Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como faço meu Cronograma Capilar (Nova Tabela)




Oi gente! Tão boas?

Depois de tantas colorações e produtinhos testados acho que esta mais que na hora de começar meu cronograma capilar.

Quem me iniciou nessa nova fase de restauração do fio e tratamento intensivo foi a querida Michelli, e foi aí que me interessei, principalmente porque vivo testando produtos para cabelo e com ela posso comprar o produto pra testar sem pagar o preço do pote inteiro, e foi assim conversando sobre produtos que falamos sobre Cronograma, tem muita coisa sobre isso que eu não sabia e que a Michelli tem me explicado com a maior paciência do mundo já que sou cheia de dúvidas e perguntei de tudo pra ela.

Vamos começar pelo começo!

Cronograma capilar é uma forma de tratamento de cabelo que vai durar o tempo determinado por você e que leva quase 1 mês para completar um ciclo

Enquanto fazer o cronograma deve evitar fazer química como progressivas e colorações, deixe estas quimicas para a ultima semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido.

Pra dar inicio tem que primeiro entender um pouco do que seu cabelo precisa (veja Diagnóstico Capilar), depois vamos precisar de produtos para as fases do cronograma, produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores

Também vai ter que conhecer os produtos que você tem em casa (nem tudo que se fala na embalagem é o que o produto faz), e vai ter que descobrir o que eles podem fazer por você, por exemplo, nem toda mascara com keratina ou creatina faz reconstrução vamos precisar testar alguns produtos pra saber como eles reagem no seu fio e assim definir a melhor fase que ele entra...

Perguntei para a ANVISA se a composição dos produtos cosméticos vem em ordem decrescente no rótulo, e vou deixar a resposta aqui para quem precisa conferir isso: Resposta ANVISA.

Agora sim, vamos ao nosso cronograma :

Hidratação, que é a  reposição hídrica, aqui vamos repor a agua perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes, isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes.

Ingredientes das mascaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc.

Nutrição, reposição lipídica, aqui uma mascara comum pode virar nutritiva com óleo de argan, ou simplesmente ser nutritiva e reparadora com creatina na fórmula. Normalmente as mascaras com muito nutrientes, como óleos, manteigas e ceramidas são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação, tem maior durabilidade no fio, controle do frizz e peso na medida certa.

Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, trigo, seda, aveia, etc.. ceramidas, óleo de coco, óleo de semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, creatina e até cisteina!

Reconstrução, reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo ainda precisa, se esta com muito frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, e investir no tratamento reconstrutor certo para o fio.

Ingredientes importantes: Queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno. 

A reconstrução pode ser acrescida de queratina liquida, ou ampolas de queratina junto a sua mascara ou após o shampoo conforme for o uso dela pelo fabricante, a reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.

Mas temos muitas maneiras de reconstruir fortemente um fio extremamente danificado, com cauterização, queratinização, Blindagem...

Reparar o cabelo como um todo:

As pontas dos cabelos, se ressecados, com pontas duplas e sem vida, devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real,  deixa-las nutridas durante o tratamento é essencial e indispensável.

A limpeza a cada 15 dias com anti-resíduo é essencial e dará mais força no tratamento para o novo ciclo.

A sequência de produtos utilizados durante a semana, será um dia de lavagem e um dia não, (no meu caso) vi outros cronogramas que as meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios, assim na sequência de lavagem na semana fará seu ciclo de acordo com o que seu cabelo precisa.

As tinturas, banhos de brilho e matizações vou deixar pra fazer sempre após a hidratação e antes da reconstrução.

 Como vou fazer o meu cronograma: (Nova Tabela)

1º Ciclo:

1ªsemana: H,N, Reparação-nutritiva
2ªsemana: H,N, Reconstrói
3ªsemana: H,N, Reparação-nutritiva

  
Seg
Ter Qua Qui Sex Sab Dom
H - H - N - Repara
H - H -
N
- Reconstrói
H - H - N - término 

Dicas:
  • O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;
  • Como lavo o cabelo um dia sim e outro não, vou usar os produtos restauradores 1 vez na semana, após o desamarelador, que são as ampolas e tratamento de choque;
  • As hidratações devem seguir no tempo que manda o fabricante, mas vou fazer minha sequência de hidratações com 3 minutos da mascara no banho com touca laminada e nas hidratações usar os desamareladores;
  • Não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que queira, pode usar só shampoo e condicionador hidratantes ou nutritivos, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente;
  • Pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir,  é opcional;
  • Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores;
  • Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas;
  • Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, ou de argan como fiz.
Bom… a Michelli me explicou que é preciso abolir os produtos que fazem mal aos fios como: óleo mineral e parafinas (petrolatos) … Isso normalmente para os cabelos cacheados e que já faz uso de produtos sem surfactantes.

Por isso logo que puder, vamos entender um pouco dos componentes quando eu mandar minha pergunta pra técnica química que colabora aqui no blog, trouxe algumas duvidas tirada com a técnica química aqui, leiam.

Toda semana vou colocar os produtos que tenho iniciado meu cronograma e também outras opções no mercado de fácil acesso para nós.

Veja mais dicas aqui sobre os produtos a serem utilizados.

Beijos
 

Voltar ao Topo da Página