É normal Cabelo quebrar após coloração?

É normal Cabelo quebrar após coloração
É normal Cabelo quebrar após coloração?

Oi gente! Tão boas? Tem algumas dúvidas sobre químicas que não foram totalmente resolvidas, e quanto maior nosso esclarecimento sobre isso melhor identificar aonde aconteceu e porque veio a ocorrer esse problema no cabelo: É normal Cabelo quebrar após coloração?


Uma certeza todas temos que ter: Cabelos não quebram a toa!

O maior problema de quebra esta no cabelo “já” danificado:

  1. Poroso;
  2. Elástico;
  3. Falta de tratamento;
  4. Fios extremamente ressecados;
  5. Incompatibilidade Química.


Quando o cabelo já tem algum tipo de dano, (e não somente nas pontas) qualquer química utilizada “pode” quebrar o fio de diferentes maneiras, por exemplo:


  1. Se o cabelo estiver poroso e fizer coloração todo mês sem tratamento correto, quebra nas pontas;
  2. Se esta elástico e usar coloração permanente, também quebra;
  3. Fios extremamente ressecado quando usa coloração com oxidantes alto como aqueles de 30 e 40 volumes pode quebrar partes dos fios nas pontas;
  4. Incompatibilidade de químicas quebra o cabelo no topo da cabeça, ou aonde foi aplicado a química por cima da outra;


O fato é normal Cabelo quebrar após coloração porque a tintura de cabelo tem pH alcalino (pH alcalino é acima de 9 sendo que nosso cabelo tem em média pH 5). 

O oxidante também tem pH diferenciado depende da marca, em outras palavras essa mistura da coloração tintura + oxidante abre a cutícula para que o pigmento fixe e esse procedimento no cabelo, com qualquer dos danos citados, leva o cabelo a quebra.



Como não ter o cabelo quebrado por tintura?


Pausa meninas, no mínimo de 30 dias. Somente a pausa entre as colorações e tratamento semanal garante fios fortes para a próxima tintura!!!

Progressiva, alisamento e quebra é pra outro post né?

É normal Cabelo quebrar após coloração
É normal Cabelo quebrar após coloração?

Quando ele para de quebrar?


Inicialmente abstinência de colorações permanentes, com oxidantes, amônia, e de ações mecânicas com alta temperatura e depois tratamento dos danos já contidos e muita emoliência.

Saiba mais aqui:

Não é do dia pra noite que para de quebrar, é preciso lavagem diferenciada, com produtos mais suaves, shampoos de pH baixo pra fazer essa limpeza com mais cuidado em fios já danosos.

O tratamento não é só a base de óleos. Precisa de muita hidratação pra reverter a secura do fio com produtos que mantem a umidade natural do cabelo hidratando, selando e protegendo a cutícula da quebra. A queratina nas mascaras reconstrutoras são aliadas para tratar os fios que já estavam danificados, aqui entra a diferenciação entre produtos, onde existe muitos produtos reconstrutores que são condicionadores e resolvem parte do problema da estrutura da fibra progressivamente e sem o risco de quebra pela queratina.

Entenda mais aqui sobre as reconstruções.

Embora a alta temperatura não seja totalmente a causa da quebra, esse tipo de procedimento feito diariamente com cabelos danificados e porosos pode sim quebrar o fio por extra ressecamento, geralmente isso acontece nas pontas aonde os danos são maiores.

Rendeu a quebra hoje né?

Beijos