre tinta, consecutivamente, com oxidantes altos pode sim deixar o cabelo elástico por causa da tinta.


É uma realidade pra quem é loira e colore o cabelo todo mês. Pode ver o cabelo ficando mais frágil, mesmo sem ter passado por uma descoloração. Pode ver o cabelo mais frágil nas pontas por conta da tintura, e resíduos que ficam nos fios, e nas extremidades. Também é realidade que os danos da tintura aliado ao oxidante podem levar cabelos a quebrar.

Não é a tinta que quebra

Não é a tinta e já foi feito um post sobre isso aqui no blog. A tinta não tem esse poder químico de partir o fio ao meio e nem mesmo de provocar uma queda, salvo razões de feridas e outros problemas no couro cabeludo.
Mas num estado de couro cabeludo e cabelo saudável a tintura não é tão prejudicial assim.



Alcalinidade e Acidez

O cabelo é um tecido morto. Vamos de novo no mesmo fato, de que o cabelo não aguenta tanta coisa que fazemos nele.

Considerando quem faz progressivas, o cabelo é submetido constantemente a alcalinidade da tinta, e acidez da progressiva, e assim vai por meses e meses a fio. Um cabelo mal preparado não aguenta muita coisa, fica frágil mesmo usando só superclareadoras.

E quando acontece o cabelo elástico por causa da tinta?

Não acontece pra todas essa elasticidade, é sutil, em alguns fios.

Mas pode perceber mesmo quando ainda esta com a mistura da tinta na cabeça. É nas pontas que isso acontece mais. Não são todos os fios,  e o cabelo não é totalmente desestabilizado ou emborrachado.

Algumas partes do fio se enfraquecem e vão perdendo o “glamour” na composição do cabelo todo.


O que usar para evitar o cabelo elástico por causa da tinta?

Cabelo Elástico por causa da Tinta

É possível sim usar um ingrediente, para que isso alie-se a tinta, e assim evite essa elasticidade desnecessária no fio. São produtinhos que temos em casa e que não interferem no pigmento, salvo itens que já tem pigmentos.

Banho de Brilho

O banho de brilho nada mais é que a mistura da tinta com creme. Se esta em fase de retoque de cor, sem alterar a raiz é uma opção bem viável, especialmente se utilizar semi permanentes, o cabelo ganha cor e não vai sentir o ressecamento natural causado pela tintura.

Tem banho de brilho suave aqui;

Keraton

Já misturei o Keraton Prata na tintura, é super saudável, porque além do pigmento você trata o cabelo com seus componentes. E pega viu? Pega bem e ameniza os danos da tinta;

Keraton com tintura.

Óleo de coco

Sabia que o óleo de coco não perde suas propriedades quando misturado?
Claro que não pode abusar porque o cabelo enseba e você fica 3 dias lavando pra sair.

Pegue algumas gotinhas, ou 1/2 colherzinha de café, junto à tintura vão fazer diferença, ou somente aplique nas pontas, depois me conta o que achou!

Óleo de Argan Cosmético

Para algumas meninas isso é um poço de silicone. Pra mim isso é proteção, impermeabilização das agressões externas, e prevenção do desbotamento.

Não fico sem óleo de argan, jamais! E uso todos os dias. Para um cabelo que já é um tecido morto, proteger e prevenir de desbotar é praticamente indispensável. E na tinta funciona também, e você sente isso até na hora de lavar a tintura. Eu uso antes nas pontas e também já usei com óleo de argan misturado na tintura.

Queratina

Não coloco a queratina na mistura da tinta. Não mais, mas já fiz isso também. Hoje eu prefiro aplicar a queratina na parte mais seca do cabelo, secar, e depois fazer a aplicação.

Ajuda na resistência e para evitar o cabelo elástico por causa da tinta.


O que fazer para não acontecer novamente?

É normal pra quem já é loira somente comprar a caixinha de tinta e pintar tudo.
É normal, e a maioria das mulheres fazem isso, mas, tem coisas que evitam que aconteça o cabelo elástico por causa da tinta:


  1. Faça somente a raiz com água oxigenada de 40 volumes e no comprimento utilize ox de 20 ou 10;
  2. Se não quer comprar dois oxidantes diferentes, então, deixe somente 5 minutos no comprimento;
  3. Também pode umedecer o fio no comprimento para que as cutículas fiquem mais maleáveis no acréscimo da tinta;
  4. Fique mais de 40 dias sem pintar o cabelo, tente aumentar o prazo entre uma tintura e outra;
  5. Escureça a raiz e apenas matize o comprimento. É isso que eu faço quando o cabelo pede trégua.

Já aconteceu com vocês meninas?

Me contem!
Beijos

Este conteúdo é original de PnC