Espessantes, sulfatos MAIS suaves nos shampoos.


Oi gente! Tão boas?  Sabia que teve uma feira de beleza e estética para mostrar novidades e lançamentos em matéria-prima, serviços, fragrâncias, tecnologias, embalagens, qualidade etc., em cosméticos?


A FEC Cosmetique aconteceu no mês passado, e a história que ouvi por aí em alguns sites, é que se tem uma procura muito grande por cosméticos mais naturais e orgânicos hoje em dia, em base disso, fui lá perguntar a uma amiga, o que significa os sulfatos, sal e qual a diferença se tratando dos shampoos, já que sozinhas acabamos não entendendo nada do assunto!

Saiba Mais: Os dois lados do shampoo sem sulfato;

Procurei a Camila, técnica química da K-Pro pra tirar algumas dúvidas sobre os shampoos, sulfatos e detergência:

E o Cloreto de Sódio o que faz no cabelo? Quais componentes químicos pode-se utilizar no lugar do sal?

Cloreto de sódio : Sal de cozinha (NaCl), é usado para engrossar o produto, mas há controversas e pesquisas sendo realizadas sobre isso. É um agente de baixo custo, mas pode causar ressecamento nos fios se utilizado em alta concentração.

Todos estes abaixo engrossam o produto e não são sal de cozinha, e não causam ressecamento:
  • Hidroxietil cellulose,
  • PEG -120,
  • PEG –150.
OBS: nenhum Shampoo KPRO possui Cloreto de sódio na sua formulação.

Ok. E o tal dos sulfatos, qual a nova do mercado?

Detergentes : Existem vários tipos de detergentes: Lauril sulfato de sódio, Lauril sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de sódio, lauril eter sulfato de amônio, Lauril éter Sulfoccinato (caro, muito utilizado em formulações infantis) e sarcosinatos (muito utilizado em formulações infantis), todos estes são os responsáveis pela espuma.


As empresas haircare ainda utilizam em suas formulações o lauril éter sulfato de sódio, na maioria das linhas você encontra uma ou mais opções de shampoo sem sulfato, para indicações específicas como: proteção da cor ou fios sensibilizados.


Há quase 10 anos a indústria vem suavizando as formulações dos shampoos, e a grande evolução seria os  SULFATE FREE (sem sulfato), onde trocamos os detergentes por similares sem sulfatos.

Entendi.
  • As empresas estão pegando leve com cloreto de sódio por ter outras opções;
  • E os sulfatos dos shampoos, responsáveis pela espuma, podem ser trocados por detergentes similares e mais brandos.
  • Ficou Claro que existem opiniões controversas sobre a agressão causada pelo sal , acreditasse que ela somente ocorra em altas concentrações.
Perfeito. Dúvidas esclarecidas.


Leia Com Atenção:

Vale lembrar que shampoo infantil não é o apropriado ao nosso cabelo, possuem pH alcalino (pH da lágrima) portanto extremamente agressivo para cabelos adultos e processados quimicamente.

A própria química que responde hoje essas dúvidas já falou no blog sobre shampoo específico para cada tipo de cabelo, leia aqui:
Beijos

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana