Qual a Diferença entre Cauterização e Selagem?

Cauterização e Selagem

Oi gente! Tão boas? Fui questionada sobre isso e fiquei surpresa. Não sabia que cauterização e selagem geravam dúvidas. Cauterização não tem nada a ver com selagem. Uma coisa é tratamento e outra é química.


Eu sei que tem profissional que chama a selagem de tratamento mas não é. 

Desde o início, de todas essas coisas de progressivas que foram chegando no mercado, com o tempo, foram surgindo outras nomenclaturas para os procedimentos. Era mais atrativo e charmoso para as clientes. Tudo marketing. Uma forma de dizer "olha aqui tem um procedimento que outro ali não tem" e no fim das contas era tudo a mesma coisa. 

O que precisam saber é que propaganda engana mesmo, se não engana diretamente, te faz interpreta-la de outro jeito. 

Selagem era química.

Isso já foi discutido por profissional e tirado as dúvidas sobre a selagem ser uma química aqui no blog.



Mesmo sabendo que a selagem apareceu no mercado como uma progressiva disfarçada de “fraca”, hoje, tem procedimentos de tratamento capilar que usam essa nomenclatura “selagem” para mostrar ao cliente que o cabelo é selado com chapinha durante o procedimento, em outras palavras, uma cauterização.


Se é ou não é química não da pra saber de imediato, por vários fatores:


  1. Pelo preço;
  2. Porque “podem” misturar algo pra tirar o volume;
  3. Porque alguns profissionais não identificam os produtos que usam.



Da pra saber se é cauterização ou selagem?

Se usam a mesma nomenclatura para tratamento e química não tem outra forma de saber a não ser perguntando. Por isso, é indispensável que tenha confiança no profissional, e no salão de beleza que frequenta. Nessa hora de dúvida a palavra dele é que vai ter valor pra você.
Outra coisa, nenhum tratamento dura 1, 2 ou 3 meses. Se tiver essa durabilidade é química, ou ativo químico misturado com algum produto.
Nosso cabelo é tecido morto, deve ser reparado constantemente.

Mesmo com os melhores produtos e mesmo após uma cauterização e queratinização ainda vai precisar de tratamento, porque sofremos com agressões externas, ações mecânicas e mesmo tempo e idade. O cabelo sempre vai precisar ser reparado.




Não quero Química!

Já contei que tem profissional que usa redutor de volume em cacheada só pra reduzir o volume no momento, e poder escovar o cabelo? Em vista disto, eu desacredito de tudo.

E falo pra vocês, sejam claros, tenham objetividade na escolha do procedimento e demonstrem o quanto não desejam químicas no seu cabelo. 

Também pode ir no salão que tem credibilidade e transparência e só falar que quer o cabelo selado e sem química.

A selagem, quando tratamento, pode ser um tratamento como a cauterização e outros ativo aliados à queratina, ou pode ser uma progressiva.

Vai ter que avisar o profissional o que quer, e se deseja a química ou não no seu cabelo e ele entenderá o recado.

A verdade nessas dúvidas é que muitas vezes queremos a coisa mais fácil, tipo, só ir no profissional, sentar na cadeira e pronto. Quando levantar da cadeira está tudo resolvido. Agora, quando não sabemos o que estão fazendo, a dúvida é outra: porque não fiz em casa?


É a mesma coisa?

Cauterização e selagem podem ser feitos do mesmo jeito quando é um tratamento.

A cauterização, todas sabem, é um tratamento que usa a queratina e depois é selado com chapinha; 

Veja aqui 5 receitas de cauterização;

A “selagem” ou outra nomenclatura que usarem para fazer um tratamento de selagem devem ser discriminados.

Assim como sabemos que a cauterização é feito com a queratina líquida, não terá problema algum do profissional falar como é feito o selamento no cabelo.

É isso. Podem contar se já passaram por isso meninas!
Beijos


Este conteúdo é original de PnC